Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



13/02/2017

As distribuições Linux (Interface gráfica)





As distribuições Linux


Linux é um termo comumente utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizam o kernel Linux. O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença (GPL). A Free Software Foundation e seus colaboradores usam o nome GNU/Linux para descrever o sistema operacional, o que tem gerado controvérsias. 

O núcleo Linux (Linux Kernel) forma a estrutura base do sistema operacional GNU/Linux, que é um sistema operacional tipo unix (kernel). O núcleo Linux é um dos exemplos mais proeminentes de software livre, pois pode prover alicerce para o desenvolvimento e execução de outros softwares livres.
O núcleo Linux é distribuído sob a licença GNU General Public License (GPLv2), sendo desenvolvido por colaboradores em todo o mundo. O desenvolvimento ocorre a partir da lista de e-mail do núcleo Linux (Linux kernel mailing list).

GNU é um sistema operacional tipo Unix cujo objetivo desde sua concepção é oferecer um sistema operacional completo e totalmente composto por software livre - isto é, que respeita a liberdade dos usuários. Foi iniciado por Richard Stallman, em 1984, e sua filosofia e Licença Pública Geral (do inglês, General Public License (GPL)) formam o foco original da Free Software Foundation.


GNU/Linux é um sistema operacional unix-like baseado no GNU e no kernel Linux. Por ser o sistema Linux mais tradicional, existe controvérsia quanto a sua nomenclatura, é comum usar o nome Linux para se referir aos sistemas GNU/Linux, embora Linux seja um termo mais amplo, que também abrange a outros sistemas como Android, LG webOS, sistemas Linux embutido entre outros.

Atualmente uma vasta gama de software integram oficialmente o sistema GNU, dentre eles:

Apoiado por pacotes igualmente estáveis e cada vez mais versáteis de softwares livres para escritório (LibreOffice, por exemplo) ou de uso geral (Projeto GNU) e por programas para micro e pequenas empresas que na maioria dos casos em nada ficam a dever aos seus concorrentes proprietários, e interfaces gráficas cada vez mais amigáveis como

1- o KDE
KDE é uma comunidade internacional de software livre produzindo um conjunto de aplicativos multiplataforma projetados para funcionar em conjunto com sistemas GNU/Linux, FreeBSD, Solaris Microsoft Windows, e Apple Mac OS X.  Ela é mais conhecida pela sua área de trabalho Plasma, um ambiente de trabalho fornecido como o ambiente padrão em muitas distribuições LInux, como:
  1. OpenSUSE
  2. Mandriva Linux
  3. Kubuntu,  
  4. Sabayon e  
  5. Chakra GNU/Linux

O objetivo da comunidade KDE é tanto providenciar um ambiente que ofereça os aplicativos e funcionalidades básicas para as necessidades diária quanto permitir que os desenvolvedores tenham todas as ferramentas e documentação necessárias para simplificar o desenvolvimento de aplicativos para a plataforma. A política adotada tem se mostrado eficaz, posto que muitos projetos de sucesso, como o reprodutor de música Amarok, a suíte Calligra, o browser Rekonq e o gravador K3B são desenvolvidos idealizando uma perfeita integração com o KDE.

2- o GNOME
GNOME (acrônimo para GNU Network Object Model Environment) é um projeto de software livre abrangendo o Ambiente de Trabalho GNOME, para os usuários, e a Plataforma de Desenvolvimento GNOME, para os desenvolvedores. O projeto dá ênfase especial a usabilidade, acessibilidade e internacionalização

O desenvolvimento do GNOME é supervisionado pela Fundação GNOME, que representa oficialmente o projeto junto a empresas, organizações e a sociedade como um todo. O projeto conta ainda com uma série de equipes com missões específicas, inclusive com uma equipe de engenharia de lançamentos, responsável pelo característico calendário de lançamentos semestrais.

o núcleo Linux, conhecido por sua estabilidade e robustez, tem gradualmente caído no domínio popular, encontrando-se cada vez mais presente nos computadores de uso pessoal atuais. Mas já há muito que o Linux se destaca como o núcleo preferido em servidores de grande porte, encontrando-se quase sempre presente nos mainframes de grandes empresas e até mesmo no computador mais rápido do mundo, o Tianhe-2, chinês (lista TOP500)

Confira também:
Linux e suas distros

Fonte:
Wikipedia
GNU
kde - comunidade
PCworld
Gnome
Linux netbook


Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec