Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



07/12/2015

WiFi, sinal lento


Sinal WiFi


Sinal lento de Wi-Fi? 
A culpa pode ser das luzes de Natal


ATENÇÃO: 

Pesquisa da Ofcom (orgão regulador da Inglaterra)
Pinheiro de Natal (ou árvore de Natal) com luzes deve ficar no mínimo a três metros de distância do roteador. Caso contrário, sinal pode ser afetado, tornando-se fraco.

Dezembro é um mês bastante festivo. Muitos preparativos para o Natal e a tradicional virada de ano. As casas costumam ficar enfeitadas com pinheiros, guirlandas e claro, as famosas luzes coloridas ou mesmo que piscam. Porém, o que poucos sabem é que tais luzes natalinas podem prejudicar a velocidade do Wi-Fi.  O estudo foi realizado após perceber que o Natal é a época do ano com maior instabilidade nas redes Wi-Fi. A conclusão chegou através de uma pesquisa realizada pela reguladora britânica Ofcom, que analisou as redes no Reino Unido e constatou que os apetrechos natalinos acabam atrapalhando o sinal da rede, em função do uso da energia elétrica.
De acordo com a empresa, isso acontece por que o aparelho responsável por distribuir a rede recebe dados através da linha telefônica antes de serem convertidos em sinais de rádio. Tais sinais viajam através de linhas retas, o que pode haver alguma interferência caso esbarrem em algum outro dispositivo que emita menos ondas. Por isso, a recomendação é que a árvore de Natal, ou mesmo outros objetos decorativos que usem luzes fiquem o mais longe possível do roteador (no mínimo 3 metros de distância).

A empresa cita que outros aparelhos que estão ligados a energia elétrica também podem influenciar no sinal de Wi-Fi, como a televisão, geladeira e até o ar-condicionado, que costuma ser bastante usado nos dias quentes. Claro que não podemos culpar unicamente os aparelhos que estão ligados a luz, ou mesmo as luzes de Natal, pela lentidão da internet, outros problemas podem afetar o sinal.

Saiba mais:
Sinal WiFi 






Equipamentos da casa podem afetar Wi-Fi; saiba o que fazer
Por acaso você notou uma piora na sua internet sem fio depois de ter montado a árvore de natal? Se sim, saiba que não foi por acaso: segundo uma instituição de telecomunicações do Reino Unido, as luzinhas de natal podem interferir no sinal WiFi da sua casa.

O pior é que elas não são as únicas vilãs dessa história. Vários outros equipamentos da sua casa, como telefones sem fio, podem provocar essa mesma e dificultar a conexão com a rede, até mesmo o micro-ondas pode provocar inferindo no sinal, tornando-os lento.

O motivo dessa interferência é a frequência: boa parte dos roteadores Wi-Fi do mercado opera na frequência de dois vírgula quatro giga-hertz (F=2,4 GHz). As luzes de natal e os fornos de micro-ondas também trabalham nessa mesma frequência, o que faz com que as ondas se trombem umas com as outras, (em consequência, inferência no sinal).

Outro fator que pode atrapalhar a transmissão do sinal é a sobreposição de canais. Em locais com muitas redes sem fio (caso em prédio), o acúmulo de redes funcionando no mesmo canal pode piorar a conexão de todos. Se você mora em prédio, fique atento: esse pode ser o motivo da sua rede não estar funcionando tão bem.

Antes de pensar em passar cabos para todos os lados, saiba que dá pra resolver esse problema. Além de mudar a posição do roteador, também é possível configurar o aparelho para operar em outro canal, para evitar a sobreposição.
Dica valiosa: os roteadores vêm de fábrica regulados para um canal específico.

Entre na página de configuração do seu e escolha outro canal qualquer. Como a maior parte não faz isso, você tem boas chances de escapar do congestionamento. Também é possível expandir o alcance da sua rede usando aparelhos como repetidores de sinal e adaptadores Power Line – que usam a rede elétrica da sua casa para transmitir dados.

Outra solução é procurar um roteador que opere na frequência de cinco giga-hertz (F=5 GHz). Como as luzinhas, os telefones sem fio e o micro-ondas funcionam em dois virgula 4 giga-hertz, mudar a frequência do roteador elimina esse problema. Além disso, essa frequência tem mais canais, o que torna mais difícil ocorrer sobreposição.




 
Fonte:
Dailymail
The Guardian
Oficina da net
Tecmundo
Arstechnica
Ti redes

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec