Pressão arterial |
A expressão pressão arterial (P.A) refere-se à pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias. A pressão arterial bem como a de todo o sistema circulatório encontra-se normalmente um pouco acima da pressão atmosférica, sendo a diferença de pressões responsável por manter as artérias e demais vasos não colapsados.
Em uma pessoa saudável, o valor da pressão pode variar continuamente, dependendo do stress, a emotividade ou se está fazendo atividade física.
O que fazer quando a pressão está alta
Quando a pressão está alta (acima de 14 por 9) é acompanhada de
outros sintomas como:
- dor de cabeça muito forte,
- enjoo,
- visão embaçada,
- tonturas
e se tem o diagnóstico de pressão alta, deve-se:
- Tomar o remédio indicado pelo cardiologista para situações de SOS;
- Ir ao pronto-socorro se não melhorar em 1 hora, porque pode ser uma situação de emergência médica.
No entanto, quando não se é hipertenso e a pressão está alta, sem nenhum outro sintoma é aconselhado tentar relaxar um pouco e esperar 1 hora para medir a pressão novamente.
Se depois disso, a pressão continuar alta deve-se marcar uma consulta
com um cardiologista o quanto antes, porque isso pode indicar um quadro
de hipertensão que pode necessitar de tratamento com medicamentos para
regular a pressão, indicados pelo cardiologista.
O que é Hipertensão?
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) ou pressão alta é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão arterial (PA). Considerando-se valores de pressão arterial maiores ou iguais a 140 / 90mmHg. (1, 2 e 3)
Além disso, o diagnóstico de hipertensão aumenta com a idade:
- Entre 30 e 59 anos - 17,8%
- Entre 60 e 64 anos - 44,4%
- Entre 65 e 74 anos - 52,7%
- De 75 em diante - 55%
Cresce o número de brasileiros com hipertensão e diabetes, revela IBGE
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, cerca de 38,1 milhões de brasileiros têm pressão alta e mais de 12,3 milhões, diabetes
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os casos de diabetes e hipertensão cresceram no país desde 2013, ano da última edição do levantamento.
Mais de 38,1 milhões de brasileiros com 18 anos ou mais sofrem de hipertensão. O número equivale a 23,9% da população dessa faixa etária, e é 2,5 pontos percentuais maior do que o registrado em 2013. Em 2019, 72,2% dos hipertensos afirmaram ter recebido assistência médica para a doença nos 12 meses anteriores à entrevista.
Sobre diabetes, 7,7% — 12,3 milhões — dos brasileiros são afetados pela doença. Em 2013, a porcentagem era de 6,2%. A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o lugar onde os pacientes mais buscam assistência médica (49,6%), seguido por consultórios particulares ou clínicas privadas (30%).
O que é pressão sistólica (PAS) e diastólica?
1) Pressão arterial sistólica (PAS) é o maior valor verificado durante a aferição de pressão arterial.
Exemplo: 120x80 significa:
- 120 mmgh refere-se à pressão arterial sistólica e
- 80 mmgh refere-se à pressão arterial diastólica, ambas medidas em milímetros de mercúrio (mmHg).
Trata-se da medida de pressão arterial verificada quando da contração dimensional cardíaca para a impulsão sanguínea às partes corporais extracardíacas, indicativa da força do fluxo nas artérias.
2) Pressão arterial diastólica (PAD) é o menor valor verificado durante a aferição de pressão arterial.
Exemplo: 120x80:
- 120 mmgh refere-se à pressão arterial sistólica e
- 80 mmgh refere-se à pressão arterial diastólica, ambas medidas em milímetros de mercúrio (mmHg).
Esta aferição refere-se à pressão exercida pelo sangue nas paredes da aorta durante a Diástole ventricular (Fisiologia humana, uma abordagem integrada).
Sístole e Diástole Qual a diferença entre sístole e diástole?
A sístole e a diástole são dois estágios do ciclo cardíaco.
A sístole é a fase de contração do coração, onde o sangue é bombeado para os vasos sanguíneos, já a diástole é a fase de relaxamento do coração, fazendo com que o sangue entre no coração.
Em um adulto normal, a média da pressão sistólica é de 120 milímetros de mercúrio (mmHg), enquanto a pressão diastólica é de 80 mmHg.
Sístole:
- É a fase do ciclo cardíaco em que o coração está contraído. bombeando o sangue do coração para a artéria aorta e para a artéria pulmonar.
- Pressão sanguínea Alta (120 mmgh), A pressão sistólica recomendada para um adulto normal é de 120 mmHg. Já para uma criança é de 100 mmHg (6 a 9 anos)
- Vasos Sanguíneos Contraídos
Diástole
- É a fase do ciclo cardíaco em que o coração está relaxado, permitindo que as câmaras cardíacas sejam preenchidas com sangue, que vem das veias pulmonares e veias cavas.
- Pressão sanguínea Baixa (80 mmhg), A pressão diastólica recomendada para um adulto normal é de 80 mmHg. Para crianças é de 65 mmHg.
- Vasos Sanguíneos Relaxados
Fonte: