Saúde
Sinais de depressão |
Baleia Azul e as reais
causas do suicídio
Segundo relatos, a ideia do jogo, que tem os adolescentes como alvo principal, é lançar 50 desafios aos participantes via mensagens de WhatsApp - muitos deles requereriam automutilação e incentivariam os jovens a se colocar em situação de perigo. O último seria tirar a própria vida.
"A depressão e os transtornos mentais reagem a determinados gatilhos,
que podem vir de uma série, de uma conversa, de uma palestra, de um
jogo. O que eu acho importante é entender que o jogo em si é
consequência, não é causa. Não acho que uma pessoa saudável mentalmente
se mate por diversão. Isso é a consequência, e temos que tratar a
causa"
afirma o youtuber Felipe Neto
"De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), quase 100% dos suicídios são consequência de doença mental (doença psicológica). Então não é fraqueza, não é egoísmo, não é covardia. Os números não mentem."
Segundo os dados mais recentes da OMS, o Brasil é o país que mais registra casos de depressão na América Latina e, considerando todo o continente, fica atrás apenas dos Estados Unidos.
Cerca de 5,8% da população brasileira tem diagnóstico de depressão e, os casos podem ser muito mais numerosos se forem consideradas as pessoas que ainda não buscaram ajuda médica.
"o Brasil é o oitavo país do mundo onde se cometem mais suicídios".
"Acho que já está mais do que estabelecido com esses dados que a
depressão é uma das doenças mais perigosas da atualidade. E é preciso
ter uma estratégia de combate ao suicídio e à depressão, com
envolvimento do governo, da mídia, da sociedade", pontuou.
Quanto mais as pessoas se calam e se isolam quanto a um problema sério como a depressão, maior se torna o risco de a doença ter consequências mais graves, como o suicídio, conforme alerta a Associação Brasileira de Psiquiatria.
Para a coordenadora da comissão de estudo e prevenção de suicídio da entidade, Alexandrina Meleiro, é preciso aproveitar o fato de os relatos do jogo Baleia Azul e o lançamento da série da Netflix 13 Reasons Why, que também trata de suicídio, terem trazido o tema à tona para combater os preconceitos e os tabus atrelados a ele.
"Eu
acho bom que esse seja o assunto da moda no momento, porque (a
abordagem de) um assunto tão cheio de tabu, de preconceito e de estigma
traz à tona a importância de a gente olhar para os jovens que estão sob
risco, para que a gente possa reverter a situação e fazer a prevenção",
diz o youtuber Felipe Neto à BBC Brasil.
A depressão é uma doença que gera sintomas como choro fácil, falta de energia e alterações no peso por exemplo, podendo ser difícil de ser identificada pelo paciente, porque os sintomas podem estar presentes noutras doenças ou serem apenas sinais de tristeza sem se tratar de uma doença com necessidade de tratamento específico.
Porém, a depressão provoca sintomas que estão presente por mais de 2 semanas e é uma doença que no caso de não se fazer tratamento vai piorando, podendo em casos graves, levar ao suicídio.
Os 7 principais sinais que podem indicar depressão incluem:
- Tristeza (Tristeza excessiva);
- Cansaço (Falta de energia);
- Irritabilidade (Irritabilidade fácil ou apatia);
- Aperto no peito (Mal-estar geral, principalmente aperto no tórax);
- Alterações no peso (Alterações no apetite, que pode levar ao aumento ou perda de apetite);
- Alterações no sono (Alterações do sono, como insônia ou muito sono);
- Perda de interesse por atividades que eram interessantes
Geralmente, estes sinais de depressão surgem durante períodos de grandes alterações na vida dos indivíduos, como adolescência, gravidez ou perda de alguém próximo. Se está emagrecendo sem querer,
Sintomas físicos de depressão
Geralmente, os sintomas físicos de depressão incluem
- choro constante, exagerado para a causa,
- dor de cabeça constante, que surge logo no inicio do dia,
- dores em todo o corpo mesmo depois de descansar,
- prisão de ventre,
- aperto no peito, que causa a sensação de bolo na garganta e
- falta de ar.
Além disso, pode ocorrer fraqueza, principalmente nas pernas, diminuição da líbido, aumento da vontade de comer, que pode levar ao aumento de peso ou perda de peso. Também pode ocorrer alterações nos padrões de sono, podendo levar a mais sonolência ou dificuldade em dormir, o que potencia a irritabilidade.
Sintomas psicológicos da depressão
Os principais sintomas psicológicos da depressão incluem
- baixa auto-estima, manifestada por sentimentos de inutilidade, de culta e incapacidade de realizar as tarefas do dia-a-dia.
- tristeza profunda pode causar dificuldade de concentração e tomar decisões, o que prejudica o trabalho e a aprendizagem na escola.
Estes sintomas podem ser difíceis de identificar e, por isso, o indivíduo deve consultar um psicólogo ou psiquiatra para avaliar a situação e iniciar o tratamento adequado, que muitas vezes recorre ao uso de antidepressivos.
Diferença entre o cérebro normal e com depressão
Através de uma tomografia computadorizada que é um exame recomendado pelo psiquiatra é possível observar que o cérebro de uma pessoa com depressão apresenta menor atividade.
Porém, a atividade cerebral pode ser melhorada com alimentação indicada pelo nutricionista, terapia psicológica, com a prática regular de exercício físico
Confira também:
Baleia-azul-o-jogo-suicida
Fonte:
Tua saúde
BBC Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário