Sistema Operacional |
Um Sistema Operacional (SO) é um software (coleção de programas e dados) de sistema que gerencia recursos de hardware (equipamento de um computador) e software de computador e fornece serviços comuns para programas de computador.
Os sistemas operacionais de tempo compartilhado agendam tarefas para uso eficiente do sistema e também podem incluir software de contabilidade para alocação de custos de tempo de processador, armazenamento em massa, periféricos e outros recursos.
Para funções de hardware como entrada e saída e alocação de memória, o sistema operacional atua como um intermediário entre programas e o hardware do computador (Princípios de sistemas de operacionais: Projetos e aplicações), embora o código do aplicativo seja geralmente executado diretamente pelo hardware e frequentemente faça chamadas de sistema para uma função do SO ou seja interrompido por ela. Os sistemas operacionais são encontrados em muitos dispositivos que contêm um computador – de telefones celulares e consoles de videogame (Lista de consoles de jogos eletrônicos) a servidores web (é um software responsável por aceitar pedidos em HTTP (Protocolo de Transferência de Hipertexto) de clientes, geralmente os navegadores, e servi-los com respostas em HTTP, e supercomputadores (computador com altíssima velocidade de processamento (O que é o clock do processador e o que ele diz sobre desempenho?) e grande capacidade de memória (Como saber quanto de memória RAM meu PC suporta)
Em setembro de 2024, o Android (Android 14 era o sistema operacional mais popular com uma participação de mercado de 46%, seguido pelo Microsoft Windows (Windows 11 com 26%, iOS (IOS 17 e iPadOS 17) com 18%, macOS (Sonoma) com 5% e Linux com 1%.
Android, iOS e iPadOS são sistemas operacionais móveis, enquanto Windows, macOS e Linux são sistemas operacionais de desktop (Participação no mercado mundial de sistemas operacionais) As distribuições Linux (40 Melhores distribuições Linux de todos os tempo) (Ubuntu - Ubuntu 23.04 "Lunar Lobster") , uma das distribuições mais populares de Linux) são dominantes nos setores de servidores e supercomputação. Outras classes especializadas de sistemas operacionais (sistemas operacionais de propósito especial), como sistemas embarcados e em tempo real, existem para muitas aplicações. Também existem sistemas operacionais focados em segurança. Alguns sistemas operacionais têm baixos requisitos de sistema (por exemplo, distribuição Linux leve). Outros podem ter requisitos de sistema mais altos.
Alguns sistemas operacionais exigem instalação ou podem vir pré-instalados com computadores adquiridos (instalação OEM), enquanto outros podem ser executados diretamente de mídia (por exemplo, live CD) ou memória flash (por exemplo, pendrive).
O sistema operacional
de um computador é um dos componentes mais importantes de toda a
máquina — afinal, é a partir desta interface que cada pessoa vai acessar
os programas e executar as tarefas diárias. Algumas das opções que
lideram o mercado de sistemas para PCs fazem parte do cotidiano de
várias gerações de usuários há décadas.
Microsoft Windows
O Windows é uma linha de produtos de sistemas operacionais gráficos proprietários desenvolvidos e comercializados pela Microsoft. É agrupado em famílias e subfamílias que atendem a setores específicos da indústria de computação – Windows (não qualificado) para uma estação de trabalho corporativa ou de consumo, Windows Server para um servidor e Windows IoT para um sistema embarcado. O Windows é vendido como um produto de varejo de consumo ou licenciado para fabricantes de hardware de terceiros que vendem produtos empacotados com o Windows.
A primeira versão do Windows, o Windows 1.0 (Windows 1.x), foi lançada em 20 de novembro de 1985, como um shell de sistema operacional gráfico para MS-DOS (MS-DOS - Microsoft Disk Operating System) em resposta ao crescente interesse em interfaces gráficas de usuário (GUIs)
(A história incomum do Microsoft Windows).
O nome "Windows" é uma referência ao sistema de janelas em GUIs.(Por que o Windows é chamado de Windows?) O lançamento do Windows 3.0 (Windows 3.x) em 1990 catapultou seu sucesso de mercado e levou a várias outras famílias de produtos, incluindo o extinto Windows 9x (Windows 9x), Windows Mobile (Windows Mobile), Windows Phone (Windows Phone) e Windows CE (Versão do sistema operativo Baseado no Windows NT )/Embedded Compact.
O Windows é o sistema operacional de desktop mais popular do mundo, com uma participação de mercado de 70% em março de 2023, de acordo com a StatCounter; no entanto, quando se incluem sistemas operacionais móveis, não é o mais usado, em favor do Android (A Microsoft está falando sério e admite que sua participação no mercado de dispositivos é de apenas 14%)
A versão mais recente do Windows é o Windows 11 (Windows 11) para PCs e tablets de consumo, o Windows 11 Enterprise para corporações e o Windows Server 2025 (Windows Server 2025) para servidores. Ainda são suportadas algumas edições do Windows 10 (Windows 10), Windows Server 2016 ou posterior (e excepcionalmente com suporte pago até o Windows Server 2008).
Linux
Linux é uma família de sistemas operacionais de código aberto do tipo Unix (sistema operativo portável, multitarefa e multiutilizador) baseados no kernel Linux (Núcleo Linux) (Guia Linux+ para Certificação Linux), um kernel de sistema operacional lançado pela primeira vez em 17 de setembro de 1991 por Linus Torvalds.
O Linux é normalmente empacotado como uma distribuição Linux (distro), que inclui o kernel e o software e bibliotecas de sistema de suporte — a maioria dos quais são fornecidos por terceiros — para criar um sistema operacional completo, projetado como um clone do Unix e lançado sob a licença copyleft GPL (GNU - Licença Pública Geral) (Mac, Linux, Windows e agora)
Existem milhares de distribuições Linux, muitas baseadas direta ou indiretamente em outras distribuições (Principais Distribuições - Uma visão geral das principais distribuições Linux e FreeBSD);
distribuições Linux populares (Dez principais distribuiçõesUma visão geral das principais distribuições de hoje; 10 melhores distribuições Linux (2025)) incluem:
1 - Debian,
2 - Fedora Linux,
3 - Linux Mint,
4 - Arch Linux e
5 - Ubuntu,
enquanto distribuições comerciais incluem:
2 - SUSE Linux Enterprise e
3 - ChromeOS.
Distribuições Linux são frequentemente usadas em plataformas de servidor (9 razões pelas quais o Linux é uma escolha popular para servidores).
Muitas distribuições Linux usam a palavra "Linux" em seu nome, mas a Free Software Foundation usa e recomenda o nome "GNU/Linux" (Linux e o Sistema GNU) para enfatizar o uso e a importância do software GNU em muitas distribuições, causando alguma controvérsia. Além do kernel Linux, os principais componentes que compõem uma distribuição podem incluir um servidor de exibição (sistema de janelas), um gerenciador de pacotes, um bootloader e um shell Unix.
O Linux é um dos exemplos mais proeminentes de colaboração de software livre e de código aberto. Embora originalmente desenvolvido para computadores pessoais baseados em x86, ele foi portado para mais plataformas do que qualquer outro sistema operacional,[30] e é usado em uma ampla variedade de dispositivos, incluindo PCs, estações de trabalho, mainframes e sistemas embarcados. O Linux é o sistema operacional predominante para servidores e também é usado em todos os 500 supercomputadores mais rápidos do mundo.[g] Quando combinado com o Android, que é baseado em Linux e projetado para smartphones, eles têm a maior base instalada de todos os sistemas operacionais de uso geral.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário