Vamos explorar o mundo Kinect, a revolução criada pela Microsoft que
mudou a maneira de jogar videogame e promete ser aproveitada para muitas
outras coisas de bem e, provavelmente e infelizmente, até de mal.
É inegável perceber o estrondo que a
Microsoft causou no mundo dos games quando lançou oficialmente o Projeto Natal (primeiro nome do Kinect), a ideia da empresa de Bill Gates foi
levar a experiência do videogame às pessoas não tão “viciadas” ou que
simplesmente não tem familiaridade com um controle.
E3 2010 e as novas tecnologias
Tecnologia 3D, controles de movimento e jogos arrasadores marcaram a retomada da E3 em 2010.
Enfim, a E3 retomava o glamour e reconquistava seu espaço nos corações
dos jogadores do mundo todo. Entre os dias 14 e 17 de junho de 2010, os
videogames passariam por uma revolução. Ou, pelo menos por uma
tentativa. Além de grandes jogos e consoles, a feira representou uma
mudança no mercado e até na postura do evento, apresentando novas
tendências que buscavam tirar o jogador do conforto do sofá,
incentivando o movimento e a imersão com uso de tecnologias inovadoras.
1 - Na onda do movimento
O que se via nas conferências e estandes era uma enxurrada de novas formas de jogar, muito graças ao sucesso monstruoso do Nintendo Wii e seus controles por movimento que encheram os cofres da Big N. Monitores 3D e controles sensíveis ao movimento e capazes de reconhecer o corpo do jogador foram as grandes apostas da feira. Vimos a tentativa de tirar o jogador do conforto e fazê-lo se mexer e experimentar novas formas de jogar.
O que se via nas conferências e estandes era uma enxurrada de novas formas de jogar, muito graças ao sucesso monstruoso do Nintendo Wii e seus controles por movimento que encheram os cofres da Big N. Monitores 3D e controles sensíveis ao movimento e capazes de reconhecer o corpo do jogador foram as grandes apostas da feira. Vimos a tentativa de tirar o jogador do conforto e fazê-lo se mexer e experimentar novas formas de jogar.
Outro ponto importante na E3 2010 foi a longevidade da atual geração. As
desenvolvedoras e produtoras, que até então alongavam a vida útil dos
consoles por cinco ou seis anos, faziam o possível para estender esse
período ao máximo, buscando atingir todos os tipos de jogadores,
principalmente aqueles ditos casuais. E não ficou ninguém de fora dessa
tentativa.
A Microsoft apresentou em definitivo o Kinect, resposta da empresa ao sucesso do Wii, da Nintendo. O mesmo fez a Sony, com o Move,
controle bastante similar ao da concorrente. A lista de jogos que
faziam uso dessas tecnologias de movimento era enorme e tentava cativar
aqueles que se aproximaram dos videogames com uma experiência de jogo
mais amigável e controles simples, como os do Wii, DS e celulares.
Mas, como tem que ser, é claro que tivemos jogos e novos consoles. E não
foi pouca coisa. De novos hardwares e títulos à séries consagradas, a
E3 2010 deixou sua marca nas memórias dos 45 mil visitantes e nos outros
incontáveis jogadores que acompanharam de casa, na internet ou com suas
revistas favoritas, a história dos videogames ser contada.
2 - Microsoft captando seus movimentos
O sucesso de vendas do Nintendo Wii e do Nintendo DS afetava todo o mercado de jogos da época. Com a Microsoft não foi diferente. De olho na parcela de jogadores casuais, a empresa revelou o nome final do "projeto Natal". Nascia, enfim, o Kinect, dispositivo capaz de identificar o corpo do jogador, reconhecendo, inclusive, a voz.
O sucesso de vendas do Nintendo Wii e do Nintendo DS afetava todo o mercado de jogos da época. Com a Microsoft não foi diferente. De olho na parcela de jogadores casuais, a empresa revelou o nome final do "projeto Natal". Nascia, enfim, o Kinect, dispositivo capaz de identificar o corpo do jogador, reconhecendo, inclusive, a voz.
Produções para a família inteira curtir foram apresentadas na conferência da empresa, como Kinect Sports, Kinect Adventures, Kinect Joyride e Kinectimals. Outras empresas, como Disney, LucasArts e Harmonix também aderiram ao Kinect, prometendo novos jogos que fizessem uso da tecnologia do aparelho.
Mas antes de qualquer coisa, precisamos saber o que é o Kinect: é aquela
coisinha com uma câmera que fica em cima do Xbox 360 e que faz você
parecer um bobo em frente à TV se movimentando para jogar um joguinho de
criança? É quase isso.
Anteriormente denominado “Project Natal”, o Kinect é um acessório para
consoles, um sensor de movimentos desenvolvido pela Microsoft juntamente
com a empresa Prime Sense. O primeiro nome, Natal, é referência à
cidade natal de um dos pesquisadores do projeto, Alex Kipman, que é
Brasileiro. Além desta referência, Natal significa
“nascer” em Latim.
O sistema do sensor no Kinect é capaz de captar movimentos do corpo
humano posicionado em sua frente. Para que? Para que jovens e adultos
possam interagir com o videogame sem o uso das mãos no
controle/joystick. Ta, e ai? E aí que este foi um grande passo na
tecnologia dos consoles, pois o simples fato de controlar o videogame
através de um controle sem fio já foi um grande passo em anos, depois de
inovações como os controles sem fio, seguidos dos consoles Wii da
Nintendo e a tecnologia Move (acessório para Playstation) da Sony, o
Kinect foi o grande passo falado anteriormente.
Recentemente apresentado pela Microsoft, o
Xbox One será o auge da tecnologia Kinect, transformando o uso dos
sensores no lugar de controles em algo direto e contínuo, tanto no
videogame como nas SmartTVs. A Microsoft, durante a apresentação do
console de quarta geração, mostrou as especificações e qualidades da
nova versão do Kinect.
Ele ativa o Xbox por comando de voz,
utiliza uma câmera de 1080p de qualidade, processa cerca de 2 Gigabits
de dados por segundo em função da leitura do ambiente, com ele é
possível brincar e jogar em locais com menor espaço.
Porque você deve ter um Kinect?
Os potentes sensores do Kinect respondem aos movimentos de seu corpo
como, chutes, golpes de punho, movimentos com a cabeça. A conectividade é
tão grande que somente com movimentos das mãos, o Kinect é capaz de
identificar seu avatar.
Que tal ordenar ao Kinect que ele avance, pause, retroceda ou troque de
faixa no Netflix através do comando de voz?
Como funciona?
O Kinect consiste de
- uma câmera de alta qualidade (1800p), capaz de detectar movimentos em 3D;
- aliado sensores de movimento para compreender toda e qualquer movimentação realizada pelo corpo que estiver em frente ao aparelho;
- Os microfones embutidos no gadget são capazes de detectar a voz de seus usuários e isolar o som ambiente, além de identificar e obedecer a comandos com voz.
A câmera grava esta movimentação através de 30 fotos por segundo, 30 fps
(filmagens capturam por padrão 24 quadros por segundo, 24 fps), são os chamados
FPS.
Os qualificados sensores de movimento do Kinect permitem que ele
registre movimentos no escuro, ou seja, você não precisar jogar só de
dia ou acender as luzes para jogar. O Kinect é capaz de mapear a área
que onde se encontra o console e também procura por 48 pontos do jogador
montando assim um personagem 3D.
O Kinect foi construído para revolucionar o modo de
como as pessoas adquirem experiência de entretenimento, mas será que
esta tecnologia poderá ser usada para outros fins? Sim, ela já é
utilizada. Você seria louco de duvidar do que a tecnologia pode nos
mostrar dentro de alguns anos ou até meses?
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