As leis de Newton
As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton.
Descrevem a relação entre forças ( Força: qualquer agente externo que modifica o movimento de um corpo livre ou causa deformação num corpo fixo1 ).
f=m.a
agindo sobre um corpo e seu movimento (movimento é a variação de posição espacial de um objeto ou ponto material no decorrer do tempo). causado pelas forças.
Essas leis de Newton foram expressas nas mais diferentes formas nos últimos três séculos.1
Isaac Newton publicou estas leis em 1687, no seu trabalho de três volumes intitulado Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica. As leis explicavam vários comportamentos relativos ao movimento de objetos físicos.
Newton usando as três leis, combinadas com a lei da gravitação universal, demonstrou as Leis de Kepler, que descreviam o movimento planetário. Essa demonstração foi a maior evidência a favor de sua teoria sobre a gravitação universal.
Princípios matemáticos da filosofia natural
Os Princípios Matemáticos da Filosofia Natural (em latim: Philosophiae naturalis principia mathematica, também referido como Principia Mathematica ou simplesmente, Principia) é uma obra de três volumes escrita por Isaac Newton, publicada em 5 de julho de 1687.1 Newton publicou outras duas edições, em 1713 e 1726.
Saiba mais
1ª lei de Newton
Conhecida como princípio da inércia, a primeira lei de Newton afirma que: se a força resultante (o vetor soma de todas as forças que agem em um objeto) é nula, logo a velocidade do objeto é constante.
(f=0 - V=cte)
Inércia
A inércia é uma propriedade física da matéria (e segundo a Relatividade, também da energia).
Considere um corpo não submetido à ação de forças ou submetido a um conjunto de forças de resultante nula; nesta condição esse corpo não sofre variação de velocidade.
Isto significa que, se está parado, permanece parado, e se está em
movimento, permanece em movimento em linha reta e a sua velocidade se
mantém constante. Tal princípio, formulado pela primeira vez por Galileu e, posteriormente, confirmado por Newton, é conhecido como primeiro princípio da Dinâmica (1ª lei de Newton) ou princípio da Inércia.
Newton apresentou a primeira lei a fim de estabelecer um referencial para as leis seguintes. A primeira lei postula a existência de pelo menos um referencial, chamado referencial newtoniano ou inercial, relativo ao qual o movimento de uma partícula não submetida a forças é descrito por uma velocidade (vetorial) constante.
2ª lei de Newton
A segunda lei de Newton, também chamada de princípio fundamental da dinâmica, afirma que a força resultante em uma partícula é igual a razão do tempo de mudança do seu momento linear em um sistema de referência inercial
Fr=Dp/Dt
Fr=D(ma)/Dt
3ª lei de Newton
A Terceira lei de Newton, ou Princípio da Ação e Reação, diz que a força representa a interação física entre dois corpos distintos ou partes distintas de um corpo.
Se um corpo A exerce uma força em um corpo B, o corpo B simultaneamente exerce uma força de mesma magnitude no corpo A—
ambas as forças possuindo mesma direção, contudo sentidos contrários,
(=A e +B),
as forças que os esquiadores exercem
um sobre o outro são iguais em magnitude, mas agem em sentidos opostos.
Embora as forças sejam iguais, as acelerações de ambos não o são
necessariamente: quanto menor a massa do esquiador maior será sua
aceleração.
a= F/m
Dinâmica
Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que
vem à cabeça é a clássica e mitológica de
Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
uma maçã cai sobre a sua cabeça. Segundo consta, este foi o primeiro
passo para o entendimento da gravidade, que atraia a maçã.
Com o entendimento da gravidade, vieram o entendimento de Força, e as três Leis de Newton.
Na cinemática, estuda-se o movimento sem compreender sua causa. Na dinâmica, estudamos a relação entre a força e movimento.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário