Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



28/06/2011

Própolis verde é usada como suplemento alimentar

Própolis verde

Antibiótico natural e muito usado no combate às enfermidades, o própolis verde está em alta entre os pesquisadores para ser usado como suplemento alimentar e preventivo de diversos tipos de doenças. Na odontologia, o produto também ganha espaço nas pesquisas. O clima de Minas Gerais favorece a produção, que acaba de ganhar um peso a mais no estado: o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) estabeleceu em maio a primeira denominação de origem para o própolis verde no Brasil, através da Portaria nº 1138, de 2011.
Leia mais

Fonte: Penambuco.com
Fonte: Zonadamatamg.com.br

23/06/2011

Canela combate Alzheimer

Estudo mostra que a canela ajuda a combater Alzheimer

O professor israelense Michael Ovadia transformou um trauma infantil em pesquisa de sucesso. O pivô da reviravolta é a canela, aparentemente mais do que um tempero. Segundo Ovadia, a erva aromática pode ajudar a combater uma das doenças mais misteriosas da atualidade, o Mal de Alzheimer, que afeta 18 milhões de pessoas no mundo. Há mais de 50 anos, Ovadia quase foi desclassificado num concurso de conhecimentos de Bíblia ao esquecer a resposta a uma pergunta: que ingredientes formavam o óleo sagrado usado pelos sacerdotes do Templo Sagrado de Salomão? Na última hora, se lembrou da lista, cujo ingrediente mais conhecido é a canela. Acabou tirando um respeitado segundo lugar, mas o episódio nunca saiu de sua cabeça.
Leia mais

Fonte: Pernambuco.com
F0nte: pt.Wikipedia.org

22/06/2011

Durma bem!

Dormir pouco afeta mais a saúde
das mulheres do que dos homens

Uma pesquisa da Universidade de Medicina de Warwick concluiu que mulheres que dormem pouco correm mais risco de ter a saúde afetada do que os homens. Manter o hábito aumenta a chance delas de ter pressão alta, diabetes, depressão e obesidade.
Leia mais

Fonte: R7.com

20/06/2011

Consumo exagerado de bebidas com cafeína

Médicos alertam para o consumo exagerado de bebidas com cafeína

Seja durante a balada ou para se manter ligados durante madrugadas de estudos, muitos jovens consomem elevadas doses de bebidas energéticas para aumentar a sua concentração. Mas é preciso cuidado com essas práticas, já que o uso desses produtos, feitos de açúcar e cafeína, pode ter um impacto negativo sobre a saúde.
Leia mais

Fonte: Pernambuco.com

16/06/2011

Azeite de Oliva reduz risco de derrame

Pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica, em Bordeaux, França, acompanharam 7.625 pessoas de 65 anos de idade ou mais em três cidades - Bordeaux, Dijon e Montpellier - por um período de cinco anos.
Leia mais

Fonte: D24am.com
Fonte: pt.wikipedia.org

14/06/2011

Música e exercício: prós e contra

Para muitos, corrida e música formam uma bela dupla. Vários praticantes, assim que colocam uma roupa e um calçado adequados para a corrida, logo pegam o dispositivo de som e o fone de ouvido, que dificilmente ficam de fora. Com o avanço da tecnologia, que produz equipamentos cada vez mais compactos e de fácil adaptação ao esporte, e o acesso a um grande número de músicas, a prática se populariza. Mas antes de associar a música ao treinamento, é preciso ponderar sobre as influências positivas e negativas desse costume.

As vantagens

A música facilita a corrida

Torna os exercícios satisfatórios

A maioria é favorecida pela música

As desvatagens

A música pode tirar a percepção

Pode viciar

Pode tira o benefício de relaxamento

Fonte: Pernambuco.com

Enxaquecas

Cientistas descobrem genes relacionados com as enxaquecas

Cientistas descobriram um trio de genes vinculado com as enxaquecas, inclusive um relacionado exclusivamente com as as mulheres, segundo um estudo publicado na revista britânica Nature Genetics.
Leia mais

Fonte: Pernambuco.com
Fonte: pt.wikipedia.org

11/06/2011

Como ser um profissional mais produtivo

Quer ser um profissional mais produtivo? Trabalhe menos tempo, diz estudo

Um estudo conduzido pelo psicólogo K. Anders Ericsson, e publicado pela revista especializada Psychological Review, constatou que as pessoas mais produtivas são aquelas que trabalham por intervalos menores de tempo, mas de forma focada.

Para chegar a essa constatação, o psicólogo estudou um grupo de músicos e tentou detectar o que os membros considerados “excelentes” faziam de diferente. A descoberta dele foi a de que os violonistas que praticavam durante quatro horas e paravam para descanso conseguiam melhores resultados do que seus pares, que tocavam sete horas diárias sem parar. Isso porque, segundo o levantamento, para obter o melhor de sua capacidade, as pessoas precisam fazer paradas regulares.

O pesquisador disse que, baseado nos resultados preliminares o estudo analisou pessoas bem-sucedidas em outras áreas profissionais. “Quando precisam terminar uma novela, autores famosos tendem a escrever só durante quatro horas pela manhã, deixando o resto do dia para descanso e recuperação”, explicou Ericsson, de acordo com o site da Business Insider.

O especialista destacou que os profissionais, em geral, deveriam conseguir desenvolver hábitos de trabalho baseados nessa constatação. A principal dica dele foi a que o ideal é limitar determinadas horas do dia para atividades que requerem um grande esforço mental.

A tese do psicólogo já tinha sido defendida em um livro que transformou-se em campeão de vendas nos Estados Unidos, o The 4-Hour Workweek (Trabalhe Quatro Horas por Semana, em português). Na obra, o autor, Timothy Ferriss, mostra que para cada 20% do tempo que as pessoas trabalham elas deveriam descansar outros 80%. Segundo ele, ao se manter focado, o profissional consegue fazer mais em menos tempo e com melhor qualidade.

Fonte: Olhar digital

09/06/2011

Casca da maçã contra a perda muscular

Em busca de uma maneira para prevenir a perda muscular que acontece com a idade e em decorrência de doenças, pesquisadores da Universidade de Iowa descobriram um composto natural na casca de maçã que pode ajudar no processo. A descoberta foi publicada na edição de junho da revista “Cell Metabolism”.

"A perda muscular é companhia frequente da doença e do envelhecimento", disse Christopher Adams, da Universidade de Iowa. "Isso prolonga o tempo no hospital, retarda a recuperação e em alguns casos impede as pessoas de voltarem para casa. Não é bem entendido nem há remédio para isso", explica.

A equipe de Adams primeiro pesquisou o que acontece na atividade do gene nos músculos em condições de fraqueza. Nesses estudos apareceram 63 genes que mudam em resposta ao jejum tanto em pessoas quanto em ratos e outros 29 que mudam sua expressão nos músculos de pessoas que estão jejuando e naqueles com lesão medular. A comparação das assinaturas de expressão gênica para as assinaturas das células tratadas com mais de 1300 pequenas moléculas bioativas levou ao ácido ursólico como um composto com efeitos contrários à atrofia.

"O ácido ursólico é um composto natural interessante, é parte de uma dieta normal, um componente da casca de maçã", disse Adams.

Os pesquisadores em seguida deram ácido ursólico para ratos em jejum e os experimentos mostraram que o ácido ursólico pode proteger contra o enfraquecimento muscular. Quando o ácido ursólico foi adicionado aos alimentos de ratos normais por semanas, os músculos cresceram. Os animais que receberam ácido ursólico também ficaram mais magros e com níveis menores de glicose no sangue, colesterol e triglicérides.

Ainda não está claro se as descobertas em ratos serão as mesmas em pacientes humanos, mas o objetivo agora, segundo o pesquisador, é “descobrir se isso pode ajudar as pessoas”. Se assim for, eles não sabem ainda se o ácido ursólico em níveis que podem ser consumidos como parte de uma dieta normal pode ou não ser suficiente.

Fonte: Pernambuco.com

A seguir uma receita de como preparar um delicioso suco da casca da maçã

Suco de Casca de Maçã

Ingredientes:

6 maçãs
1 litro de água
Açúcar a gosto

Modo de Preparo:

Lave bem as maçãs e depois descasque-as. Leve ao fogo as cascas e a água para ferver. Bata no liquidificador, coe e adoce a gosto. Complete com água gelada. Obs: Se for para consumo imediato, não precisa de cozimento.
O suco de maçã sem casca tem a metade da Vitamina A em relação ao suco com casca.

Fonte: Só receitas

08/06/2011

Exercício físicos prazerosos

Uma pesquisa publicada no British Journal of Psychiatry, da Inglaterra, indicou que quem se exercita por prazer está menos propenso a sofrer de ansiedade e depressão do que as pessoas que o fazem por obrigação.

A explicação é que o cérebro de quem realiza algo prazeroso produz mais serotonina, substância que causa a sensação de prazer. A serotonina também reduz em aproximadamente 30% os sintomas da ansiedade de uma maneira saudável e longe de medicamentos.

Logo, a atividade física desempenhada em contexto agradável tem mais uma vez comprovada a sua contribuição para o bem estar físico e mental. Desta forma, adotar o exercício nos hábitos cotidianos fica mais barato e menos drástico que as intervenções de cura de doenças evitáveis sem o sedentarismo.

Portanto, é mais conveniente que o indivíduo que possui tendências típicas do comportamento ansioso, como a compulsão alimentícia, decida praticar atividade esportiva espontaneamente do que permita o desenvolvimento de outros problemas de saúde, que levem o médico a prescrever o exercício de forma impositiva.

Fonte: Pernambuco.com (Saúde plena)

07/06/2011

Os perigos da ração humana

Anvisa faz alerta sobre consumo de ração humana

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta terça-feira, 7, um alerta sobre o consumo do produto conhecido como "ração humana". Para a Agência, a substituição de refeições por esse alimento pode gerar problemas de saúde devido à carência de nutrientes.
Leia mais

Fonte: Estadão.com.br

06/06/2011

Os perigos do videogame Xbox Kinect

Se você é uma pessoa que se considera sedentária ou acusa a falta de tempo para não praticar exercícios físicos, saiba que suas desculpas estão se esgotando. Jogar, ou melhor, brincar com videogames interativos como o Kinect, acessório para o videogame Xbox 360, da Microsoft, em que o corpo do usuário serve de controle, ou o Wii, da Nintendo, pode ser uma saída para manter a disposição. Mas a diversão exige cuidados.
Leia mais

As lesões que o videogame, Xbox Kinect, pode causar


Fonte: R7.com

05/06/2011

CUIDADO COM OS EXCESSOS

As vitaminas regulam o metabolismo e as funções orgânicas e, muitas delas, possuem papel crucial no metabolismo energético. No caso das atividades físicas, o treino aumenta a necessidade nutricional do praticante. Assim, é certo que atletas precisam de maior aporte nutricional de vitaminas para recuperar, manter e construir massa magra. Para que essa condição seja alcançada, em alguns casos, o uso de suplementação de vitaminas entre praticantes de atividade física e atletas se faz necessário.

No entanto, independente da intensidade, os praticantes de atividade física precisam ficar atentos ao uso excessivo de suplementos sem orientação. Essa prática, segundo especialistas, pode trazer resultados opostos aos desejados. Caso o usuário não tenha suporte calórico adequado e não malhe em frequência e intensidade capazes de consumir o aporte energético consumido, pode perder massa muscular e até ganhar peso. O uso indiscriminado dessas substâncias também pode causar alterações renais, pode comprometer o desempenho esportivo e provocar quadros de toxicidade.

Na maioria dos casos, a recomendação de uso de suplementos é indicada para atletas em deficiência nutricional e risco nutricional, tais como os que precisam perder peso drasticamente (ginastas e lutadores, principalmente) e aqueles que voluntariamente se enquadram em grupos de restrições alimentares.

O desempenho e o bem-estar físico podem ser garantidos pela dieta personalizada e balanceada. O exercício programado é capaz de requerer mais energia e nutrientes do organismo, mas a suplementação vitamínica deve ser planejada com papel acessório na preparação atlética.

Fonte: Pernambuco.com (saúde plena)

Muitos praticantes de academia fazem uso de anabolizantes, até mesmo em excesso, para obter massa muscular em curto intervalo de tempo prejudicando vários órgãos principalmente o coração

04/06/2011

Como evitar a LER, Lesão por Esforço Repetitivo?

L.E.R

As lesões por esforço repetitivo, ou LER como são mais conhecidas, compõem um tipo de dano causado pelo desempenho de atividade repetitiva e contínua, que acomete principalmente trabalhadores e esportistas. Essas lesões representam um desafio para muitos empregadores, já que a atividade profissional acaba sendo interrompida com a evolução do quadro. Também configura um drama para os seus portadores, que vêem seus desempenhos comprometidos em qualquer atividade, em virtude das limitações de movimentos impostas pelo dano a uma parte específica do corpo.
Certas condições favorecem o aparecimento da LER em longo prazo, como o excesso de movimentos repetitivos, falta de descanso adequado, atividades que exigem posturas incomuns no dia a dia, excesso de cargas, exposição a vibrações e ao frio, exposição a ruído elevado, entre outros efeitos pode produzir mudanças de comportamento corporal.

Como cada organismo manifesta diferentemente a sua recepção a um exigência de esforço, a detecção da formação de uma lesão desse tipo é de difícil diagnóstico. A LER, instala-se lentamente e muitas vezes passa despercebida ao longo de toda a carreira. Quando é percebida, na maior parte dos casos, já existe um severo comprometimento da área afetada.

Em condições já desenvolvidas, a LER proporciona dores localizadas, desconforto, fadiga, sensação de peso, formigamento, dormência, sensação de diminuição de força, inchaço, choques nos membros e falta de firmeza nas mãos.

A ciência que se dedica ao ajustamento do meio ambiente (trabalho ou lazer) às características fisiológicas do corpo humano é chamada de ergonomia. Ela é grande responsável pela evolução dos métodos para prevenir e tratar as causas dessas lesões, a partir da elaboração de projetos e adoção de medidas apropriadas de uso de equipamentos e procedimentos de atuação humana.

As causas mais comuns da LER, mais frequentes no uso de computadores, podem ser evitadas com a adoção dos seguintes cuidados:

  • A cada 25 minutos de trabalho de digitação faça uma parada de 5 minutos;
  • A cada uma hora de digitação, saia de sua cadeira e movimente-se;
  • Beba água regularmente ao longo do dia, o hábito faz bem à hidratação do corpo e ainda estimula o hábito do descanso;
  • Tenha postura adequada: ombros relaxados, mantenha os pulsos retos, use o encosto da cadeira para apoiar as costas;
  • Mantenha as plantas dos pés totalmente apoiadas no chão;
  • Sua cadeira deve ser do tipo ajustável para sua altura em relação à mesa de trabalho, e seu encosto deve prover suporte integral para suas costas.
  • Não utilize apoio de pulso durante a digitação, pois se assim o fizer estará correndo o risco de provocar compressão nos nervos de seu pulso (túnel do carpo), a digitação deve ser feita com os pulsos ligeiramente levantados.
  • Em situações que tenha que ficar em pé, uma solução seria o apoio para os pés, alternando-os no decorrer da atividade.
  • É importante se fazer alongamentos nos intervalos das atividades.

Além das práticas de correção dos agentes causadores, em caso de confirmação por um profissional médico, a maioria dos tratamentos adota os exercícios físicos e a fisioterapia com resultados benéficos. E muitas vezes também, antiinflamatórios e analgésicos são utilizados para alívio da dor aguda e crônica da LER.

Fonte: Pernambuco.com (saúde plena)
Fonte: pt.wikipedia.org

02/06/2011

25 dicas para evitar malware (vírus) no pc



Pessoal, eis as 25 dicas de
como evitar malware, vírus no PC.

POR PRECAUÇÃO, INSTALE O MELHOR ANTIVÍRUS DO MERCADO

25 dicas para evitar malware no seu PC

1. Vale aquele ditado: “Antes prevenir do que remediar”, ou seja, faça tudo para evitar que seu




computador fique infectado, pois, depois pode ser difícil de desinfectar seu computador, procure manter seus programas sempre atualizados;

2. Nem tudo que tem na Internet é bom, como tudo na vida. Ela tem o lado “bom” e o lado “mal”, então saiba separar. Sempre procure tirar maior benefício da Internet, tais como pesquisas para trabalho, saber o que está acontecendo no Brasil e no Mundo;

3. Preste atenção aos e-mails que recebe, considere a princípio e-mails de banco, da receita fede-ral como suspeitos, NÃO abra e NÃO clique nos links, pois eles provavelmente contêm algum tipo de vírus ou programa espião;

4. Ao receber e-mails com links e você se interessar, não clique no link, copie o endereço direto no na barra de endereço do seu navegador de Internet;

5. Nunca executar um programa (.exe) que tenha sido anexado no seu e-mail, mesmo que esse e-mail for enviado por alguém que você conheça, pois, seu amigo pode não saber que tem um vírus no PC dele e assim passar para você;

6. Cuidado com mensagens no estilo mala direta e tenha, se possível, um programa de filtragem de e-mails;

7. Tenha sempre em mente ao mandar um e-mail para várias pessoas que seja por CCO (Cópia Carbono Oculta), pois com isso você impede que outras pessoas conheçam os e-mails dos seus amigos, e também impede a propagação e-mails que podem parar em lista de propaganda de empresas;

8. Nunca clique em links enviados pelo MSN em janelas de conversação que você não abriu, mesmo que você conheça o contato em questão. Muito provavelmente seu amigo está com o PC infectado e o vírus está se espalhando através da lista de contatos dele;

9. Cuidado com programas de “venda casada”, ou seja, você instala um programa gratuito no seu PC e na instalação está embutido vários outros programas que você não quer. Pode ser uma cilada;

10. Ao baixar algum programa de sites de download tenha o cuidado de passar um antivírus antes de instalá-lo em seu PC;

11. Ao baixar músicas da internet procure por sites confiáveis e prefira os downloads pagos. Seus riscos serão consideravelmente menores.

12. Cuidado com programas de P2P, tais como: Emule ou Shareaza. Em alguns casos você pede um arquivo, porém, vem outro, por exemplo: Você procura o último filme do Harry Potter, baixa o arquivo no seu computador com o nome “harrypottereasrm2.rmvb” quando na verdade o filme que baixou é um filme pornô acompanhado de vírus. Em casos assim procure em sites oficiais dos filmes ou em sites que disponibilizam filmes ou séries para ficarem 24 horas no seu PC.

13. Quando for a sites de banco preste atenção no site, pois, pode ser um site clonado. Nesses sites de bancos você deve prestar atenção, principalmente, se o endereço de HTTP, passará a HTTPS esse “S” a mais quer dizer que a página é segura e também verifique quando entrar numa página segura tenha um cadeado fechado na barra de endereço, isso indica conexão segura;

14. Cuidado com páginas de site de relacionamento, tais como: Orkut, Facebook. Tome alguns cuidados com esse tipo de site, nunca ponha seus dados pessoais, ou deixe sua senha gravada em PC de Lan House;

15. Evite sites pornográficos e sites que tenham “crack” de programas, esses tipos de sites são potencialmente prejudiciais;

16. Quando usar um computador que não é seu, tome algumas precauções, tais como: não salve sua senha, não deixa páginas seguras, ou seja, páginas que contenha sua senha aberta;

17. Use senhas fortes, ou seja, senha com mínimo de 08 caracteres que incluam letras maiúscu-las, minúsculas e números;

18. Nunca dê sua senha para ninguém, de qualquer coisa, ou seja, senha para entrar no seu PC, senha do seu Orkut ou Facebook ou até sua senha de Banco;

19. Tenha cuidado também com pen drive, CDs, DVDs. Principalmente com pen drive, pois no momento que ele é colocado no USB do seu computador, o Malware que está dentro do PC passa para o pen drive e vice-versa;

20. Sempre passe o antivírus no seu pen drive, antes de abrir qualquer pasta contendo os arquivos que estão armazenados nele;

21. Mantenha as atualizações de segurança do seu sistema operacional sempre em dia;

22. Faça sempre as atualizações, do seu antivírus, anti-spyware, anti-rootkit, de preferência, todos os dias;

23. Tenha sempre um firewall ligado no seu computador, nem que seja aquele que vem com o sistema operacional.


Leia mais no Oficina da Net: 25 dicas para evitar Malware no seu PC


Fonte: Oficina da net

Dicas de como trabalhar em casa

Dica 1: Respeite seu tempo

“Quando você trabalha no escritório, a família e os amigos respeitam, naturalmente, seus horários. Mas quando você está trabalhando de casa, inevitalmente, receberá ligações [pessoais] às 11 horas da manhã ou terá de lidar com problemas cotidianos”, alerta a especialista. Segundo ela, para evitar que isso interfira na produtividade do trabalho, é importante estabelecer alguns limites e, principalmente, respeitar uma agenda de compromissos diários profissionais.

Dica 2: Imponha limites de tempo para tarefas específicas

Nellie destaca que, em casa, é fácil perder o foco e se distrair, em especial, se a tarefa for desafiadora ou chata. Quando o profissional percebe que isso está acontecendo, ela sugere que ele estabeleça que gastará apenas mais 15 minutos naquela atividade. “Saber que uma ação está chegando ao fim injeta uma nova energia ao projeto. Se não, mude para algo diferente e retorne quando você estiver mais disposto”, pontua.

Dica 3: Estabeleça bem os prazos

“Você fica ultra produtivo quando a tarefa tem um prazo apertado, mas pode levar horas para finalizar uma simples ação?”, questiona a CEO da Corpnet.com. Se a resposta a pergunta for ‘sim’, isso significa que o profissional trabalha melhor sob pressão e, portanto, precisa estabelecer prazos curtos para entrega de todas as suas atividades.

Dica 4: Desconecte-se por algumas horas

O mundo digital oferece uma série de distrações. Além das redes sociais, os e-mails e os sistemas de mensagens instantâneas acabam consumindo boa parte das horas diárias, sem que os profissionais percebam. Assim, Nellie sugere que as pessoas que trabalham de forma remota desliguem o telefone e todos os recursos de comunicação durante algumas horas para se dedicar exclusivamente ao trabalho.

Dica 5: Estabeleça uma área de trabalho

Quando se fala em home office, o ideal é ter em casa uma área dedicada ao ‘escritório’ e que, de preferência, tenha uma porta que possa ser fechada para evitar distrações. “Criar limites não só ajuda a ser mais produtivo no trabalho, mas também permite desligar-se durante as horas de lazer”, pontua.

Dica 6: Mude de ambiente

“Se você acha que um trabalho não está fluindo, mude de ambiente”, ressalta a especialista. “Vá trabalhar em uma cafeteria por uma hora ou faça um ‘brainstorm’ no parque”, acrescenta. Segundo ela, essa mudança de cenário favorece novas ideais e traz mais inspiração.

Dica 7: Faça uma auditoria de tempo

Para quem trabalha sem uma pressão por horários específicos, é importante saber como, exatamente, foi gasto o tempo de trabalho. Ao realizar uma auditoria de quantas horas foram gastas para cada atividade, o profissional consegue perceber como ele pode ser mais produtivo, ao fazer pequenos ajustes no cotidiano.

Segundo Nellie, soluções simples, como reduzir as idas diárias ao supermercado ou buscar novos formatos de comunicação com os clientes, podem fazer bastante diferença nas horas trabalhadas no final do mês.

Dica 8: Crie uma lista de tarefas


A CEO conta que o ideal é montar uma lista de tarefas que precisam ser entregues no dia, na semana e no mês. Assim, antes de começar a rotina de trabalho, o profissional pode checar suas obrigações e estabelecer os objetivos diários. “Tente manter sua lista o mais realista e organizada possível. Nada pode roubar mais sua motivação do que se deparar com tarefas ambiciosas e que são impossíveis de cumprir”, explica.

Dica 9: Controle as paradas de trabalho

Quando as pessoas trabalham em casa ou no escritório é praticamente impossível ficar focado no trabalho por horas a fio. As paradas são algo necessário. No entanto, quem atua em home office deve administrar esse tempo livre para evitar que ele prejudique a vida profissional e pessoal.

O segredo está em equilibrar o tempo necessário para entregar as tarefas profissionais com atividades que ajudem a repor energias, como passear com o cachorro, almoçar com um amigo, entre outras. “Você não só ficará mais feliz, como mais produtivo também”, conclui.

Leia também: Como o trabalho remoto se encaixa na legislação brasileira

Fonte: Olhar Digital

01/06/2011

CineTV

cinetv


Lançamento
06\2011


Cinetv



Nasce mais, o CineTV
o meu, o seu, o nosso canal de filmes e de séries

que se chama de CineTV (4 anos)

Total de visualizações InfoTec