Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O futuro passa primeiro aqui



quarta-feira, 16 de abril de 2025

Smartphone

 

Smartphone


 

Galaxy S25, novo iPhone SE 4 (linha de smartphones de baixo custo de 4ª geração) e Xiaomi 15 Ultra são alguns dos lançamentos mais aguardados para o começo do ano; conheça os rumores e saiba o que esperar dos smartphones. 


Um smartphone é um telefone celular com recursos avançados de computação. Normalmente, possui uma interface touchscreen, permitindo que os usuários acessem uma ampla gama de aplicativos e serviços, como navegação na web, e-mail e mídias sociais, além de reprodução e streaming de multimídia. 

Touch screen. Como funcionam as telas touch 

Touch screen

O funcionamento das telas touch screen baseia-se no uso de sensores que detectam o toque (sensores sensível ao toque) e transformam-no em comando. Para isso, o sistema pode utilizar diversas tecnologias.

 

Os smartphones possuem câmeras integradas, navegação GPS e suporte para diversos métodos de comunicação, incluindo chamadas de voz, mensagens de texto e aplicativos de mensagens baseados na internet. Os smartphones se distinguem dos celulares com recursos mais antigos por seus recursos de hardware mais avançados e sistemas operacionais móveis abrangentes, acesso à internet, aplicativos empresariais, pagamentos móveis e funcionalidades multimídia, incluindo música, vídeo, jogos, rádio e televisão. 

Os smartphones normalmente apresentam chips de circuito integrado (CI) de metal-óxido-semicondutor (MOS), vários sensores e suporte para vários protocolos de comunicação sem fio. Exemplos de sensores de smartphones incluem acelerômetros, barômetros, giroscópios e magnetômetros; eles podem ser usados ​​por software pré-instalado e de terceiros para melhorar a funcionalidade. Os padrões de comunicação sem fio suportados por smartphones incluem LTE, 5G NR, Wi-Fi, Bluetooth e navegação por satélite. Em meados da década de 2020, os fabricantes começaram a integrar mensagens via satélite e serviços de emergência, expandindo sua utilidade em áreas remotas sem cobertura celular confiável. Os smartphones substituíram em grande parte os dispositivos de assistente digital pessoal (PDA), PCs portáteis/do tamanho da palma da mão, reprodutores de mídia portáteis (PMP) (Smartphones reduzem drasticamente as vendas de iPods e MP3 players), câmeras point-and-shoot, filmadoras e, em menor grau, consoles de videogame portáteis, dispositivos de leitura eletrônica, calculadoras de bolso e unidades de rastreamento GPS. 

Após a crescente popularidade do iPhone no final dos anos 2000 (Relembre todos os iPhones já lançados pela Apple), a maioria dos smartphones passou a apresentar formatos finos, semelhantes a tablets, com telas sensíveis ao toque grandes e capacitivas, com suporte para gestos multitoque em vez de teclados físicos. A maioria dos smartphones modernos permite que os usuários baixem ou comprem aplicativos adicionais em uma loja de aplicativos centralizada. Eles geralmente oferecem suporte para armazenamento e sincronização em nuvem, além de assistentes virtuais. Desde o início dos anos 2010, hardware aprimorado e comunicação sem fio mais rápida impulsionaram o crescimento da indústria de smartphones. Em 2014, mais de um bilhão de smartphones foram vendidos globalmente a cada ano. Somente em 2019, 1,54 bilhão de unidades de smartphones foram enviadas para o mundo todo (Número de smartphones vendidos para usuários finais em todo o mundo de 2007 a 2023). Em 2020, 75,05% da população mundial era usuária de smartphones (Smartphones - estatísticas e fatos).

 

Fonte:

Wikipedia 

Brasilescola 

Tomshardware 

Canaltech 

Statista 

Techtudo 


Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec

6505