O DOSBox é um emulador gratuito e de código aberto que executa software para sistemas operacionais de disco compatíveis com MS-DOS (MicroSoft Disk Operating System) - principalmente videogames. Foi lançado pela primeira vez em 2002 (22 de julho de 2002).
O DOSBox é, um programa que emula um PC compatível com IBM com um sistema operacional MS-DOS,
O DOSBox foi a realização do sonho dos gamers da velha guarda, desde que o Windows 95 foi lançado (24 de agosto de 1995)
Emulador
Na computação, um emulador é um hardware (equipamento) ou software (suporte lógico) que permite que um sistema de computador (chamado host) se comporte como outro sistema de computador (chamado convidado).
Um emulador normalmente permite que o sistema host execute software ou use dispositivos periféricos projetados para o sistema convidado. Emulação refere-se à capacidade de um programa de computador em um dispositivo eletrônico para emular (ou imitar) outro programa ou dispositivo.
Muitas impressoras, por exemplo, são projetadas para emular impressoras HP LaserJet porque muitos softwares são escritos para impressoras HP. Se uma impressora não HP emular uma impressora HP, qualquer software escrito para uma impressora HP real também será executado na emulação de impressora não HP e produzirá uma impressão equivalente.
Desde pelo menos a década de 1990, muitos entusiastas de videogames e hobistas usaram emuladores para jogar jogos de arcade clássicos da década de 1980 usando o código de máquina e dados originais dos jogos da década de 1980, que são interpretados por um sistema da era atual, e para emular videogames antigos consoles.
Um emulador de hardware é um emulador que assume a forma de um dispositivo de hardware. Exemplos incluem a placa compatível com DOS instalada em alguns computadores Macintosh da década de 1990, como o Centris 610 ou o Performa 630, que permitia a execução de programas de software de computador pessoal (PC) e emuladores de hardware baseados em matriz de portas programáveis em campo. A tese de Church-Turing implica que, teoricamente, qualquer ambiente operacional pode ser emulado dentro de qualquer outro ambiente, assumindo que as limitações de memória sejam ignoradas. No entanto, na prática, pode ser bastante difícil, principalmente quando o comportamento exato do sistema a ser emulado não está documentado e deve ser deduzido por meio de engenharia reversa. Também não diz nada sobre restrições de tempo; se o emulador não funcionar tão rápido quanto usando o hardware original, o software dentro da emulação pode ser executado muito mais lentamente (possivelmente acionando interrupções de timer que alteram o comportamento).
"Um Commodore 64 pode emular o MS-DOS?" Sim, é possível para um Commodore 64 emular um IBM PC [que usa MS-DOS], da mesma forma que é possível resgatar o Lago Michigan com uma colher de chá.
Emulador de console de videogame
Um emulador de console de videogame é um tipo de emulador que permite que um dispositivo de computação emule o hardware de um console de videogame e jogue seus jogos na plataforma de emulação.
Essas plataformas de destino geralmente têm compiladores disponíveis para permitir que esses emuladores estejam disponíveis. Estes incluem (mas não estão limitados a) um computador pessoal, consoles de videogame e dispositivos Android.
Na maioria das vezes, os emuladores carregam recursos adicionais que superam as limitações do hardware original, como compatibilidade mais ampla do controlador, controle de escala de tempo, maior desempenho, qualidade mais clara, acesso mais fácil a modificações de memória (como GameShark), um clique códigos de trapaça e desbloqueio de recursos de jogo.
Um exemplo são os controles do PlayStation ( PS, comumente chamado de PlayStation 1 ou PS1) sendo usados com os jogos do Nintendo 64 (N64).
Os emuladores também são uma ferramenta útil no processo de desenvolvimento de demos homebrew e na criação de novos jogos para consoles mais antigos, descontinuados ou raros.
O código e os dados de um jogo são normalmente fornecidos ao emulador por meio de um arquivo ROM (uma cópia dos dados do cartucho de jogo) ou uma imagem ISO (uma cópia da mídia óptica), que são criados por ferramentas especializadas para cartuchos de jogo, ou unidades ópticas regulares lendo os dados. A maioria dos jogos retém seus direitos autorais apesar do crescente período de tempo do sistema original e da descontinuação dos produtos; isso faz com que consumidores regulares e entusiastas de emulação recorram à obtenção de jogos gratuitamente em vários sites da Internet, em vez de comprar e copiar legitimamente o conteúdo (embora para mídia óptica, isso não seja incomum para proprietários legítimos). Como alternativa, adaptadores especializados, como o Retrode, permitem que os emuladores acessem diretamente os dados nos cartuchos de jogos sem a necessidade de copiá-los em uma imagem ROM primeiro.
Imagem ISO
ROM (read only memory) Memória somente de leitura
Como usar o DOSBox para executar jogos e aplicativos antigos do DOS
Novas versões do Windows não suportam totalmente os jogos clássicos do DOS e outros aplicativos antigos - é aí que entra o DOSBox. Ele fornece um ambiente DOS completo que executa aplicativos DOS antigos em sistemas operacionais modernos.
Já escrevemos sobre o uso do front-end D-Fend Reloaded para DOSBox no passado, mas e se você quiser usar o próprio DOSBox? Mostraremos como montar diretórios, usar os comandos internos do DOSBox, executar programas e usar os atalhos de teclado do DOSBox como um profissional.
Iniciando
O DOSBox está disponível para download gratuito no site do DOSBox. Não é apenas para Windows - os instaladores estão disponíveis para Mac OS X, Linux e outros sistemas semelhantes ao UNIX. Se você estiver usando o Ubuntu, encontrará o DOSBox disponível no Ubuntu Software Center.
Você também precisará do jogo ou aplicativo que deseja executar. Se você tem um disquete antigo, é hora de retirá-lo. Se o jogo estava disponível como shareware, você está com sorte - você poderá encontrá-lo online. A maioria dos jogos DOS são totalmente compatíveis, mas a página inicial do DOSBox hospeda uma lista de compatibilidade para que você possa verificar a compatibilidade do seu jogo favorito.
Diretórios de montagem
Uma vez instalado, você pode iniciar o DOSBox na área de trabalho ou no menu Iniciar. Você terá duas janelas - uma janela de status e a janela principal do DOSBox. Você pode ignorar a janela de status.
(Como os leitores notaram, você também pode executar um programa arrastando e soltando seu arquivo EXE no ícone do aplicativo do DOSBox, então sinta-se à vontade para tentar.)
Antes de executar um jogo, você terá que montar seu diretório. O ambiente do DOSBox é separado do sistema de arquivos do seu computador. Em outras palavras, a unidade C: no DOSBox é completamente separada da unidade C: em seu computador.
Aqui está um exemplo de comando de montagem:
mount c c:\games\
Este comando monta o diretório C:\Games em seu computador como a unidade C: no DOSBox. Substitua c:\games pelo local do diretório de jogos em seu computador.
Adicione a opção -t cdrom se estiver montando um CD-ROM. Por exemplo, o comando a seguir pega a unidade de CD-ROM em D: em seu computador e a monta como a unidade C: no DOSBox:
mount c D:\ -t cdrom
Fonte:
Wikipedia
Gamingroom
Canaltech
Techtudo
Canaltech - videogames antigos
Emulation - Gametechwiki
Howtogeek
Snapcraft