Golpes da internet
Como evitar
A internet vive um momento onde qualquer descuido pode ser fatal, a segurança de seus dados está em jogo. Muitos dos golpes (cartilha para de segurança para a internet) aplicados na Internet podem ser considerados crimes contra o patrimônio, tipificados como estelionato. Dessa forma, o golpista pode ser considerado um estelionatário.
Não se pode garantir que estará 100% seguro, afinal na internet ninguém pode garantir isto, como foi o caso da Invasão do site da NASA por hacker
O BitDefender nos dá algumas dicas para se proteger de ameaças virtuais. Como identificar ameaças virtuais e se protegê-las.
Como se prevenir de golpes virtuais
“Estar atento e pesquisar bastante antes de adquirir algo pela web.
Comprar por sites conhecidos e bem avaliados. Pesquisar também em sites
de reclamação de serviços na web. Procurar acessar sites diretamente e
não através de ofertas vindas por e-mail, exceto aquelas referentes a
sites em que houve um cadastro prévio e que o usuário já tenha
confiança.”
Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (Rio Grande do Sul)
Delegado de
Polícia Emerson Wendt,
Principais golpes
- Boleto de registro de domínio
- Faturas de registro de marcas
Estas faturas, também são com pagamentos facultativos, portanto, saiba que sempre que uma fatura for facultativa, quer dizer que você não tem obrigação de pagá-la.
Lembre-se de que as empresas registradoras de marcas sérias não ligam impondo o registro. Você pode procurar uma destas companhias para fazer a sua marca, mas não conte com as que tentam lhe enfiar goela abaixo.
- Falsos emails de instituições financeiras
Bancos jamais vão fazer atualização de dados enviando um e-mail ou pedindo por telefone.
Estes correios eletrônicos, devem ser imediatamente removidos de sua conta, assim seu provedor entende que você não gosta de receber estes e-mails e futuramente joga-os diretamente na caixa de spam, evitando assim esta bizarrice.
- Oportunidades de emprego falsas (ATENTO A ESSE TIPO DE GOLPE)
Assim como os golpes econômicos estão os golpes que prometem emprego online, com vagas de trabalho a partir de casa. No golpe de trabalhar em casa, as vítimas são atraídas por conta de uma variedade de oportunidades. Esses sites podem ser tão convincentes que as vítimas frequentemente são levadas a descontar cheques e ordens de pagamento enviados pelo correio, para depois reenviar uma parte do dinheiro por meio de seus cheques pessoais, dinheiro e ordens de pagamento para uma terceira parte, agindo como laranjas. As vítimas são levadas a fornecer ao fraudador suas informações pessoais, com a promessa de salários-hora acima da média ou do pagamento de centenas de dólares por semana. Para algumas vítimas, o golpista chega a prometer o envio do hardware e do software necessários para efetuar o "trabalho".
Não existe, em hipótese nenhuma, dinheiro fácil e sequer emprego dos sonhos na internet.
- Furto de identidade (Talvez um dos golpes mais comuns que existe na atualidade)
Quanto mais informações você disponibiliza sobre a sua vida e rotina, mais fácil se torna para um golpista furtar a sua identidade, pois mais dados ele tem disponíveis e mais convincente ele pode ser.
- Sites maliciosos (Como saber se um site é seguro para navegar?)
- Romances pela internet
O que é Scam?.
Como é possível identificar um possível golpe virtual?
“Através de ofertas com valores bem abaixo do mercado, geralmente
mais de 20% abaixo do valor normal de mercado. Outra dica é ficar atento
aos sites que não tem ou que tem uma política e termos de uso bastante
restrita, além de o site possuir apenas atendimento online (via web) e
não por telefone. Cuidado com as supostas avaliações de "ótima compra"
em sites de comparação de preços, pois podem ser "qualificações" feitas
por outros autores de golpes, auxiliando o criminoso.”
Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (Rio Grande do Sul)
Delegado Emerson Wendt,
Vítima de golpe, O que fazer?
A sugestão que é passada por autoridades, até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a vítima possa, municiada de todas informações possíveis, dirigir-se até a Delegacia de Polícia mais próxima e efetuar o registro de ocorrência. A FEBRABAN estabelece orientação às instituições bancárias para que “sugiram” aos clientes o registro do fato, no entanto não estabelecem “a obrigatoriedade”, o que acaba ocasionando uma sub-notificação dessa espécie delitiva, ou seja, uma baixa comunicação desses fatos à polícia.
O Delegado Emerson Wendt também respondeu esta pergunta:
Guardar e imprimir todos os dados para levar ao fazer um registro de ocorrência. Também, além de procurar a Polícia Civil para um registro, procurar um advogado para tentar reaver os valores. A polícia não trabalha para restituir valores, mas sim para investigar o crime.
Leia mais sobre o que fazer em nesta matéria completa escrita pelo Emerson, como proceder em caso de vítima de crime virtual.
Leia mais
Fonte:
Bitdefender
Oficina da Net
Canaltech
Nenhum comentário:
Postar um comentário