Sistemas Operacionais
Um sistema operativo ou sistema operacional (em inglês: Operating System - OS) ou ainda software de sistema é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em uma memória não-volátil ROM (Read Only Memory) chamado BIOS (Basic Input/Output System) num processo chamado "bootstrapping", conceito em inglês usado para designar processos auto-sustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa. Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitores, discos, etc), o BIOS procura pelo sistema operacional em alguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e a partir daí, o sistema operacional "toma" o controle da máquina. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.
Segundo alguns autores (Silberschatz et al, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999), existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:
- visão top-down pela perspectiva do usuário ou programador: é uma abstração do hardware, fazendo o papel de intermediário entre o software (programas) e os componentes físicos do computador, o (hardware); ou
- numa visão bottom-up, de baixo para cima: é um gerenciador de recursos, i.e., que controla quais aplicações (processos) podem ser executadas, quando devem ser executadas e quais recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados.
Sistemas Operacionais
qual é o melhor?
Os sistemas operacionais são os principais e os mais importantes softwares de qualquer máquina, eles são os primeiros programas a serem iniciados e são capazes de controlar praticamente todas as funções do seu micro, como programas, configurações e comunicação com dispositivos presentes no seu pc.
Existem no mercado os melhores sistemas operacionais: o tão conhecido Windows, fabricado pela multinacional estadunidense Microsoft. Ele controla cerca de 92% dos computadores do planeta e já está na sua versão 8.1 (14/05/2013 - versão mais atual).
Concorrendo com o Windows, temos o Mac OS o primeiro a apostar numa interface gráfica. Desenvolvido pela empresa tecnológica que leva o título de mais valiosa do mundo segundo a Forbes e por fabricar os desejados iPhone, a tão cobiçada Apple.
Logo em seguida, temos o Linux – sistema operacional livre e gratuito que pode ser modificado pelos usuários como bem entenderem (POR SER UM SISTEMA DE CÓDIGO ABERTO, Open Source, CUIDADOS À MODIFICAÇÃO DO MESMO)
Sua base foi criada pelo finlandês Linus Torvalds (18/12/1969), mas já existe diferentes versões do software, como o Ubuntu por ser o mais popular.
- Segurança
O sistema da Apple, o Mac OS, leva o título do segundo software mais seguro, pois o seu núcleo é baseado no BSD (versão de UNIX) além do mais ele herda um sistema de permissões que garante uma maior proteção.
Já não dá para dizer a mesma coisa do Windows, são criados milhões de pragas todo ano. O fato é que por ele ser muito popular os criminosos preferem usá-lo para roubar seu dinheiro. Caso você use o Windows recomenda-se que utilize um software para combater esse tipo de praga virtuais, os chamados antivírus. Se você usa Windows, acesse este artigo com os melhores antivírus de 2014; e esse com os melhores anti-spyware do ano.
- Melhor desempenho
Em relação ao travamento de programas eles conseguem executá-los sem nenhum problema, (de difícil travamento) pelo menos em programas simples como o navegador de internet. Já no caso de programas e jogos mais pesados o travamento ocorre (por ser um sistema leve)
- Aplicativos
Com o lançamento do Windows 8, a Microsoft criou para o software uma loja de apps. Porém, por ela ser nova existe poucas opções de programas disponíveis.
Já no caso do Ubuntu a Canonical, empresa responsável pelo sistema disponibiliza a Ubuntu Software Center. Por meio dele são possíveis instalar, remover e atualizar os pacotes de cada aplicação.
- Usabilidade
O Ubuntu também é muito bonito e cada vez está mais fácil de mexer. A última versão do sistema (versão 14.04) então, está mais amigável. Ele tem uma semelhança com o Windows ou o Mac OS. Ao invés da barra de tarefas do Windows, o Ubuntu criou uma barra lateral que concentra os principais aplicativos e pode ser alterada como você quiser. Chama a atenção, também, a velocidade desse software. É sem dúvida o mais rápido de todos.
Pra finalizar, o Windows 8 que está de cara nova. A interface é composta por ícones parecidos com os sistemas de tablets e smartphones, a ideia é a mesma do Mac OS. Mas no Windows a interface com os ícones é que é a padrão, já no Mac OS, para utilizá-la, você precisa ir para o Missio Control. O novo Windows também é muito rápido, mas muita gente que já está usando a novidade diz que não está gostando da nova interface que tentar se assemelhar com o mundo mobile, o motivo é que ela só é boa mesmo com telas sensíveis ao toque, ou seja para quem utiliza teclado e mouse nem tanto...
- O preço
Bom, essa é uma análise rápida dos sistemas operacionais, mas já serve para saber quem é o melhor dos 3 sistemas. Lembrando que cada pessoa tem o seu gosto e adaptação ideal para cada sistema operacional.
Fonte:
Wikipedia
Oficina da Net