Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



29/05/2023

Energia potencial elétrica

 

Energia potencial elétrica

 

 

A energia potencial elétrica é uma energia potencial (Ep) (medida em joules) que resulta de forças conservativas de Coulomb e está associada à configuração de um conjunto particular de cargas pontuais dentro de um sistema definido. Pode-se dizer que um objeto tem energia potencial elétrica em virtude de sua própria carga elétrica ou de sua posição relativa a outros objetos eletricamente carregados. 

 

O Joule [J] refere-se à unidade de medida de trabalho, de energia ou de quantidade de calor equivalente ao trabalho produzido por uma força de 1 (um) newton cujo ponto de aplicação desloca-se 1 (um) metro na direção da força.

J=ⲀC(ⲀQ/t(s)/T=F(m.a)

 

Efeito Joule

O efeito Joule é um fenômeno físico que consiste na conversão de energia elétrica em calor. Esse fenômeno ocorre quando algum corpo é atravessado por uma corrente elétrica."

 

Energia elétrica é a capacidade de trabalho de uma corrente elétrica (I(R/U)/ⲀT).

O calor é a energia térmica que passa de um corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura (↑T » ↓T)

 

O termo "energia potencial elétrica" é usado para descrever a energia potencial em sistemas com campos elétricos variantes no tempo (Ep=ⲀQ/t(s)), 

enquanto o termo "energia potencial eletrostática" é usado para descrever a energia potencial em sistemas com campos elétricos invariantes no tempo.

Campo elétrico é uma importante grandeza física definida como o módulo da força elétrica produzida em cada unidade de carga elétrica (E=F(m.a)/q).

 

26/05/2023

Energia elétrica

 

Subestação de energia


 

 

A energia elétrica (é uma forma de energia que se origina da energia potencial elétrica (Ep=Kc x Qq/d), baseada na geração de diferenças de potencial elétrico (ddp ou Tensão elétrica = ⲀQ/Ⲁt), permitindo estabelecer corrente elétrica (I=U/R) entre dois pontos e os fenômenos físicos envolvidos. Pode ser obtida também a partir da energia cinética).


A energia elétrica é a energia relacionada a forças em partículas eletricamente carregadas e ao movimento dessas partículas (geralmente elétrons em fios, mas nem sempre). Essa energia é fornecida pela combinação de Corrente elétrica e potencial elétrico (muitas vezes referido como tensão porque o potencial elétrico é medido em volts) que é fornecido por um Circuito elétrico, U=RxI (por exemplo, fornecido por uma concessionária de energia elétrica). 

Movimento (corrente) não é necessário; por exemplo, se houver uma diferença de tensão em combinação com partículas carregadas, como eletricidade estática ou um capacitor (C=Q(1.6 x 10-19/ⲀV) carregado, a energia elétrica em movimento é normalmente convertida em outra forma de energia: 

 

A energia elétrica é normalmente vendida em quilowatt hora (1 kW·h = 3,6 MJ) que é o produto da potência em quilowatts multiplicado pelo tempo de operação em horas. As concessionárias de energia elétrica medem a energia usando um medidor de eletricidade, que mantém um total atualizado da energia elétrica entregue a um cliente. 

O aquecimento elétrico é um exemplo de conversão de energia elétrica em outra forma de energia, o calor. O tipo mais simples e comum de aquecedor elétrico usa resistência elétrica (O que é resistência elétrica?) para converter a energia.  

Existem muitas maneiras mais complicadas de usar a energia elétrica. Em computadores, por exemplo, pequenas quantidades de energia elétrica estão se movendo rapidamente para dentro, para fora e através de milhões de transistores, onde a energia está em movimento (corrente através de um transistor) e imóvel (carga elétrica na porta de um transistor que controla a passagem de corrente). 

 

07/05/2023

Rede 5G

 

Rede 5G

 

 

 

Em telecomunicações (permite a troca de informações por distâncias significativas através de meios eletrônicos). o 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes celulares de banda larga (Entenda a diferença entre 3G, LTE, 4G, 4G+, 4,5G e 5G), que as empresas de telefonia celular começaram a implantar em todo o mundo em 2019 (O que é o 5G e como ele pode mudar as nossas vidas).

O 5G é o sucessor planejado para as redes 4G que fornecem conectividade para a maioria dos celulares atuais.  

Como seus antecessores, as redes 5G são redes celulares, nas quais a área de serviço é dividida em pequenas áreas geográficas chamadas células. Todos os dispositivos sem fio 5G em uma célula são conectados à Internet (Banda larga) e à rede telefônica por ondas de rádio por meio de uma antena local na célula.  

As novas redes têm velocidades de download mais altas, eventualmente até 10 gigabits por segundo (Gbit/s) (O que é 5G e quão rápido é?). Além do 5G ser mais rápido do que as redes existentes, o 5G possui maior largura de banda e, assim, pode conectar mais dispositivos diferentes, melhorando a qualidade dos serviços de Internet em áreas movimentadas (O que é e como funciona o 5G?)

Devido ao aumento da largura de banda, espera-se que as redes sejam cada vez mais usadas como provedores de serviços gerais de Internet (ISPs) para laptops (notebook) e computadores de mesa (Computador pessoal, PC), competindo com ISPs existentes, como internet a cabo (Rede por cabo), e também possibilitarão novas aplicações em Internet das Coisas (IoT) e áreas de máquina a máquina (M2M).  

Celulares com capacidade 4G sozinhos não são capazes de usar as redes 5G.


Fonte:

Wikipedia 

BBC 

Tecnoblog 

Mobilit

Howtogeek


Total de visualizações InfoTec