Digitar andando |
Cuidado, digitar andando é mais perigoso do que você pensa
Digital: digitar e dirigir não combinam. É uma equação tão perigosa quanto dirigir bêbado. Agora, e nas calçadas ou atravessando as ruas? Acredite, o perigo se repete.
Nos Estados Unidos, um estudo da Universidade de Washington constatou que um em cada três pedestres se distrai na hora de atravessar a rua porque está mexendo no celular. E, digitar é a atividade mais arriscada na hora de cruzar uma via. Na análise, as pessoas que digitavam demoravam quase 20% mais tempo do que a média para fazer a travessia; pior, foram até quatro vezes mais propensas a ignorar os semáforos, atravessar em lugar errado ou deixar de olhar para os dois lados.
Foram poucos minutos conversando pra se distrair no smartphone e, depois de alguns esbarrões. Seria ainda mais engraçado se não fosse trágico. Pouco tempo atrás, em uma trilha em Belo Horizonte, a distração com o celular por pouco não lhe rendeu um belo par de muletas...
Existe um monte de Vinicius por aí. No YouTube encontramos uma coleção de desastres de gente distraída com o celular. Um outro estudo, este da Universidade de Queensland, na Austrália, diz que enviar mensagens enquanto se está caminhando pode até afetar o equilíbrio do corpo e, obviamente, multiplicar a chance de algum acidente.
Para quem ainda está rindo, saiba que o negócio está ficando sério. Em Nova Jersey, nos Estados Unidos, andar e digitar pode se tornar crime muito em breve. Isso mesmo: crime, com multa de até 50 dólares e até 15 dias de prisão, se a proposta de lei de uma congressista for aprovada. Pode parecer exagero, mas...
Fonte:
Dailymail
The guardian
State of NJ - judiciary
Olhar digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário