doenca de Crohn |
Burrill Bernard Crohn (13 de junho de 1884, New York - 29 de julho de 1983 em Connecticut), médico norte-americano que se especializou em doenças intestinais; descreveu vários casos de enterite regional em 1932, atualmente chamada doença de Crohn.
A doença de Crohn é uma doença do sistema digestivo, que provoca uma inflamação crônica do revestimento dos intestinos e pode ser causada por fatores genéticos ou por mal funcionamento do sistema imunológico, por exemplo.
Esta doença pode causar sintomas como
- irritação intestinal,
- sangramentos,
- sensibilidade a alguns alimentos,
- diarreia ou dores intestinais, que podem demorar meses a anos para aparecer.
Por esse motivo, normalmente é uma doença de difícil diagnóstico.
A doença de Crohn não tem cura, no entanto, o tratamento permite aliviar os sintomas e promover a qualidade de vida, devendo ser feito de acordo com a orientação de um nutricionista e/ou um gastroenterologista.
A Doença de Crohn é uma doença inflamatória grave que acomete o trato gastrointestinal e que afeta a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon) - mas pode acometer outras partes do corpo, desde a boca até o ânus.
A ileíte era o antigo nome da doença de Crohn, descrita por afetar a parte final do intestino delgado (íleo).
Hoje, sabe-se que a doença de Crohn, pode atingir também o intestino grosso e outras partes do trato digestivo, incluindo todo o trajeto, desde a boca até o ânus.
Trata-se de uma doença crônica, sem causa definida e provavelmente provocada por uma desregulação do sistema imunológico. Ela atinge pessoas de 20 a 40 anos, mas pode afetar qualquer faixa etária.
Como foi o caso de Heather O'Rourke (Poltergeist - O Fenômeno) que surgiram várias teorias sobre a causa da morte
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário