Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



13/01/2014

Kinect


Kinect

Tecnologia Kinect 


O Kinect (anteriormente chamado de "Project Natal") é um sensor de movimentos desenvolvido para o Xbox 360 e Xbox One, junto com a empresa Prime Sense. O Kinect criou uma nova tecnologia capaz de permitir aos jogadores interagir com os jogos eletrônicos sem a necessidade de ter em mãos um controle/joystick, inovando no campo da jogabilidade, já bastante destacado pelas alterações trazidas pelo console Wii, da Nintendo e Move, da Sony.

O nome "Natal" faz referência a cidade brasileira de Natal no Rio Grande do Norte. "Um de nossos pesquisadores, Alex Kipman, é do Brasil e ele escolheu a cidade de Natal como um tributo a seu País. Além disso, ele sabia que Natal também significa nascer, em latim. Considerando o novo público que será atraído ao Xbox 360 pela novidade, o nome encaixou perfeitamente”, respondeu a empresa.

O sensor do Kinect tem cerca de 23 cm de comprimento. Ele têm 5 recursos principais:

  • Câmera RGB (Red, Green, Blue) que permite o reconhecimento facial perfeito da pessoa que está em frente do console.
  • Sensor de profundidade (Infra Vermelho), que permite que o acessório escaneie o ambiente a sua volta em três dimensões.
  • Microfone embutido, que além de captar as vozes mais próximas, consegue diferenciar os ruídos externos. Dessa forma, barulhos ao fundo não atrapalham o andamento do Kinect. O microfone também é capaz de detectar várias pessoas diferentes em uma sala (só não se sabe se a precisão é perfeita, já que é comum, por exemplo, irmãos com vozes parecidas).
  • Próprio processador e software.
  • Detecta 48 pontos de articulação do nosso corpo, ou seja, possui uma precisão sem precedentes.

Vamos explorar o mundo Kinect, a revolução criada pela Microsoft que mudou a maneira de jogar videogame e promete ser aproveitada para muitas outras coisas de bem e, provavelmente e infelizmente, até de mal.

É inegável perceber o estrondo que a Microsoft causou no mundo dos games quando lançou oficialmente o Projeto Natal (primeiro nome do Kinect), a ideia da empresa de Bill Gates foi levar a experiência do videogame às pessoas não tão “viciadas” ou que simplesmente não tem familiaridade com um controle.
Mas antes de qualquer coisa, precisamos saber o que é o Kinect: é aquela coisinha com uma câmera que fica em cima do Xbox 360 e que faz você parecer um bobo em frente à TV se movimentando para jogar um joguinho de criança? É quase isso.

Anteriormente denominado “Project Natal”, o Kinect é um acessório para consoles, um sensor de movimentos desenvolvido pela Microsoft juntamente com a empresa Prime Sense. O primeiro nome, Natal, é referência à cidade natal de um dos pesquisadores do projeto, Alex Kipman, que é Brasileiro. Além desta referência, Natal significa “nascer” em Latim.

O sistema do sensor no Kinect é capaz de captar movimentos do corpo humano posicionado em sua frente. Para que? Para que jovens e adultos possam interagir com o videogame sem o uso das mãos no controle/joystick. Ta, e ai? E aí que este foi um grande passo na tecnologia dos consoles, pois o simples fato de controlar o videogame através de um controle sem fio já foi um grande passo em anos, depois de inovações como os controles sem fio, seguidos dos consoles Wii da Nintendo e a tecnologia Move (acessório para Playstation) da Sony, o Kinect foi o grande passo falado anteriormente.

Recentemente apresentado pela Microsoft, o Xbox One será o auge da tecnologia Kinect, transformando o uso dos sensores no lugar de controles em algo direto e contínuo, tanto no videogame como nas SmartTVs. A Microsoft, durante a apresentação do console de quarta geração, mostrou as especificações e qualidades da nova versão do Kinect.

Ele ativa o Xbox por comando de voz, utiliza uma câmera de 1080p de qualidade, processa cerca de 2 Gigabits de dados por segundo em função da leitura do ambiente, com ele é possível brincar e jogar em locais com menor espaço.

Fonte:
Tecnologia culturamix
Wikipedia
Oficina da Net

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec