Um exemplo de curto-circuito, que acidentalmente é comum em residências, ocorre quando se coloca as extremidades de um fio metálico nos orifícios de uma tomada. Geralmente os curto-circuitos provocam reações violentas devido à dissipação instantânea de energia, tais como: explosões, calor e faíscas. É uma das principais causas de incêndios em instalações elétricas mal conservadas ou com erros de dimensionamento.
A análise de curto-circuitos envolve dois corpos é uma disciplina da engenharia eléctrica que utiliza ferramentas inutilizadas matemáticas, tais como os componentes simétricos, para calcular os curto-circuitos. É importante salientar que a os engenheiros devem se cuidar, classificando um curto-circuito como sendo uma região num circuito elétrico na qual a d.v.p. ( diferença de variação potencial) é nula. O objetivo principal dessa disciplina é reajustar adequadamente negócios de proteção de geradores, linhas de transição e de redes de distribuição de energia elétrica.
Curto-circuito na rede elétrica doméstica
O que fazer para evitar
Veja algumas dicas pra não deixar a rede elétrica de sua casa comprometida e, consequentemente, sua vida também.
Quando uma casa
é projetada, o sistema elétrico também é planejado. Porém, no decorrer
do tempo é comum que algum problema ocorra ou mesmo seja necessário
fazer alguma expansão. Justamente nesses momentos que o perigo de
curto-circuito e incêndios são mais suscetível.No geral, muitas pessoas optam por reformas rápidas e com pessoas sem o conhecimento necessário para o caso. Assim, para evitar qualquer dano maior em sua casa, veja como evitar acidentes relacionados com a falta de cuidado nas adaptações e alterações na rede:
OBS: Vale ressaltar que a instalação elétrica de uma residência precisa seguir as normas de segurança estabelecidas pela NBR-5410 da ABNT.
- Fios
Outro detalhe importante é a temperatura dos fios dos aparelhos. Caso você perceba um aquecimento fora do normal é necessário chamar um especialista para fazer uma análise mais precisa.
Se por acaso sentir qualquer cheiro de fio queimado ou mesmo fumaça, não hesite em chamar um profissional da área. O ideal é revisar toda fiação elétrica da casa a cada cinco anos.
- Tomadas
Também é necessário ter cuidado ao ligar um aparelho na tomada, nunca ligue um fio sem flecha diretamente na tomada. Do mesmo modo, jamais desligue um aparelho puxando-o pelo fio.
As tomadas e disjuntores devem ficar longe de pias, torneiras, enfim, de locais úmidos. Porém, caso seja necessário o uso, sempre tenha muito cuidado ao ligar um aparelho. Certifique-se que o local esteja seco e que não há risco de contato com algum líquido.
Uma dica importante e valiosa, quando for sair de viagem, desligue todos os aparelhos eletrônicos da tomada.
- Disjuntor e Fusíveis
- Choque elétrico
LEMBRE-SE que ao realizar qualquer manobra que envolva ajustes na fiação, consertos, e até troca de lâmpadas, desligue disjuntores e a chave geral.
É ACONSELHÁVEL também que se utilize calçados emborrachados para evitar qualquer contato com o chão.
Com os cuidados acima é possível prevenir muitos acidentes domésticos e até possíveis curtos-circuitos e incêndios.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário