Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



26/05/2014

Sistemas Operacionais


http://andrefilho-asf.blogspot.com.br/p/os-sistemas-operacionais.html



Sistemas Operacionais


Um sistema operativo ou sistema operacional (em inglês: Operating System - OS) ou ainda software de sistema é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em uma memória não-volátil ROM (Read Only Memory) chamado BIOS (Basic Input/Output System) num processo chamado "bootstrapping", conceito em inglês usado para designar processos auto-sustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa. Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitores, discos, etc), o BIOS procura pelo sistema operacional em alguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e a partir daí, o sistema operacional "toma" o controle da máquina. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.

Segundo alguns autores (Silberschatz et al, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999), existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:
  • visão top-down pela perspectiva do usuário ou programador: é uma abstração do hardware, fazendo o papel de intermediário entre o software (programas) e os componentes físicos do computador, o (hardware); ou
  • numa visão bottom-up, de baixo para cima: é um gerenciador de recursos, i.e., que controla quais aplicações (processos) podem ser executadas, quando devem ser executadas e quais recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados.
A sigla usual para designar esta classe de programas é SO (do português, Sistema Operacional ou Operativo) ou OS (do inglês Operating System).
Sistemas Operacionais 
qual é o melhor?


Os sistemas operacionais são os principais e os mais importantes softwares de qualquer máquina, eles são os primeiros programas a serem iniciados e são capazes de controlar praticamente todas as funções do seu micro, como programas, configurações e comunicação com dispositivos presentes no seu pc.

Existem no mercado os melhores sistemas operacionais: o tão conhecido Windows, fabricado pela multinacional estadunidense Microsoft. Ele controla cerca de 92% dos computadores do planeta e já está na sua versão 8.1 (14/05/2013 - versão mais atual).

Concorrendo com o Windows, temos o Mac OS o primeiro a apostar numa interface gráfica. Desenvolvido pela empresa tecnológica que leva o título de mais valiosa do mundo segundo a Forbes e por fabricar os desejados iPhone, a tão cobiçada Apple.


Logo em seguida, temos o Linuxsistema operacional livre e gratuito que pode ser modificado pelos usuários como bem entenderem (POR SER UM SISTEMA DE CÓDIGO ABERTO, Open Source, CUIDADOS À MODIFICAÇÃO DO MESMO)

Sua base foi criada pelo finlandês Linus Torvalds (18/12/1969), mas já existe diferentes versões do software, como o Ubuntu por ser o mais popular.

  • Segurança
O Sistema Operacional Ubuntu é sem dúvida o mais seguro entre os sistemas operacionais apresentados. A explicação é bem simples, como ele é o menos conhecido os cibercriminosos ou bandidos virtuais não se dão o trabalho de criar malwares, trojans e vírus.

O sistema da Apple, o Mac OS, leva o título do segundo software mais seguro, pois o seu núcleo é baseado no BSD (versão de UNIX) além do mais ele herda um sistema de permissões que garante uma maior proteção.

Já não dá para dizer a mesma coisa do Windows, são criados milhões de pragas todo ano. O fato é que por ele ser muito popular os criminosos preferem usá-lo para roubar seu dinheiro. Caso você use o Windows recomenda-se que utilize um software para combater esse tipo de praga virtuais, os chamados antivírus. Se você usa Windows, acesse este artigo com os melhores antivírus de 2014; e esse com os melhores anti-spyware do ano.

  • Melhor desempenho
Nesse campo os 3 sistemas selecionados tem um desempenho muito bom, porém, o Ubuntu é o mais rápido; (carregar rápido). Ele é tão leve que pode ser instalado em um pendrive. (Não ocupa muito espaço em disco) O único problema pode ser para achar os drivers, dependendo do seu computador essa tarefa pode ser difícil.

Em relação ao travamento de programas eles conseguem executá-los sem nenhum problema, (de difícil travamento) pelo menos em programas simples como o navegador de internet. Já no caso de programas e jogos mais pesados o travamento ocorre (por ser um sistema leve)

  • Aplicativos
Nesse tópico o Mac OS por ter desenvolvido sua loja de aplicativos a mais tempo é de longe a melhor opção disponível no mercado. A Apple disponibiliza a App Store, que bem diferente do Windows, contém milhões de apps para baixar e comprar para o sistema de forma simples e integrada. Pode-se adquirir programas das mais diversas áreas, como jogos, players de vídeo, dentre muitas outras.

Com o lançamento do Windows 8, a Microsoft criou para o software uma loja de apps. Porém, por ela ser nova existe poucas opções de programas disponíveis.

Já no caso do Ubuntu a Canonical, empresa responsável pelo sistema disponibiliza a Ubuntu Software Center. Por meio dele são possíveis instalar, remover e atualizar os pacotes de cada aplicação.

  • Usabilidade
O sistema operacional da Apple é super bonito, fácil de usar e muito rápido. Na tentativa de torna o sistema parecido com o dos smartphones e tablets, a empresa trouxe o Mission Control. Basicamente constitui em uma interface diferente do software, em que os aplicativos são transformados em ícones, da mesma forma que acontece com os tablets.

O Ubuntu também é muito bonito e cada vez está mais fácil de mexer. A última versão do sistema (versão 14.04) então, está mais amigável. Ele tem uma semelhança com o Windows ou o Mac OS. Ao invés da barra de tarefas do Windows, o Ubuntu criou uma barra lateral que concentra os principais aplicativos e pode ser alterada como você quiser. Chama a atenção, também, a velocidade desse software. É sem dúvida o mais rápido de todos.

Pra finalizar, o Windows 8 que está de cara nova. A interface é composta por ícones parecidos com os sistemas de tablets e smartphones, a ideia é a mesma do Mac OS. Mas no Windows a interface com os ícones é que é a padrão, já no Mac OS, para utilizá-la, você precisa ir para o Missio Control. O novo Windows também é muito rápido, mas muita gente que já está usando a novidade diz que não está gostando da nova interface que tentar se assemelhar com o mundo mobile, o motivo é que ela só é boa mesmo com telas sensíveis ao toque, ou seja para quem utiliza teclado e mouse nem tanto...

  • O preço
Outra vez o Ubuntu é o vencedor por ser gratuito, (é um Software livre) Você pode baixar Ubuntu. O mais caro é o Windows 8 que na sua versão simples custa cerca de 400 reais. Já o Mac para instalar o sistema você precisa comprar o Mac OS X Snow Leopard que sai por algo perto dos 50 reais e depois é só atualizar para a versão Mavericks que é gratuita.

Bom, essa é uma análise rápida dos sistemas operacionais, mas já serve para saber quem é o melhor dos 3 sistemas. Lembrando que cada pessoa tem o seu gosto e adaptação ideal para cada sistema operacional.


Fonte: 
Wikipedia 
Oficina da Net

24/05/2014

Curto circuito


http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/05/como-evitar-curto-circuito-na-rede-eletrica-domestica.html



Curto-circuito é a passagem de corrente elétrica acima do normal em um circuito devido à redução abrupta da impedância deste. Normalmente o curto-circuito provoca danos tanto no circuito elétrico em que ocorre como no elemento que causou a redução de impedância.

Um exemplo de curto-circuito, que acidentalmente é comum em residências, ocorre quando se coloca as extremidades de um fio metálico nos orifícios de uma tomada. Geralmente os curto-circuitos provocam reações violentas devido à dissipação instantânea de energia, tais como: explosões, calor e faíscas. É uma das principais causas de incêndios em instalações elétricas mal conservadas ou com erros de dimensionamento.

Curto-circuitos em sistemas elétricos de potência
A análise de curto-circuitos envolve dois corpos é uma disciplina da engenharia eléctrica que utiliza ferramentas inutilizadas matemáticas, tais como os componentes simétricos, para calcular os curto-circuitos. É importante salientar que a os engenheiros devem se cuidar, classificando um curto-circuito como sendo uma região num circuito elétrico na qual a d.v.p. ( diferença de variação potencial) é nula. O objetivo principal dessa disciplina é reajustar adequadamente negócios de proteção de geradores, linhas de transição e de redes de distribuição de energia elétrica.

Curto-circuito na rede elétrica doméstica 
O que fazer para evitar

Veja algumas dicas pra não deixar a rede elétrica de sua casa comprometida e, consequentemente, sua vida também.
Quando uma casa  é projetada, o sistema elétrico também é planejado. Porém, no decorrer do tempo é comum que algum problema ocorra ou mesmo seja necessário fazer alguma expansão. Justamente nesses momentos que o perigo de curto-circuito e incêndios são mais suscetível.

No geral, muitas pessoas optam por reformas rápidas e com pessoas sem o conhecimento necessário para o caso. Assim, para evitar qualquer dano maior em sua casa, veja como evitar acidentes relacionados com a falta de cuidado nas adaptações e alterações na rede:

OBS:  Vale ressaltar que a instalação elétrica de uma residência precisa seguir as normas de segurança estabelecidas pela NBR-5410 da ABNT.

  • Fios
Com o tempo os fios acabam se deteriorando também. Por isso, caso consiga ver algum fio amassado, corroído, ou qualquer alteração que não julgar saudável, saiba que está na hora de serem substituídos. Para isso, chame um especialista.
Outro detalhe importante é a temperatura dos fios dos aparelhos. Caso você perceba um aquecimento fora do normal é necessário chamar um especialista para fazer uma análise mais precisa.
Se por acaso sentir qualquer cheiro de fio queimado ou mesmo fumaça, não hesite em chamar um profissional da área. O ideal é revisar toda fiação elétrica da casa a cada cinco anos.

  • Tomadas
Com a grande demanda de aparelhos eletrônicos é normal que não haja tantas tomadas para eles em uma casa. Por isso, muitas pessoas optam pelo famoso "T", ou benjamim. Porém, saiba que ligar vários aparelhos em um só local pode causar curto-circuito e até um incêndio. Portanto, o melhor é usar um aparelho de cada vez na tomada. Uma boa opção para este tipo de situação é comprar uma régua com várias tomadas; elas nada mais são que uma extensão da tomada, só que a maioria contém também um fuzível - que tem a missão de desligar a tensão caso haja um pico de energia, evitando que os seus equipamentos se danifiquem.

Também é necessário ter cuidado ao ligar um aparelho na tomada, nunca ligue um fio sem flecha diretamente na tomada. Do mesmo modo, jamais desligue um aparelho puxando-o pelo fio.

As tomadas e disjuntores devem ficar longe de pias, torneiras, enfim, de locais úmidos. Porém, caso seja necessário o uso, sempre tenha muito cuidado ao ligar um aparelho. Certifique-se que o local esteja seco e que não há risco de contato com algum líquido.

Uma dica importante e valiosa, quando for sair de viagem, desligue todos os aparelhos eletrônicos da tomada.

  • Disjuntor e Fusíveis
O disjuntor é um dispositivo de proteção usado em circuito elétrico. Assim, quando o desarmamento de disjuntores ocorre com frequência na sua casa significa que a instalação elétrica está sobrecarregada. Nestes casos, chame um profissional para averiguar a situação. Outro sinal de sobrecarga na rede é a queima de fusíveis com frequência.

  • Choque elétrico
Sofrer choques não é normal. Assim, ao perceber que o registro do chuveiro elétrico ou mesmo a porta da geladeira está causando este problema, saiba que a rede elétrica da sua casa está com problemas. Neste caso, chame um profissional com urgência.

LEMBRE-SE que ao realizar qualquer manobra que envolva ajustes na fiação, consertos, e até troca de lâmpadas, desligue disjuntores e a chave geral.
É ACONSELHÁVEL também que se utilize calçados emborrachados para evitar qualquer contato com o chão.

Com os cuidados acima é possível prevenir muitos acidentes domésticos e até possíveis curtos-circuitos e incêndios.

Fonte: 

21/05/2014

Ctrl + Alt + Del

http://techandgamingbuzz.com/ctrl-alt-del-microsofts-biggest-mistake-ever/


Ctrl+Alt+Del


O Ctrl+Alt+Del é uma combinação especial de teclas na maioria dos sistemas operacionais e consiste no pressionamento sequencial (porém mantendo-se as teclas pressionadas): CTRL (ou Control), depois ALT (ou Alternative) e finalmente DEL (ou Delete).

A sequência de teclas ctrl+alt+del forma um comando presente em microcomputadores compatíveis IBM-PC desde a década de 1980. No Windows este comando abre uma janela que permite controlar os processos em atividade no momento e fechar o que está causando conflito ou instabilidade. Em alguns sistemas, ao ser pressionado duas vezes esta combinação de teclas o sistema é reiniciado.s
  • No Windows 95, 98 e ME mostra gerenciador de programas. Se Ctrl+Alt+Del for pressionado novamente, o computador é reiniciado;
  • No Windows 2000 mostra várias opções como: Efetuar logoff, trocar senha, gerenciador de tarefas e desligar computador;
  • No Windows XP abre o gerenciador de tarefas, se a tela de boas-vindas estiver ativada. Idem Windows 2000 se a tela de boas-vindas estiver desativada;
  • No Windows Vista e Windows 7 exibe várias opções no caso da versão Starter. Idem Windows XP nas outras versões.
  • No Linux a combinação renicia o computador quando este está fora de uma interface gráfica. Interfaces como o KDE têm combinações próprias e alteráveis.
Normalmente quando um aplicativo trava, a maioria dos usúarios recorre a combinação das teclas ctrl+alt+del para destravar (reiniciar) o computador.
Saiba mais sobre


Tecla Control (<CRTL>)
Em computação, a tecla Control é uma chave modificadora que, quando pressionada, em conjunto com uma outra chave, faz uma operação especial (por exemplo: Ctrl+Alt+Del); como a tecla Shift quando pressionada, a tecla Control raramente têm qualquer papel quando usada isoladamente. O botão de controle está localizada no canto inferior esquerdo da maioria dos teclados. Geralmente representado como Ctrl sobre teclados, mas às vezes são usados no lugar Control o Ctl, e podem ser representados como uma "seta para cima” (U+2303, ), que pode ser simulada como um acento circunflexo (^).

Tecla Delete (<DEL>)
é uma tecla de teclado de computador cuja função é apagar elementos. Em um editor de texto, a tecla apaga o caractere apontado pelo cursor, movendo os caracteres seguintes para uma posição anterior, preenchendo o espaço deixado pelo caractere removido. Em um gerenciador de arquivos ou alguns outros aplicativos de manipulação de sistema de arquivos, a tecla serve como um comando genérico para eliminar arquivos e pastas.
A palavra é também um neologismo para apagar





Como surgiu o Ctrl+Alt+Del?

Descubra como surgiu esse atalho tão útil que já salvou seu PC de vários shutdowns.

Que sensação maravilhosa quando você está fazendo algo em seu computador e de repente ele trava não é mesmo?  Esse problema é extremamente comum,(no caso do Sistema Operacional Windows)

Quando os computadores finalmente chegavam ao mercado, a programação não era algo muito fácil e relaxante de se fazer, ainda mais se o computador que você estava programando travava a cada cinco minutos e precisava receber o famoso shutdown (ser desligado manualmente). Essa ação oferecia vários riscos às maquinas, que poderiam ser danificadas no processo de desligamento forçado do sistema.

A salvação dos progamadores
Em 1981 David Bradley, um dos engenheiros da IBM, (International Business Machine) recebeu a importante missão de criar um computador que pudesse competir com os produtos das principais empresas concorrentes, no caso a Apple e a RadioShack. Geralmente o processo de criação e programação de um novo computador demorava cerca de três anos, isto porque a parte da programação era muito problemática, os computadores travavam frequentemente e necessitavam de um shutdown, ao serem iniciados novamente testes de memórias eram realizados para garantir que nada havia sido perdido, e isso tomava muito tempo.

Bradley então resolveu criar uma opção que reiniciasse os computadores dos programadores sem que eles precisassem realizar um desligamento manual. Para isso, escolheu três teclas que seriam praticamente impossíveis de alguém pressionar acidentalmente enquanto usasse um teclado padrão da IBM, escolhendo, assim as teclas Ctrl+Alt+Delete. A invenção ajudou muito os programadores poupando-lhes um bom tempo com testes de memórias, o que lhes permitiu terminar o PC da IBM em apenas um ano.

O atalho foi se espalhando pelo mundo da informática e empresas concorrentes aderindo a sua usabilidade, porém, o atalho era pra ser usado somente por programadores, para poderem garantir a integridade de seus trabalhos, porém, quando usuários sofriam travamentos e pediam suporte às empresas, as mesmas recomendavam um Ctrl+Alt+Delete, espalhando pelo mundo todo a sequencia dos deuses.

"Tudo graças ao Bill"
Abaixo você pode ver um vídeo de uma alfinetada que Bradley deu em Bill Gates, Ex-CEO da Microsoft, em um debate no evento de comemoração dos 20 anos do PC da IBM, dizendo que se tornou famoso não porque criou um atalho tão útil, mas porque Bill o divulgou. A alfinetada foi com certeza fazendo referencias aos constantes travamentos que os usuários do Windows sofriam e eram obrigados a usar o Ctrl+Alt+Delete para reiniciarem o sistema. Obviamente Bill Gates não gostou nada e fez cara de poucos amigos.







Fonte:
Wikipedia 

18/05/2014

Smartphone Android


http://eusouandroid.com/dica-saiba-como-deixar-seu-smartphone-mais-seguro-e-conhea-os-principais-riscos/


Smartphone Android infectado
7 indícios


Com essas medidas, você se torna um alvo menos vulnerável.






Fonte:
Olhar Digital
Eu sou Android 


Leia também
S.O. Android - 6 dicas para melhorar o desempenho do Android

16/05/2014

Anti-Spyware 2014


http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1220/os_5_melhores_antispywares


Os 5 melhores Anti-Spyware de 2014


Conheça os melhores Anti-Spywares da atualidade e descubra o que eles podem fazer pela sua segurança online.

A internet nem sempre é um ambiente seguro, principalmente quando não estamos usando as proteções adequadas (programa antivírus). Ter um bom antivírus instalado na sua máquina já é um bom inicio, mas com certeza essa não deve ser a única defesa do seu computador e de seus dados pessoais. Existem diversos processos imperceptíveis acontecendo enquanto você acessa a internet. Basta você entrar em um site para que cookies de rastreamento sejam instalados sem o seu conhecimento, além dos terríveis Spywares que têm como objetivo principal se apossar de seus dados pessoais e enviá-los para operadores externos. Anti-Spywares disponíveis no mercado, para poupar você da dor de cabeça de ter que decidir qual usar e para evitar o arrependimento de instalar o programa errado na sua máquina.

Para definir quais os softwares oferecem uma melhor experiência e eficiência para o usuário, foram analisados três características em cada um deles:

  • Usabilidade: Facilidade com que o programa pode ser instalado, configurado e utilizado.
A rapidez de instalação pode dizer muito sobre o programa e uma instalação sem travamentos e problemas resulta em comodidade para o internauta. A facilidade de uso pode decidir se o programa fica ou não instalado em nossa máquina, já que ninguém quer instalado no PC um software difícil de usar e entender. O design do aplicativo também pode mudar a experiência do usuário tornando o visual prático, limpo e intuitivo.
  • Funções: Um antispyware precisa fazer muito mais do que simplesmente impedir programas maliciosos de infectar o computador. 
Além de proteção em tempo real, ele necessita também oferecer funções que facilitem a vida do usuário, como verificação de e-mails, anti-phishing, proteção nas compras on-line e remoção automática das ameaças. Extras que facilitam a vida do internauta sempre tornam os programas mais completos.
  • Eficiência: É o item principal (para ser um bom antivírus tem que ser bastante eficiente). 
Não basta ser fácil de usar, ter diversas funções e ter o design limpo e agradável se o aplicativo não é capaz de interceptar os arquivos maliciosos antes que eles entrem em funcionamento na nossa máquina. O antispyware deve servir não apenas como medida de segurança para os dados pessoais do usuário, mas sim ser um aplicativo multitarefa, que automatize todos os processos de segurança possíveis, sem que seja necessária a intervenção do internauta.
Analisando estas características chegamos ao veredicto. Acompanhe o ranking dos 5 melhores anti-spywares; tem ainda um bônus.


(5º lugar)

O que o programa oferece:
O Lavasoft é um dos programas mais conhecidos e baixados do mundo. Ele possui uma das mais poderosas ferramentas de proteção já criadas, além de contar com mais de 1 bilhão de ataques já bloqueados. A sua interface é simples e permite uma varredura rápida e descomplicada através de um único clique. Ele possui ainda modos de análise avançados, que permitem uma varredura mais profunda nos cantinhos mais escondidos de sua máquina, além de contar com proteção em tempo real. Ou seja, o usuário nunca fica desprotegido quando possui este aplicativo instalado em sua máquina. De acordo com testes realizados, o Lavasoft é capaz de bloquear até 80% das ameaças encontradas na internet. O preço do produto em sua versão paga é de $27 Dólares.

(4º lugar)

O que o programa oferece:
O programa mostrou ter 70% de eficácia no trato às ameaças encontradas online e 80% de facilidade de uso. Ele tem a estrutura parecida com a de um programa antivírus, porém a eficácia fica comprovada rapidamente durante o primeiro uso. O programa escaneia todo o sistema operacional do computador e detecta até mesmo o malware mais escondido. O programa ainda tem funções para usuários avançados, que podem escolher o que desejam fazer com o arquivo malicioso, além de agendamento de varreduras e proteção em tempo real. A versão profissional do aplicativo pode ser adquirida por cerca de $29 Dólares.

(3º lugar)

O que o programa oferece:
Este programa simplesmente destrói todas as ameaças que encontra pelo caminho. Ele possui uma tecnologia diferente dos demais programas e é capaz até mesmo de acabar com aquelas incomodas janelas de pop-up que surgem durante a navegação na internet. O aplicativo protege a sua identidade virtual, enquanto impede que programas maliciosos invadam o seu navegador e o seu sistema operacional. Por manter um banco de dados que é atualizado constantemente, o aplicativo cosegue conter até 80% das ameaças conhecidas e a facilidade de uso permite que o usuário permaneça despreocupado, já que suas atualizações são automáticas e as varreduras podem ser programadas. O programa é leve e funciona de maneira quase imperceptível, mantendo grande parte do poder de processamento do seu computador. Baixe sem medo. A versão profissional do programa tem o valor de $19 Dólares.

(2º lugar)

O que o programa oferece:
O Hitman Pro 3 leva o merecido segundo lugar por ser um programa inteligente. Além de ter diversas funcionalidades encontradas na maioria dos programas do tipo, ele é capaz de proteger o seu computador ainda mais efetivamente do que seus similares. Todas as ferramentas possuem incrível facilidade de uso e o usuário pode personalizar cada uma delas. Em sua versão paga, que custa $24 Dólares, o usuário pode utilizar diversos programas que estão integrados ao Hitman. São seis programas diferentes que podem garantir que a sua segurança digital nunca seja ameaçada.

(1º lugar)

O que o programa oferece:
Com desempenho superior em todos os testes e com 90% de eficácia o programa se torna a alternativa mais inteligente quando se fala em segurança contra arquivos maliciosos. A principal razão da superioridade do programa frente aos similares reside no fato de ele não ser simplesmente um antispyware. Ele é um programa antivírus que combate eficientemente todos os tipos de Malware. Seu algoritmo diferenciado remove todos os tipos de pragas virtuais e oferece informações em tempo real sobre a saúde do seu computador. O programa permite agendar as varreduras em modo profundo ou superficial, e ao final do processo apresenta um relatório sobre as pragas encontradas e o tratamento recomendado a cada uma delas. A interface intuitiva não oferece dificuldades mesmo a usuários iniciantes e a sua versão mais recente foi completamente remodelada para atender ao usuário domestico. A versão paga deste programa clássico de segurança, que se mostrou superior em todos os testes, tem o valor de $24 Dólares.

Anitivírus 
(Bônus)

Apesar de todos os programas apresentados na lista possuírem uma versão gratuita, geralmente tais versões oferecem funcionalidades limitadas ou por tempo determinado. Por isso inserimos no ranking um programa gratuito, bastante subestimado pelos internautas, mas que se mostra uma ótima alternativa contra ataques externos e ameaças de pragas digitais. O software em questão é o Microsoft Security Essetials.

O que o programa oferece:
O programa, que leva a assinatura da Microsoft funciona de modo eficiente e usa muito pouco do poder de processamento de sua máquina. Por ter sido desenvolvido pela empresa especialmente para o Windows, o programa roda de modo quase imperceptível no seu computador. A versão atual do programa recebeu melhorias visíveis e mostra o quanto a Microsoft está investindo na segurança de seu sistema operacional. O programa limpa automaticamente todas as ameaças que encontra no seu HD e ainda permite que o usuário defina o modo e o horário que a varredura vai acontecer, garantindo comodidade e tranquilidade ao internauta. O software ainda tem a vantagem de fazer parte do pacote Windows, o que garante que a cada atualização realizada no seu sistema operacional, haverá uma melhora na performance e aumentará o banco de dados do aplicativo. Em testes realizados, o aplicativo mostrou desempenho igual ou superior a muitos programas similares pagos. Sem dúvida é um dos melhores antispywares gratuitos da atualidade.

Leia também 
Anti-vírus gratuito 2013

Fonte:
Wikipedia
Oficina da net
Lavasoft
Baixaki
Softonic
Superdownloads

13/05/2014

Golpes na internet


http://canaltech.com.br/dica/seguranca/10-dicas-de-seguranca-online-para-a-Geracao-Y/


Golpes da internet 
Como evitar



A internet vive um momento onde qualquer descuido pode ser fatal, a segurança de seus dados está em jogo. Muitos dos golpes (cartilha para de segurança para a internet) aplicados na Internet podem ser considerados crimes contra o patrimônio, tipificados como estelionato. Dessa forma, o golpista pode ser considerado um estelionatário.

Não se pode garantir que estará 100% seguro, afinal na internet ninguém pode garantir isto, como foi o caso da Invasão do site da NASA por hacker


O BitDefender nos dá algumas dicas para se proteger de ameaças virtuais. Como identificar ameaças virtuais e se protegê-las.

Como se prevenir de golpes virtuais 

Estar atento e pesquisar bastante antes de adquirir algo pela web. Comprar por sites conhecidos e bem avaliados. Pesquisar também em sites de reclamação de serviços na web. Procurar acessar sites diretamente e não através de ofertas vindas por e-mail, exceto aquelas referentes a sites em que houve um cadastro prévio e que o usuário já tenha confiança.”

Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (Rio Grande do Sul)
Delegado de Polícia Emerson Wendt,

Principais golpes

  • Boleto de registro de domínio
Início de ano é comum, caso você tenha registrado algum domínio <.com.br>, receber as faturas de empresas que tentam se passar pelo Registro.br, fazendo cobranças dos domínios que você adquiriu. Todas estas cobranças vem escrito que são faturas não obrigatórias. O próprio registro.br divulgou uma cartilha informando sobre estes boletos maliciosos em seu site. O órgão alega que não envia boletos por via postal em nenhuma circunstância, por este motivo, fique atento a estas cobranças indevidas que são FRAUDES cometidas por pessoas de má fé.

  • Faturas de registro de marcas 
Lado a lado com os boletos de registro de domínios, as faturas indevidas de registro de marca são uma das mais frequentes queixas dos empreendedores.

Estas faturas, também são com pagamentos facultativos, portanto, saiba que sempre que uma fatura for facultativa, quer dizer que você não tem obrigação de pagá-la.

Lembre-se de que as empresas registradoras de marcas sérias não ligam impondo o registro. Você pode procurar uma destas companhias para fazer a sua marca, mas não conte com as que tentam lhe enfiar goela abaixo.

  • Falsos emails de instituições financeiras
Certamente em sua caixa de entrada já deve ter caído um e-mail do banco X falando sobre atualizações de dados. Esta sem dúvida é a pior cretinice que um spammer pode fazer. 

Bancos jamais vão fazer atualização de dados enviando um e-mail ou pedindo por telefone. 

Estes correios eletrônicos, devem ser imediatamente removidos de sua conta, assim seu provedor entende que você não gosta de receber estes e-mails e futuramente joga-os diretamente na caixa de spam, evitando assim esta bizarrice.

  • Oportunidades de emprego falsas (ATENTO A ESSE TIPO DE GOLPE)

Assim como os golpes econômicos estão os golpes que prometem emprego online, com vagas de trabalho a partir de casa. No golpe de trabalhar em casa, as vítimas são atraídas por conta de uma variedade de oportunidades.  Esses sites podem ser tão convincentes que as vítimas frequentemente são levadas a descontar cheques e ordens de pagamento enviados pelo correio, para depois reenviar uma parte do dinheiro por meio de seus cheques pessoais, dinheiro e ordens de pagamento para uma terceira parte, agindo como laranjas. As vítimas são levadas a fornecer ao fraudador suas informações pessoais, com a promessa de salários-hora acima da média ou do pagamento de centenas de dólares por semana. Para algumas vítimas, o golpista chega a prometer o envio do hardware e do software necessários para efetuar o "trabalho".



Não existe, em hipótese nenhuma, dinheiro fácil e sequer emprego dos sonhos na internet.

  • Furto de identidade (Talvez um dos golpes mais comuns que existe na atualidade)
Furto de identidade é o ato pelo qual uma pessoa tenta se passar por outra com o objetivo de obter vantagens indevidas. Alguns destes casos podem ser tipificados como falsa identidade, assim sendo considerados crimes. No seu dia a dia, sua identidade pode ser furtada caso, por exemplo, alguém abra uma empresa ou uma conta bancária usando seu nome e seus documentos. Na Internet isto também pode ocorrer, caso alguém crie um perfil em seu nome em uma rede social, acesse sua conta de e-mail e envie mensagens se passando por você ou falsifique os campos de e-mail, fazendo parecer que ele foi enviado por você.
Quanto mais informações você disponibiliza sobre a sua vida e rotina, mais fácil se torna para um golpista furtar a sua identidade, pois mais dados ele tem disponíveis e mais convincente ele pode ser.


  • Romances pela internet
Você sabe o que é um romance scammer? É mais uma das muitas armadilhas que proliferaram nas redes sociais. Nessa modalidade de crime digital, golpistas criam falsos perfis no Facebook para seduzir mentes e corações de mulheres com o intuito de lhes arrancar boas quantias de dinheiro. Muitas internautas que morderam o “anzol” scammer acumulam decepções, traumas e, em alguns casos consumados, prejuízos financeiros. Existem até casos de suicídio. Para combater a prática, na web até já existem grupos organizados de “caça-scammers”. Militares condecorados, advogados de prestígio e engenheiros bem-sucedidos em viagem pelo exterior, especialmente na Europa.
O que é Scam?.

Como é possível identificar um possível golpe virtual?

“Através de ofertas com valores bem abaixo do mercado, geralmente mais de 20% abaixo do valor normal de mercado. Outra dica é ficar atento aos sites que não tem ou que tem uma política e termos de uso bastante restrita, além de o site possuir apenas atendimento online (via web) e não por telefone. Cuidado com as supostas avaliações de "ótima compra" em sites de comparação de preços, pois podem ser "qualificações" feitas por outros autores de golpes, auxiliando o criminoso.”

Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (Rio Grande do Sul)  
 Delegado Emerson Wendt,

Vítima de golpe, O que fazer?
A sugestão que é passada por autoridades, até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a vítima possa, municiada de todas informações possíveis, dirigir-se até a Delegacia de Polícia mais próxima e efetuar o registro de ocorrência. A FEBRABAN estabelece orientação às instituições bancárias para que “sugiram” aos clientes o registro do fato, no entanto não estabelecem “a obrigatoriedade”, o que acaba ocasionando uma sub-notificação dessa espécie delitiva, ou seja, uma baixa comunicação desses fatos à polícia.
O Delegado Emerson Wendt também respondeu esta pergunta:
Guardar e imprimir todos os dados para levar ao fazer um registro de ocorrência. Também, além de procurar a Polícia Civil para um registro, procurar um advogado para tentar reaver os valores. A polícia não trabalha para restituir valores, mas sim para investigar o crime.
Leia mais sobre o que fazer em nesta matéria completa escrita pelo Emerson, como proceder em caso de vítima de crime virtual.

Leia mais

Fonte:
Bitdefender
Oficina da Net
Canaltech

12/05/2014

PC-G: Gaming Computers (parte I)


http://www.techetron.com/8018/how-much-does-a-good-gaming-computer-cost-not-as-much-as-you-think/


PC-G: Gaming Computers para Iniciantes
Série de Artigos

A "PC-G", abreviação de PC Gammer, será uma série de artigos com dicas sobre a montagem e escolha de componentes de hardware para a construção de um computador para Jogos Virtuais. 
Primeiramente precisa de: 

É o motor, o propulsor, a locomotiva. Os componentes de Hardware da maioria dos computadores que conhecemos são: Placa Mãe, Processador, Memória, HD, ODD (optical Disk Drive) e fonte. A pior piada entre os técnicos de informática é: “Hardware é o que se pode bater, enquanto o software só se pode xingar.”


Sem desmerecer os demais componentes, o processador deve ser considerado como o fator chave na escolha de um computador, visto que a placa mãe deverá ser escolhida para suportá-lo. Ele é quem faz o processamento dos dados, o envio de instruções aos demais componentes, poderíamos compará-lo ao cérebro do corpo humano – que inclusive esquenta muito e dá tela azul às vezes! ( Procassadores Intel: Pré-definição )
Conhecida também como MB, Mobo e Motherboard, é a “placa principal”, a placa mãe é o que dá o suporte para união de todo hardware de um computador. Nela serão encaixados o Processador, as memórias e etc.


  • Memória RAM (Random Access Memory; Memória de Acesso Aleatório)
É uma placa que é adicionada em um “Slot” da Placa Mãe para interagir com outros dispositivos, armazenando dados básicos de programas em funcionamento ou fazendo trocas de dados com arquivos do HD por exemplo. Altas quantidades de memória RAM não devem ser consideradas como velocidade/performance, pois elas dependem de outros componentes para serem utilizadas.

  • HD e SSD

HD (Hard Disk)

O Hard Disk, ou simplesmente Disco Rígido é um sistema de armazenamento de alta capacidade, que por não ser volátil, é destinado ao armazenamento de arquivos e programas. Apesar de não parecer à primeira vista, o HD é um dos componentes que compõe um PC, que envolve mais tecnologia. Todos os programas e arquivos são armazenados no disco rígido, também chamado de HD (Hard Disk) ou Winchester. A capacidade do disco rígido determina a quantidade de arquivos e programas que será possível armazenar. O disco rígido também exerce uma grande influência sobre a performance global do equipamento, já que determina o tempo de carregamento dos programas e de abertura e salvamento de arquivos. O disco rígido é acomodado no gabinete e ligado à placa mãe através de um cabo.

SSD (Solid State Disks; Discos de Estado Sólido)
Além da popularização dos pendrives e cartões, a queda no preço da memória Flash possibilitou o surgimento dos primeiros SSDs ou "Solid State Disks" (discos de estado sólido) de grande capacidade. Um SSD é um "HD" que utiliza chips de memória Flash no lugar de discos magnéticos. Eles são projetados para substituírem diretamente o HD, sendo conectados a uma porta SATA ou IDE. 

Dispositivo responsável por armazenar o sistema operacional, dados do usuário, e aquele monte de tralha que você guarda pensando que um dia poderá precisar, e que só precisará quando o HD for pro “espaço”. Os SSD's já são realidade, e são apreciados por quase todos os gammers da atualidade. 


É o que alimentará (com energia) os componentes internos do computador, fará a regulagem de tensão e você encaixará o cabo preto que vem da tomada. Normalmente quem monta um PC simples não dá muita atenção para esta peça, mas para um PC-G é um pré-requisito. E o estabilizador? Confira uma exposição do porquê você não deveria usar um estabilizador.

Em um PC simples pode ser considerada apenas um complemento, para um PC Gammer, uma obrigatoriedade. Normalmente esta placa é o componente mais caro em todo o computador, um jogador que se preza, gasta de R$ 700,00 “até o infinito, porque agrega ao camarote”. Além dos itens de Hardware, existem os periféricos, que serão abordados em outros artigos desta mesma série.
Fonte:

07/05/2014

Sistema Operacional Android

Sistema em mobiie mais utilizado


http://platacity.com.br/5-dicas-para-melhorar-o-desempenho-do-seu-android/


Sistema Operacional 
Android 

Android é um sistema operacional baseado no núcleo do Linux para dispositivos móveis, desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pela Google Inc.. Segundo a Google, mais de 1 milhão e 500 mil aparelhos com o sistema operacional são ativados todos os dias, sendo utilizado por grandes fabricantes de celulares, como HTC, Samsung, Sony, Motorola, LG e atualmente a Nokia.

Saiba mais sobre

6 dicas para melhorar o desempenho do Android

Com sua grande fama entre os sistemas mobile, o Android se destaca por ser mais utilizado do planeta e por habitar dispositivos de grandes marcas, ganhado até do iOS (Sistema mobile para dispositivos Apple).

Entretanto o SO da Google, por ser um sistema aberto acaba sendo um alvo atraente para os criminosos da internet, porém, muitas vezes essa abertura é capaz de fornecer sérios benefícios para melhorar o desempenho do aparelho.
Confira abaixo uma lista com processos e aplicativos fáceis de utilizar, que são capazes de deixar seu smartphone Android mais rápido e até mais seguro.

  • Otimizador
Com aplicativos como o Du Speed Booster e o Speed Up Expert, você poderá corrigir alterações involuntárias feitas pelos usuários, fazer a varredura do telefone para limpar os arquivos de cache, gerir inteligentemente apps, aumentar espaço de armazenamento, identificar restos de códigos não removíveis, arquivos inúteis armazenados no aparelho e executar rotinas de programação que deixam o dispositivos até 60% mais rápido.

  • Limpar o cache
Alguns aplicativos para Android costumam guardar dados inúteis para serem utilizados como cache, fazendo com que os apps abram mais rápido na próxima vez que for utilizado e por consequência acabam ocupando muito espaço na memória do smartphone, afetando a velocidade do seu dispositivo.
Existem duas formas para limpar o cache, a primeira basta acessar as Configurações > Aplicativos > Gerenciar Aplicativos e clicar em seguida no programa desejado e depois em “Limpar Cache”, a outra forma são por meios de aplicativos gratuitos disponíveis na Play Store que podem aprimorar o processo. Entre os mais populares, podemos citar o App Cache Cleaner e Clean Master.


  • Criar memória virtual
A memória swap utilizada a muito tempo pelos sistemas operacionais, transforma uma parte do seu cartão externo ou armazenamento interno em um tipo de memória RAM virtual. Com isso, é possível aliviar o peso que é passado para a original, tornando o Android mais eficaz. Isso é possível através do Swapper for Root que permite que você faça tudo isso de maneira rápida e fácil.

  • Desinstalar aplicativos não utilizados
Vale apena mencionar que com a instalação de muitos aplicativos e arquivos no aparelho deixa a memória interna do dispositivo cheia. Dessa forma, começamos a perceber uma certa lentidão e por não haver espaço livre o smartphone não consegue gravar dados em disco. Para resolver esse problema simples devemos fazer uma faxina na galeria de apps e desinstalar aplicativos que muitas vezes não utilizamos com uma certa frequência e desativar aqueles que não podem ser apagados.

Uma opção muito útil é mover alguns dos aplicativos para o seu cartão SD, o que fara com que o seu aparelho tenha mais espaço e um melhor desempenho. Para isso, clique em Configurações > Aplicativos, selecione o app e clique em “Mover para microSD”. Outro forma é um ótimo programinha chamado App2SD, ele lhe mostrará uma lista de todos os que estão instalados e os que poderão ser movidos. Não será permitido mover apps pré-instalados para a memória do cartão.


  • Manter o seu dispositivo atualizado

Para melhorar a estabilidade do seu aparelho, prevenir erros e bugs a melhor alternativa é manter o Android sempre atualizado. Verifique se existe atualização disponível da seguinte forma, indo até Configurações > Sobre o Telefone > Atualização de software.

OBSERVAÇÃO: 

Dicas válida também para qualquer 
Sistema Operacional mobile
Fonte:
Platacity
Wikipedia
Techtudo
Baixaki
Play Store
Oficina da Net

05/05/2014

Internet no Brasil


http://www.escolamaxima.com.br/informatica/16%20-%20Rodrigo,%20Marcos%20e%20Lucas/brasil_1.htm

Internet no Brasil




No ano de 1987, foi realizada uma reunião na Universidade de São Paulo, (USP), na qual estavam presentes representantes do governo e da Embratel, com o objetivo de criar uma rede que visava interligar a comunidade acadêmica e científica do Brasil com outros países com a finalidade de trocar informações.

Em 1988, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) conseguiu se conectar a Universidade de Maryland, acessando a Bitnet (Because It's Time Network), que era uma rede que permitia a troca de mensagens. No mesmo ano, em São Paulo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) se conectou ao Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab) em Chicago, também por meio da Bitnet.

Em 1989, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, (UFRJ),  também se conectou à Bitnet através de uma universidade americana, tornando-se a terceira instituição a ter acesso a essa tecnologia. Nesse ano, foi criada, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que durante a década de 1990 foi a responsável por fornecer acesso a internet a aproximadamente 600 instituições, ou seja, por volta de 65 mil usuários.

Década de 1990
No ano de 1991, o acesso a rede de informações, já denominada internet, já era utilizada também por órgãos do governo e instituições educacionais de pesquisa. Nessa época a internet era utilizada para transferências de arquivos, debates e acesso a base de dados nacionais e internacionais.

Em 1992, ocorreu a implantação de uma rede que cobria grande parte do país. Inicialmente interligava onze estados, uma rede de equipamentos e linhas de comunicação que compunham o que se pode chamar de central da RNP.

Nos anos seguintes (1993) seguiu o processo de divulgação dos benefícios da internet entre os estudantes e empresas privadas. Em 1994, alunos da USP criaram inúmeras páginas na Web, estima-se que mais da metade existentes no país haviam sido elaborados pelos mesmos.

Somente em 1995, foi realizada a primeira transmissão a longa distância entre os estados, realizada por São Paulo e Rio Grande do Sul, e finalmente neste mesmo ano foi liberada a operação comercial no Brasil, mas ainda assim sem alcançar grande desenvolvimento. No mesmo ano, foi criado o Comitê Gestor da Internet no Brasil, com a atribuição de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.

O começo da internet no Brasil

Veja como foi o histórico da internet aqui no Brasil que se iniciou em setembro de 1988. As conexões inicialmente foram feitas em setor acadêmico e somente anos depois foi destinada a usuários domésticos e empresas.

No livro de Érico Guizzo, Internet: O que é, o que oferece, como conectar-se (Editora Ática, 1999) demonstra como foi o histórico da internet aqui no Brasil que se iniciou em setembro de 1988. As conexões inicialmente foram feitas em setor acadêmico e somente anos depois foi destinada a usuários domésticos e empresas.

A internet no Brasil iniciou-se em setembro de 1988 quando no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado no Rio de Janeiro, conseguiu acesso à Bitnet, através de uma conexão de 9 600 bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland.

Dois meses depois foi a vez da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que também ligou-se à Bitnet, por meio de uma conexão com o Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab), em Chicago. Algum tempo depois, a Fapesp criou a rede ANSP (Academic Network at São Paulo), interligando a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Mais tarde, ligaram-se à ANSP a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

Em maio de 1989, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também ligou-se à rede Bitnet, através da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), constituindo-se no terceiro ponto de acesso ao exterior.  Em 1981 foi fundado o IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), autônomo e apartidário o Ibase sempre teve como um de seus objetivos a disseminação de inframções a sociedade civil. Isso incluía a democratização do acesso às redes de computadores no país.

Em meados da década de 80, o Ibase integrou-se a um projeto internacional chamado Interdoc. Sua finalidade era o uso do correio eletrônico para o intercâmbio de informações entre ONGs (organizações não-governamentais) de todo o mundo. Participavam do projeto dezenas de entidades da África, América Latina, Ásia e Europa.

Contudo, o uso desse sistema ainda era extremamente caro. Fazia-se necessário encontrar meios alternativos para facilitar essa conexão internacional e reduzir os custos de comunicação. Alternex, um serviço internacional de mensagens e conferências eletrônicas pioneiro no país. Através do Alternex era possível trocar mensagens com diversos sistemas de correio eletrônico de todo o mundo, incluindo a Internet. O Alternex foi, portanto, o primeiro serviço brasileiro de acesso à Internet fora da comunidade acadêmica.

O brasileiro quer se conectar
A situação permaneceu assim até meados de 94, quando a Internet ultrapassou as fronteiras acadêmicas e começou a chegar ao ouvido de muitos brasileiros. No dia 17 de julho daquele ano, o jornal Folha de S.Paulo dedicou a edição dominical do seu caderno Mais! à “superinfovia do futuro”. E anunciava: “nasce uma nova forma de comunicação que ligará por computador milhões de pessoas em escala planetária”.

Quase no final de 94, o governo brasileiro – que até então pouco tinha feito pela Internet no Brasil – divulgava, através do Ministério de Ciência e Tecnologia e do Ministério das Comunicações, a intenção de investir na nova tecnologia. A criação da estrutura necessária para a exploração comercial da Internet ficou a cargo da Embratel e da RNP.

No final de 94, a Embratel iniciou seu serviço de acesso à Internet em caráter experimental. Cinco mil usuários foram escolhidos para testar o serviço. Alguns meses depois, em maio de 95, o acesso à Internet via Embratel começou a funcionar de modo definitivo. Mas a exclusividade da Embratel no serviço de acesso a usuários finais desagradou à iniciativa privada. Temia-se que a Embratel e outras empresas de telecomunicações dominassem o mercado, criando um monopólio estatal da Internet no Brasil. Diante disso, o Ministério das Comunicações tornou pública a posição do governo de que não haveria monopólio e que o mercado de serviços da Internet no Brasil seria o mais aberto possível.

Ainda nesta época, foi criado o Comitê Gestor Internet Brasil, (31/05/1995) com o objetivo de traçar os rumos da implantação, administração e uso da Internet no país. Participariam do Comitê Gestor membros do Ministério das Comunicações e do Ministério de Ciência e Tecnologia, representantes de provedores e prestadores de serviços ligados à Internet e representantes de usuários e da comunidade acadêmica. O Comitê Gestor teria ainda como atribuições principais: fomentar o desenvolvimento de serviços da Internet no Brasil, recomendar padrões e procedimentos técnicos e operacionais, além de coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços da Internet.

Apesar do mercado promissor, as coisas continuaram assim, meio capengas, por todo o ano de 95. A Embratel e o Ministério das Comunicações não facilitavam as iniciativas dos provedores privados: a estrutura necessária não estava totalmente implantada e havia indefinições sobre os preços a serem cobrados. Mesmo assim, uma dezena de provedores já operava até o final de 95 conectados à Internet através da Embratel. Outros, como a IBM e a Unisys, começaram a implantar suas próprias conexões internacionais.

A Internet decola no país
O grande boom da rede aconteceu ao longo do ano de 1996. Um pouco pela melhoria nos serviços prestados pela Embratel, mas principalmente pelo crescimento natural do mercado, a Internet brasileira crescia vertiginosamente, tanto em número de usuários quanto de provedores e de serviços prestados através da rede.

Uma das provas de que a Internet realmente havia decolado no Brasil veio no dia 14 de dezembro de 1996, quando Gilberto Gil fez o lançamento de sua música Pela Internet através da própria rede, cantando uma versão acústica da música ao vivo e conversando com internautas sobre sua relação com a Internet.

Em 14 de dezembro, Gil apresentou-se na sede da Embratel, no Rio de Janeiro. Esse espetáculo foi transmitido em tempo real pela internet, onde Gil lançou o primeiro single do novo álbum, "Pela Internet", disponível a partir de janeiro de 1997

Fonte: 
Wikipedia 
Sua pesquisa 
Escola máxima

Total de visualizações InfoTec