Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



29/03/2021

Síndrome de Down

 

Down_syndrome

 

Síndrome de Down, também denominada trissomia 21, é uma alteração genética causada pela presença integral ou parcial de uma terceira cópia do cromossoma 21 (Molecular genetic analysis of Down syndrom)

A condição está geralmente associada a 


O quociente de inteligência de um jovem adulto com síndrome de Down é, em média, de 50, sendo equivalente à capacidade mental de uma criança de oito ou nove anos, embora isto possa variar significativamente (Health and disease in adults with Down syndrome)

Os pais da pessoa com síndrome de Down geralmente não têm alterações em termos genéticos (Genetic Disease)

A presença do cromossoma adicional ocorre meramente por acaso (What causes Down syndrome? ou seja, como a cópia acontece e permanece não foi totalmente explicado. A probabilidade aumenta com a idade materna, desde menos de 0,1% em mulheres que são mães aos 20 anos até 3% em mulheres que sejam mães aos 45 anos

Não se conhece qualquer fator comportamental ou ambiental que influencie esta probabilidade. A Síndrome de Down pode ser detectada durante a gravidez durante o rastreio pré-natal, seguido por exames de diagnóstico após o nascimento através de observação direta e exames genéticos. Desde a introdução dos rastreios, as gravidezes com diagnóstico da síndrome são geralmente interrompidas em países onde esse tipo de interrupção é permitido. 

Recomenda-se à pessoa com síndrome de Down a realização regular ao longo da vida de exames de rastreio para problemas de saúde comuns na condição. Não existe cura para a síndrome de Down. A educação e cuidados adequados aumentam a qualidade de vida da pessoa. Algumas crianças com síndrome de Down frequentam escolas comuns, enquanto outras requerem ensino especializado. Algumas concluem o ensino secundário e outras frequentam o ensino superior (Life Before Birth: The Moral and Legal Status of Embryos and Fetuses, Second ...). 

Durante a idade adulta, muitas pessoas com a condição executam trabalhos remunerados, embora seja frequente que necessitem de um ambiente de trabalho protegido. Em muitos casos, as pessoas com síndrome de Down necessitam de apoio financeiro e em questões legais. Em países desenvolvidos e com cuidados apropriados, a esperança média de vida com a condição é de 50 a 60 anos.

A síndrome de Down é uma das alterações cromossómicas mais comuns nos seres humanos, ocorrendo em cerca de um entre cada 1 000 bebés nascidos em cada ano. Em 2015, cerca de 5,4 milhões de pessoas em todo o mundo tinham síndrome de Down. Em 2013, a condição foi a causa de 27 000 mortes, uma diminuição em relação às 43 000 em 1990. A síndrome é assim denominada em memória de John Langdon Down, o médico britânico que descreveu integralmente essa condição em 1866. Algumas características já tinham já sido descritas por Jean-Étienne Esquirol em 1838 e Édouard Séguin em 1844 (Down Syndrome in history). Em 1958 foi descoberta por Jérôme Lejeune a causa genética dessa alteração, uma cópia adicional do cromossoma 21. 

 

Fonte:

Wikipedia

Movimento down

Pubmed

NCBI

Acritica

Web.archive/NADS

Books.google

USA today

Nature

 

10/03/2021

Wu Lien-teh

 

Penang, 10 de março de 1879 — Penang, 21 de janeiro de 1960)


Wu Lien-teh (Chinês: 伍連德; pinyin: Wǔ Liándé; Penang, 10 de março de 1879Penang, 21 de janeiro de 1960), também conhecido como Goh Lean Tuck e Ng Leen Tuck em Min nan e transliteração cantonesa respectivamente, foi um médico malaio conhecido por seu trabalho em saúde pública e, particularmente, a praga da Manchúria de 1910–1911

 

Em 1911, outra epidemia varreu a China. Naquela época, o mundo se uniu

Hoje, a OMS parece comprometida, o vírus ganhou contornos raciais, países estão furiosos uns com os outras e competem por recursos e controle da narrativa

Em 1911, uma epidemia mortal se espalhou pela China e ameaçou se tornar uma pandemia. A origem parecia ligada ao comércio de animais selvagens, mas na época ninguém tinha certeza.

Fechamentos, isolamentos, medidas de quarentena, uso de máscaras, restrições de viagem, cremação em massa de vítimas e controles de fronteira foram implantados para tentar reduzir a taxa de infecção. Mesmo assim, mais de 60 mil pessoas morreram na região nordeste, a mais moderna da China, o que representou uma das maiores epidemias do mundo na época.

Quando a doença foi controlada, o governo chinês convocou a Conferência Internacional da Peste na cidade de Shenyang, no norte do país, perto do epicentro do surto. Estiveram presentes virologistas, bacteriologistas, epidemiologistas e especialistas em doenças de muitas das principais potências do mundo, como Estados Unidos, Japão, Rússia, Reino Unido e França.

O objetivo da conferência foi descobrir a causa do surto, aprender quais técnicas de supressão eram mais eficazes, entender por que a doença se espalhou tão rapidamente e avaliar o que poderia ser feito para evitar uma segunda onda. Embora a conferência não tenha acontecido sem apontar o dedo para os culpados, ela foi, sobretudo, uma tentativa genuína de aprender com o ocorrido.

Como o mundo enfrenta agora uma pandemia caracterizada pela falta de uma resposta coordenada globalmente e de um esforço multilateral por parte dos líderes políticos, vale a pena reconsiderar os aspectos colaborativos da conferência de 1911 no nordeste da China.

Hoje, a Organização Mundial da Saúde (OMS) parece comprometida, o vírus ganhou contornos raciais, as principais nações estão furiosas umas com as outras e competem por recursos e controle da narrativa, enquanto os países mais pobres ficam em grande parte por conta própria. Comparado a 1911, parecemos um mundo polarizado e dividido.

 

Wu foi o primeiro estudante de medicina de ascendência chinesa a estudar na Universidade de Cambridge. (Wu Lien-Teh, 2014. Plague Fighter: The Autobiography of a Modern Chinese Physician. Penang: Areca Books

Ele também foi o primeiro malaio indicado para o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, em 1935. 


Cinco epidemias que ajudaram a mudar o rumo da história

A Peste bubônica (causada pela bactéria Yersinia pestis) no século 14 e a ascensão da Europa Ocidental 

A praga que atingiu a Europa por volta de 1350 foi aterrorizante e matou cerca de um terço da população, mas analistas dizem que pode ter ajudado a região a se desenvolver

A enorme mortalidade causou escassez de mão de obra para os proprietários de terras, fazendo com que o sistema velho sistema feudal, que forçava pessoas a trabalhar nas terras de um senhor para pagar seu aluguel, começasse a desmoronar.

Isso levou a Europa Ocidental a desenvolver uma economia mais moderna, comercializada e baseada em dinheiro.

Mortes por varíola (causada por uma de duas estirpes do vírus da varíola – variola major e variola minor) nas Américas e mudanças climáticas

A colonização das Américas no final do século 15 matou tantas pessoas que pode ter alterado o clima mundial.

Um estudo feito por cientistas da University College London, no Reino Unido, descobriu que a expansão europeia viu a população da região cair de 60 milhões de pessoas (cerca de 10% da população mundial na época) para apenas 5 ou 6 milhões em cem anos.

Muitas dessas mortes foram causadas por doenças introduzidas pelos colonizadores.

O maior assassino foi a varíola. Outras doenças mortais incluíam sarampo, gripe, peste bubônica, malária, difteria, tifo e cólera.

Além da perda catastrófica de vidas e do terrível sofrimento humano na região, houve consequências para o mundo inteiro.

Febre Amarela (doença viral aguda causada pelo vírus da febre amarela) e revolta do Haiti contra a França

Um surto de doença no Haiti ajudou a empurrar a França para fora da América do Norte, e houve um rápido aumento no tamanho e força dos Estados Unidos.

Em 1801, após várias revoltas de escravos contra as potências coloniais europeias, o líder Toussaint Louverture governava o Haiti com o aval da França.

No entanto, depois o líder francês Napoleão Bonaparte se declarou cônsul vitalício. Ele decidiu assumir o controle total da ilha e enviar dezenas de milhares de tropas para tomá-la à força.

No campo de batalha, tiveram bastante sucesso. 

Peste bovina africana e expansão colonial na África

Uma doença mortal que afeta os animais ajudou a acelerar a colonização europeia na África.

Esse não foi um surto que matou pessoas diretamente, mas um surto que matou animais.

Entre 1888 e 1897, o vírus da peste bovina matou 90% do gado africano, com comunidades devastadas no Sudeste da África, na África Ocidental e no Sudoeste do continente.

A perda de rebanho levou à fome, a um colapso na sociedade e à migração de refugiados que deixaram áreas afetadas. 

Peste Negra (também conhecida como Grande Peste, Peste ou Praga) e a queda da dinastia Ming na China

A dinastia Ming governou a China por quase três séculos, durante os quais exerceu uma enorme influência cultural e política sobre grande parte do leste da Ásia.

Mas tudo isso teve um fim catastrófico, em parte devido a um surto.

Uma grande epidemia chegou ao norte da China em 1641, trazendo uma terrível quantidade de mortes. Em algumas áreas, de 20% a 40% da população morreu.

A praga atingiu a região ao mesmo tempo que uma seca e enxames de gafanhotos.



Fonte: 

Wikipedia

CNN Brasil 

BBC 

WHO 

Pubmed 

ncbi

01/03/2021

Tomb Raider (jogo eletrônico de 1996)

 

Tomb Raider I (1996)



Tomb Raider é um jogo eletrônico de ação-aventura e plataforma desenvolvido pela Core Design e publicado pela Eidos Interactive. Ele (jogo Tomb Raider I) foi lançado originalmente em 1996 para o Sega Saturn (Tomb Raider I), e depois para o MS-DOS (Tomb Raider I) e PlayStation

Tomb Raider também foi lançado para o mercado de portáteis, com versões para o Windows Mobile Professional, em 2002, e para o Nokia N-Gage em 2003 e em 2009 para ps3 e para PlayStation portable

Tomb Raider segue a história de Lara Croft, uma arqueóloga inglesa à procura de tesouros antigos, assim como Indiana Jones. O jogo foi um grande sucesso comercial e recebeu ótimas críticas e foi bastante influente Este jogo foi sucedido por uma quantidade muito grande de jogos e mídias relacionadas. 

 

Enredo

Lara Croft está em busca de um artefato dividido em três peças, conhecido como Scion. Lara foi contratada por Jacqueline Natla, uma empresária bem sucedida. Lara começa sua aventura em Vilacabamba, cidade do Peru, e depois parte para Grécia, Egito e o lendário continente perdido de Atlântida

 

 

Fonte: 

Wikipedia 

Sega-brasil 

Classicgames 

Techtudo 

Tombraider.fandom 

Super.abril 


Total de visualizações InfoTec