Hackintosh |
Hackintosh
O Hackintosh é a instalação do Mac OS X (Sistema Operacional Apple) em um PC. Isso pode ser feito através de distribuições modificadas (que trocam várias coisas do sistema operativo para conseguir ser compatível com certos hardwares), ou com o próprio sistema operacional original, assim sendo necessário o uso de um novo boot-loader para a instalação ser realizada. Pode se usar uma versão modificada do sistema ou softwares que reproduzem a EFI, uma espécie de BIOS presente nos MAC's. A EFI é um padrão criado pela INTEL que foi escolhido pela Apple para estar presente em seu computadores, quando os Macs passaram a utilizar processadores Intel, sendo assim a única a diferença básica de hardware entre um PC e um Mac.
O que é e como criar um Hackintosh?
Quem nunca teve vontade de experimentar
um produto Apple? E ainda melhor, sem gastar nada. Esse artigo ajudará
você a descobrir os passos necessários para criar seu próprio
Hackintosh, com o Snow Leopard.
Macintosh, ou Mac, é o nome dos computadores pessoais fabricados e comercializados pela empresa Apple Inc. desde janeiro de 1984. O nome deriva de McIntosh, um tipo de maçã apreciado por Jef Raskin. O Apple Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica, (GUI), na época um desenvolvimento revolucionário. Ele é muito utilizado para o tratamento de vídeo, imagem e som.
Os primeiros modelos foram construídos em torno dos microprocessadores da família 68000 da Motorola. Com o surgimento de arquiteturas mais poderosas, a partir de 1994 foi empregada a família de processadores PowerPC da IBM e Motorola. Em 2006, uma nova transição ocorreu, com a adoção de processadores Intel, da família Core.
Em setembro de 2006, três diferentes processadores são utilizados nos diferentes modelos de Macintosh à venda:
- Core Solo: processador menos poderoso, usado em modelos mais simples de Mac Mini
- Core 2 Duo: processador voltado para uso em notebooks de alta performance, usado em Mac Mini, MacBook, MacBook Pro e iMac
- Xeon 5100: processador voltado para uso em servidores, usado na workstation Mac Pro e nos servidores Xserve.
Os Macintosh funcionam normalmente com o sistema operacional Mac OS, mas outros sistemas também são disponíveis, como o Linux ou FreeBSD. Um cluster de PowerMac G5 apelidado de Big Mac era um dos computadores mais rápidos em 2003.
Em 2010 iniciou a adoção dos processadores da serie core nos Macs, como o Corei3, Corei5 e Corei7, sendo estes atualizados em 2011 para a segunda geração destes processadores, e em 20 de julho de 2011 a Apple lança o Mac OS X 10.7 codenome Lion. Este sistema operativo exige máquinas com processadores Intel Core 2 Duo e mais recentes.
Apple PC
Um pouco de história
O Mac é comercializado desde janeiro de 1984, foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica, e ganhou espaço no mercado por isso, tanto que hoje em dia se deseja desempenho e beleza a opção é um Mac.
A empresa já aderiu diferentes processadores como da família da Motorola, IBM, e PowerPC. No final escolheu da Intel, e claro, os hackers de plantão já pensaram na possibilidade de fazer um sistema operacional da Apple funcionar em um computador comum. Mas a Apple foi mais esperta e pediu a Intel para criar um próprio sistema de boot o EFI, para que funcionasse apenas de conjunto com o hardware do Mac. O que percebe-se que não funcionou bem.
Curiosidade: O primeiro Hackintosh foi feito por Brasileiros. Uma empresa paulista, a Unitron, sabendo que estava difícil conseguir Macs para o Brasil, criou o Mac 512, uma cópia praticamente exata do Macintosh 512K, também conhecido como Fat Mac. Porém o Mac 512 da Unitron nunca foi comercializado e a empresa fechou as portas no final de 1988.
O Snow Leopard (Mac OS X Snow Leopard) costuma funcionar bem em computadores com processador Intel a partir do Core 2 duo. Não é certeza que funcione no seu computador em especial, caso não consiga pesquise pelo material relacionado a placa mãe do seu computador e configurações.
Se não quer colocar seu computador em risco, ou não tenha tanta certeza do que está fazendo, é recomendável fazer o uso de uma máquina virtual, como exemplo o VirtualBox, ou VMWare Player, é uma opção bem interessante como teste. E ainda tem a possibilidade de fazer dual boot com Windows e Mac
Saiba mais como
Fonte:
Wikipedia
Tecdicas
Oficina da Net
Nenhum comentário:
Postar um comentário