Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



24/10/2015

Antivírus para Android


antivirus para android


Os 5 melhores antivírus para Android


Organizamos uma lista com os cinco melhores antivírus para smartphones, aplicativos que se tornam cada vez mais necessários no seu aparelho.

Desde o início da era dos smartphones um assunto muito polêmico foi a real necessidade de utilizar um antivírus nos aparelhos, no entanto, com o passar dos anos, a quantidade de malwares cresceu absurdamente e o sistema operacional não é mais seguro o suficiente para manter suas informações à salvo. Só no caso do Android, desde o seu lançamento em 2008 até o ano de 2014, o número de malwares cresceu 3300%.
Confira também: Qual é o melhor antivírus pago?

Atualmente é normal utilizarmos nossos smartphones para tarefas que costumávamos realizar no computador, como, por exemplo, verificar o saldo de nossa conta no banco, acessar redes sociais, forums, e-mails ou qualquer outra coisa que necessite senha e tem dados pessoais do usuário que são importantíssimos, portanto, deixar tais informações à mercê de mal-intencionados não é uma boa ideia. Embora que o mercado de antivírus para smartphones seja bem menor do que o dos programas para computador, muitas empresas estão investindo na segurança para os aparelhos de bolso e tablets, sem contar o fato de que várias delas já são bastante famosas por sua eficiência nos desktops, o que aumenta ainda mais a confiança do usuário e garante uma quantidade considerável de downloads a mais que a concorrência novata.

Para nos ajudar nesta busca pelos melhores antivírus do mercado, o AV Test realiza diversos testes com os principais aplicativos que já receberam seu certificado de segurança, os testes vão desde o nível de detecção até a usabilidade, garantindo que bons programas recebam o devido reconhecimento.

Quesitos avaliados pelo AV Test
  • Proteção (nota máxima: 6)
Nos testes de proteção 3.077 amostras de ameaças foram postas frente à frente os antivírus, elas eram, em geral, aplicativos que haviam sido descobertos como maliciosos nas últimas quatro semanas antes dos testes.
Quanto mais aplicativos maliciosos eram detectados, maior seria a nota para o antivírus.
  • Usabilidade (nota máxima: 6)
No quesito usabilidade, os testes tinham o objetivo de verificar o quão influente era o antivírus sobre a performance do smartphone, portanto, testavam se a bateria sofria mais que o normal durante uma varredura; se o smartphone ficava lento durante a utilização do aplicativo; se o tráfego de informações era elevado; se das 1.860 amostras de falsas ameaças o aplicativo percebia que, na verdade, elas eram confiáveis; e se o antivírus emitia falsos avisos de ameaça durante a instalação de 924 amostras de aplicativos legítimos.
Neste quesito, as três primeiras avaliações de performance valem pontos e as duas últimas calculavam a porcentagem de eficiência nas detecções falsas.
  • Recursos (máximo de 9 pontos extras)
Embora a proteção contra malwares seja o maior objetivo de um antivírus, oferecer recursos extras também é bastante importante. Neste quesito, o AV Test confere se o aplicativo tem um bom recurso anti-roubo, oferecendo opções como o travamento remoto, limpeza remota e rastreamento por GPS; verifica se existe o recurso de bloqueio de chamadas de números específicos ou números desconhecidos; filtro de mensagens; navegação segura na internet; controle parental para menores de idade; backup em nuvem ou cartão SD; e se o anti-malware oferece algum tipo de encriptação para os seus dados em um cartão SD ou VPN. Cada recurso presente pode ser considerado como um ponto extra.
saiba sobre 

A eslovaca ESET vem fazendo um excelente trabalho nos smartphones. O Mobile Security 3.0 se saiu muito bem nos testes de detecção, das 3.077 amostras, 99,94% foram barradas no filtro do ESET, superando a média da concorrência, que é de 99,7%. O antivírus conseguiu nada mais que o merecido, nota 6 no quesito "proteção".

Nos testes de usabilidade o ESET também se saiu bem, ele não causou muito impacto na vida da bateria, não deixou o sistema lento e não gerou um trafego exagerado de informações. Os falsos aplicativos também não foram um problema para o antivírus, ele não teve nenhuma detecção falsa e também não apresentou nenhum aviso durante a instalação e uso de aplicativos legítimos. No quesito "usabilidade" o anti-malware conseguiu 6 pontos.

O ESET apresenta vários recursos importantes que garantiram pontos para ele, 
  1. ele tem o travamento remoto
  2. a limpeza remota
  3. também o rastreio de localização, que são recursos do antifurto. 
  4. O aplicativo também conta com o bloqueio de chamada
  5. o filtro de mensagens
  6. a navegação segura
no entanto, não apresenta o controle parental, não oferece um meio de backup e nem encriptação de arquivos. O ESET conseguiu 6 pontos extras no quesito "recursos".

2 Norton Mobile Security

Um dos principais antivírus dos desktops não poderia fazer feio nos mobiles, e de fato não fez, o Norton se saiu muito bem nos testes do AV Test já no quesito proteção, onde 99,97% dos malwares foram detectados, garantindo uma nota 6 de saída.

A usabilidade também não foi um problema para o Norton, a bateria praticamente não sofreu com o aplicativo, o desempenho geral do smartphone não foi afetado e também não gerou muito trafego de informações. O Mobile Security não teve falsas detecções durante os testes, assim como não geriu falsos avisos durante a instalação e uso de aplicativos legítimos. A nota final do anti-malware no quesito "usabilidade" foi nota 6.
O Norton Mobile Security oferece vários recursos extra, como 
  1. o antifurto, que possui o travamento remoto, 
  2. a limpeza remota
  3. o rastreio de localização
  4. O bloqueador de chamadas também está presente, assim como o filtro de mensagens
  5. a navegação segura
  6. o backup de arquivos
No fim, o Norton conseguiu 7 pontos extras com os seus recursos (quesito recursos).
Kaspersky, líder absoluto no mercado e, obviamente, ele não faria feio nos smartphones, por isso, o Internet Security conseguiu a marca incrível de 100% de detecção dos malwares de amostra, levando os 6 pontos do quesito "proteção".

É claro que, como em sua versão para desktops, o Kaspersky praticamente não afeta o desempenho do smartphone. A bateria não sofre com anti-malware, não afeta a performance geral e também não gera um trafego de dados exagerado. Detecções falsas também não são foram vistas, tanto durante o uso de aplicativos da Play Store quanto de aplicativos de terceiros. A nota final do Kaspersky no quesito "usabilidade" foi de 6 pontos.
O Kaspersky oferece um excelente modo antifurto, com o travamento remoto, a limpeza remota e o rastreio de localização, sem contar com a presença do bloqueador de chamadas, o filtro de mensagens e a navegação segura. Com os recursos extras o antivírus conseguiu mais 6 pontos.

O Avira se saiu muito bem nos testes de detecção, detectando absolutamente todos os malwares de amostra e mostrando que, além de ser um antivírus para desktop gratuito muito bom, ele também faz frente nos smartphones, afinal, garantiu uma nota 6 no quesito "proteção".

O Avira também teve um excelente desempenho quanto ao aproveitamento de performance, ele praticamente não causou impacto sobre a bateria do dispositivo, não afetou o processamento e também não gerou muito trafego de informações. Detecções falsas praticamente não existem com o antivírus, ele não interrompeu a utilização e instalação de aplicativos legítimos da Play Store ou de outras fontes, o que lhe rendeu uma nota 6 no quesito "usabilidade".
Caso você tenha o seu smartphone roubado, o modo antifurto do Avira vai te ajudar a recuperar o seu celular ou pelo menos salvar seus arquivos, afinal, ele possui o bloqueio remoto, a limpeza remota e o rastreio de localização. Você também pode bloquear chamadas de estranhos ou números específicos, filtrar mensagens e navegar com segurança na internet com os recursos do anti-malware, que conseguiu mais 6 pontos neste quesito antifurto.



Embora não seja muito conhecido aqui no Brasil, o BullGuard se destaca diante da grande maioria, principalmente devido ao seu nível de detecção, que atingiu a marca máxima de 100% de eficiência detectando absolutamente todos os malwares de amostra do AV Test, feito que repercutiu na nota final antivírus, que ficou com 6 pontos no quesito "proteção".

O Bullguard não é eficiente somente na proteção, mas também na usabilidade, afinal, a bateria do dispositivo de testes não sofreu com o aplicativo, o desempenho geral se manteve estável e não houve um trafego exagerado de informações. O antivírus não teve problemas com falsas detecções, sejam elas em aplicativos da própria Play Store ou de terceiros. A nota final no quesito "usabilidade" não poderia ser diferente: 6 pontos.

Os recursos do Bullguard são ainda maiores que o da concorrência, ele é um dos únicos que possui o controle parental, mas também apresenta outros como o antifurto (com o travamento remoto, limpeza remota e rastreamento de localização), o bloqueador de chamadas, o filtro de mensagens e o backup de arquivos, levando mais 7 pontos para sua nota final.

É claro que não iriamos deixar passar despercebido o aplicativo mais comentado e exaltado da internet brasileira, não é mesmo? Então, vamos ver como o PSafe se saiu?
De todos os antivírus testados pelo AV Test em março de 2015, o Psafe foi o aplicativo que teve o pior desempenho na detecção de malwares. Embora ele tenha tido um aproveitamento de 96,04%, a média de toda a sua concorrência é de 99,7%. Você pode até achar que 3,66% é uma diferença pequena, no entanto, ela pode fazer a diferença na hora de salvar suas informações pessoais. A nota final do PSafe foi de apenas 4 pontos no quesito "proteção".

Quanto a usabilidade do anti-malware, os resultados foram satisfatórios, ele não apresenta grande impacto sobre a bateria, não afeta o desempenho do hardware e não gera muito trafego de informações. Falsas detecções também não foram vistas nos testes, tanto com aplicativos da própria Play Store quanto aplicativos de terceiros, o que pode ser até normal, afinal, nem as verdadeiras ameaças ele foi capaz de detectar... A nota para o quesito "usabilidade" foi de 6 pontos.
O PSafe ainda possui o recurso antifurto, que trava o smartphone remotamente, faz uma limpeza remota e também rastreamento de localização. O aplicativo ainda bloqueia chamadas, tem um filtro de mensagens e oferece o backup de informações, nada que seus concorrentes não ofereçam. Mais 6 pontos para o PSfe.

Essa foi a lista com os cinco melhores antivírus para Smartphones testados e certificados pelo AV Test. Se o seu app favorito não apareceu na lista, provavelmente é porque ele não foi testado pelo site ou então não é certificado pelo mesmo.
Fonte: 
Eset 

Nenhum comentário:

Total de visualizações InfoTec