Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



12/03/2019

World Wide Web (WWW) - 30 anos





World Wide Web (WWW): Rede mundial de computadores

O World Wide Web (WWW) é um termo técnico (e anglicismo de tecnologia da informação) que foi traduzido para a língua portuguesa como rede mundial de computadores, também conhecido como Web (Uma reflexão sobre a rede mundial de computadores), que designa um sistema de documentos em hipermídia (hipermédia) que são interligados e executados na Internet.

Rede informática: conjunto de computadores conectados entre si graças a cabos e trocando informações sob a forma de dados numéricos (valores binários, quer dizer, codificados sob a forma de sinais que podem tomar dois valores: 0 e 1).

Obviamente, este artigo se dedica às redes informáticas. Não existe um só tipo de rede, porque historicamente existem tipos de computadores diferentes, que se comunicam de acordo com linguagens diversas e variadas. A necessidade de contar com vários tipos de rede também se deve à heterogeneidade dos suportes físicos de transmissão que as une, quer seja a nível de transferência de dados (circulação de dados sob a forma de impulsos elétricos, luz ou ondas eletromagnéticas), quer seja a nível dos suporte (cabo coaxial, pares entrançados, fibra ótica, etc.).

Os diversos artigos sobre o assunto pretendem descrever as características dos suportes físicos de transmissão, assim como a maneira como os dados transitam na rede.

A Rede mundial de computadores
A Rede mundial de computadores (Internacional-Networking ou apenas InterNet) surgiu em meados de 1960, em instituições militares governamentais, nos Estados Unidos. Na época a preocupação era que mesmo com situações de catástrofes provocadas por uma guerra pudesse existir um meio de comunicação e a troca de informações entre as bases militares que sobrevivessem, independente de rota de acesso existente – para tal, era necessário então que, locais fisicamente distantes, com equipamentos, softwares e tipo de conexões diferentes, pudessem estar interligados, e trocando informações entre si. Este conceito, mantem-se muito vivo na “Internet atual”, onde máquinas distintas, em diversos lugares do mundo, são capazes de trocar informações entre si, de maneira simples.

Esta tecnologia, migrou dos laboratórios militares  para as universidades, o que impulsionou o crescimento de novos utilitários, softwares, protocolos e hardware, popularizando a rede (que até então ainda não era mundial). O próximo passo foi ganhar o mercado corporativo, e depois o doméstico, fazendo da Internet a maior rede de computadores do mundo. Podemos dividir a Internet em pelo menos três fases distintas :

1ª fase – Quase que restrita basicamente ao meio acadêmico e grandes corporações. As tecnologias ainda são modestas, como os servidores gopher que permitiam (e ainda pertimem!) a busca de informações especificas. Fez muito sucesso em assuntos acadêmicos. Nem preciso mencionar o sucesso da troca eletrônica de mensagens entre os usuários (o tão famoso e-mail), afinal a base da Internet é a comunicação e a troca de informações. Nesta fase a Internet era algo para poucos sortudos

2ª fase – A rede de computadores toma proporções realmente intercontinentais. Inicio da década de 90, e finalmente chega as empresas e ao mercado doméstico. Novas tecnologias, como o World Wide Web (www) disponibilizam uma maneira fácil de interação do internauta com a Internet. Os Chat (bate-papos eletrônicos) são febre, as páginas são bem mais atraentes e com boas animações. Diversos serviços são oferecidos ao internautas e as conexões discadas passam a ter custo acessível, o que facilita a eclosão da tecnologia.

3ª fase – Atual – As tecnologias dão um salto enorme na qualidade e tipos de acesso disponíveis no mercado. A conexão discada começa a ficar em desuso e a palavra de ordem é BANDA LARGA. Tecnologias como cable modem, ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) e satélite, passam a ter um custo pequeno, permitindo conexões domiciliares de 24hs, com velocidades de acesso muito superiores a conexão discada. Este é o mundo da multimídia, da troca de som e imagem on-line, teleconferências, informações em tempo real. Este é sem duvido, o mundo de hoje.
Marcelo Garcia
Profissional da área de informática

Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e imagens. Para consultar a informação, pode-se usar um programa de computador chamado navegador web (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge, Opera etc), para descarregar informações (chamadas "documentos" ou "páginas") de servidores web(ou "sítios") e mostrá-los na tela do usuário (ecrã do utilizador). O usuário (utilizador) pode então seguir as hiperligações na página para outros documentos ou mesmo enviar informações de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir hiperligações é, comumente, chamado "navegar" ou "surfar" na Web.

Fonte: 
CCM 

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec