Pac-man |
Pac-Man (conhecido em japonês com o nome de Puckman ou パックマン) é um jogo eletrônico criado pela Tohru Iwatani para a empresa Namco, e sendo distribuído para o mercado estadunidense pela Midway Games. Produzido originalmente para Arcade no início dos anos 1980, tornou-se um dos jogos mais populares no momento, tendo versões para diversos consoles e continuações para tantos outros, inclusive na atualidade. A mecânica do jogo é simples: o jogador era uma cabeça redonda com uma boca que se abre e fecha, posicionado em um labirinto simples repleto de pastilhas e 4 fantasmas que o perseguiam. O objetivo era comer todas as pastilhas sem ser alcançado pelos fantasmas, em ritmo progressivo de dificuldade.
O jogo original rendeu muitas versões ainda para o Atari 2600 (como "Mrs. Pacman", e "Pacman Jr.", além de outros não relacionados mas que seguiam o mesmo estilo), e posteriormente para diversos outros consoles e para o computador. Atualmente existem versões em 3 dimensões, outras em estilo "adventure", sempre remontando ao personagem redondo e faminto do jogo original e seus perseguidores fantasmas.
Pac-Man faz 35 anos; relembre os melhores jogos do personagem comilão
Pac-Man (1980 – Fliperama)
O clássico game lançado para fliperamas foi criado pela Namco. Responsável por uma febre que marcou os anos 80, o título trouxe um público inédito para os fliperamas. Pac-Man apresentava uma criaturinha amarela que percorria um labirinto enquanto fugia de fantasmas. Além disso, o título introduziu conceitos que, hoje, parecem óbvios: as pastilhas de poder foram o primeiro “Power-Up” na história dos videogames, e os fantasmas, a primeira forma de inteligência artificial avançada.
Ms. Pac-Man (Ms. Pac-Man para iPhone)
(1981 – Fliperama)
Com o sucesso estrondoso de Pac-Man, a produtora Midway que publicava o game nos Estados Unidos ficou ansiosa por uma sequência. Porém, a Namco não tinha nada em desenvolvimento. Várias empresas começaram a copiar Pac-Man. Por conta disso, a Midway resolveu comprar um deles, chamado Crazy Otto, e editá-lo para transformar no que hoje conhecemos como Ms. Pac-Man. O game foi criado sem a autorização da Namco.
Pac-Land (1984 – Fliperama)
A verdadeira sequência de Pac-Man foi lançada quatro anos depois: Pac-Land. No entanto, enquanto o primeiro Pac-Man era um jogo focado em caçar pílulas em um labirinto, Pac-Land era um game de plataforma com visão lateral, muito diferente do original. Essa mudança acabou não gerando tanto sucesso quanto o original.
Pac-Man 2: The New Adventures (1994 – Super Nintendo, Mega Drive)
Apesar de estrelar vários jogos menores, demorou mais uns 10 anos para Pac-Man receber uma nova grande aventura. Porém, se Pac-Land já era distante do original, The New Adventures consegue ir além, trazendo um jogo de apontar e clicar.
No controle de um estilingue que funciona como mouse, você tenta guiar Pac-Man para pontos de interesse, sem controlá-lo diretamente, observando as divertidas reações baseadas em um desenho animado do personagem na época.
Pac-Man World (1999 – PlayStation)
Para comemorar os 20 anos do personagem, a Namco Bandai criou Pac-Man World, um jogo para o PlayStation que introduzia o mascote no mundo dos jogos em 3D. Talvez o que ninguém esperasse é que o game fosse tão bom e se tornasse um grande favorito do público na época.
Pac-Man Vs. (2003 – GameCube)
Após o sucesso de Pac-Man World, a Namco preparou uma sequência para o jogo no PlayStation 2, GameCube e Xbox. Porém, o que chamava a atenção era um minigame exclusivo para o console da Nintendo que acompanhava o título. Pac-Man Vs. usava um GameBoy Advance conectado ao videogame para criar uma experiência multiplayer onde um jogador controlava Pac-Man no portátil, com acesso a todo o mapa, enquanto outros três assumiam o papel dos fantasmas, com visão limitada.
Pac-Pix (2005 – Nintendo DS)
Com o anúncio do inovador Nintendo DS, Pac-Man resolveu se arriscar em novos formatos. Pac-Pix era um jogo em que você usava a tela de toque do portátil da Nintendo para desenhar o próprio Pac-Man, que saía pela fase devorando fantasmas. O game conseguiu pensar em várias mecânicas divertidas para se manter interessante, criando um dos conceitos mais originais para o Nintendo DS na época.
Pac ‘n Roll (2005 – Nintendo DS)
O segundo game de Pac-Man a tentar algo novo no Nintendo DS foi Pac ‘n Roll. Nele, o jogador rolava o mascote com a caneta pela tela de toque e tentava explorar fases em 3D como se fosse um jogo de plataforma. Pac-Man tinha ainda alguns Power-Ups extras que o permitiam acessar certas áreas, como um chapéu que o deixava mais leve.
Pac-Man Championship Edition DX (2010 – Xbox 360, PlayStation 3 e PC)
Lançado originalmente em 2007, exclusivamente para o Xbox 360, esse foi o último jogo de Toru Iwatani, criador de Pac-Man, antes de se aposentar. Adequadamente, ele é uma espécie de (versão turbinada) do clássico de 1980, com jogabilidade frenética, efeitos visuais psicodélicos e novas fases.
Pac-Man and the Ghostly Adventures (2014 – Xbox 360, PlayStation 3, Nintendo Wii U, Nintendo 3DS)
A mais recente série de jogos de Pac-Man não é realmente de alta qualidade e não se compara com os clássicos Pac-Man World. Apesar disso, ela faz o difícil trabalho de apresentar o personagem para uma nova geração. O título é baseado na nova animação em 3D, Pac-Man e as Aventuras Fantasmagóricas e, por isso, é voltado para um público mais jovem.
Pac-Man completa 35 anos. Relembre a história do clássico dos videogames
Jogo foi responsável por uma febre cultural nos anos 1980 e é um dos títulos mais influentes de todos os tempos
Há exatos 35 anos, chegava aos fliperamas, no Japão, aquilo que
viria a ser considerado um dos maiores clássicos dos videogames:
Pac-Man (Muito conhecido também no Brasil pelo apelido de Come-come), o
revolucionário jogo de arcade foi lançado em 22 de maio de 1980 e
apresentou uma série de inovações no mercado.
Pac-Man
foi criado por Toru Iwatani, um jovem desenvolvedor da Namco. O título
levou aproximadamente um ano para ser completado. Um dos objetivos
principais de Iwatani era criar um jogo que tivesse mais apelo para o
público feminino, pois haviam poucas meninas interessadas em fliperamas,
na opinião dele. Ao longo de 1979, então, ele trabalhou com uma equipe
de nove pessoas na empresa para criar o que viria a ser o lendário
personagem amarelado.
O conceito visual de
Pac-Man foi criado por Iwatani com base no símbolo japonês que significa
"boca". O desenvolvedor resolveu arredondá-lo, pintá-lo de amarelo e
teve a ideia para o boneco de boca aberta. Por anos, Iwatani disse, em
entrevistas, que o design havia sido inspirado por uma pizza da qual ele
já havia comido dois pedaços, mas depois admitiu que a história era uma
"meia-verdade".
Alguns meses depois do
lançamento do jogo no Japão, Pac-Man chegou aos Estados Unidos em
outubro de 1980. E foi em terras americanas que o game chamou a atenção
do mundo inteiro, para, em seguida, transformar-se em um fenômeno da
cultura pop.
Todo o conceito de Pac-Man era
diferente dos outros jogos que faziam sucesso nos fliperamas na época,
como Space Invaders e Asteroids, em que jogadores deviam atirar em
alienígenas ou asteroides. Pac-Man, por outro lado, apresentou mecânicas
originais e inventivas, como a introdução de labirintos, o uso de
inimigos que perseguem o protagonista e itens que aumentam os poderes do
herói.
Em pouco tempo, Pac-Man tornou-se um fenômeno. Logo surgiram
campeonatos para premiar os melhores jogadores do game, com algumas
competições transmitidas até mesmo na televisão.
Com
tantos fãs, jornais e revistas começaram a se interessar mais por
relatar a “febre do Pac-Man”. Por isso, especialistas consideram que
Pac-Man também foi responsável por trazer o mundo dos videogames pela
primeira vez com sucesso para a atenção dos grandes veículos de mídia.
O
sucesso de Pac-Man foi tão grande que, após a primeira década de
existência do game, ele já havia arrecadado US$ 1 bilhão nas máquinas de
fliperama nos Estados Unidos. Até o fim dos anos 1990, o valor subiu
para US$ 2,5 bilhão. Hoje, de acordo com o GiantBomb, Pac-Man já passou a
marca de US$ 12,8 bilhões, o que o torna o segundo videogame mais
rentável de todos os tempos, perdendo apenas para Space Invaders (US$
13,93 bilhões).
Desde o lançamento do primeiro
Pac-Man (1980), a série desenvolveu-se e rendeu mais de 30 continuações para
uma variedade de plataformas. Curiosamente, a aparição mais recente do
personagem não foi em um game próprio, mas sim no extremamente popular
título de batalha Super Smash Bros, da Nintendo.
A
mais nova grande homenagem a Pac-Man, porém, não é nos videogames, mas
nas telas de cinema, com a estreia de Pixels (Lançamento: 25/07/2015), novo filme estrelado por
Adam Sandler. No longa-metragem, Pac-Man aparece como uma ameaça de uma
invasão alienígena e contracena com o próprio Toru Iwatani, criador do
personagem.
Confira também:
Confira abaixo uma lista com algumas curiosidades sobre Pac-Man:
1
- O Pac-Man original, lançado em 1980, foi um dos 14 games selecionados pelo Museu de Arte Moderna de Nova York para compor a coleção
permanente de jogos do local.
2 - Os quatro
fantasmas que perseguem Pac-Man têm apelidos oficiais: Blinky
(vermelho), Pinky (rosa), Inky (azul) e...Clyde (laranja).
3
- Em Pac-Man, os fantasmas são programados para se espalharem por um
tempo determinado para, em seguida, entrarem em modo de perseguição.
Essa ideia foi implementada por Iwatani porque ele achava que o jogo
seria estressante demais caso os inimigos seguissem Pac-Man o tempo
inteiro.
4 - Uma das empresas que mais demonstrou apreço pelo icônico
personagem amarelo foi o Google. No aniversário de 30 anos de Pac-Man, o
doodle do site de buscas era uma versão jogável do game, aplicado à
logo do Google. Além disso, este ano, o Google Maps permitiu durante
dois dias que usuários jogassem Pac-Man, utilizando as ruas do mundo
real como as pistas do labirinto.
5 - Pac-Man
foi o primeiro mascote original dos videogames. Além disso, a série foi a
primeira a conseguir um enorme sucesso na venda de produtos de
merchandising, como mochilas, bonecos, camisetas, etc.
Fonte:
Wikipedia
Techtudo
Museu arcade
Adorocinema
Pernambuco.com
MOMA
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