Quem sou eu
InfoTec
- Bem vindo
- InfoTec
- Cinetv
- Campus Party
- Consumer Electronics Show
- COMIDAS & RECEITAS
- Google I/O
- Electronic Entertainment Expo
- Brasil Game Show
- Mobile World Congress
- Portal do dog
- PORTAL SAÚDE
- Os Sistemas Operacionais
- Sistema Operacional Linux
- w3schools
- Olhar digital
- Seja digital
- Bíblia online
- Walt Disney
- Turma da Mônica
- Os Irmaos Grimm
Curso
Página JavaScript (JS)
Páginas HTML
Consoles
Jogos
Infotec - intro
Olhar Digital - O melhor da CES 2024
22/04/2013
Meios digitais na educação
A inclusão de recursos digitais em salas de aula ajuda a aumentar a comunicação entre estudantes e professores. Projetos desenvolvidos por meio de blogs e aulas interativas incentivam a maior participação dos alunos nas atividades escolares e proporcionam benefícios na aprendizagem. "Os alunos praticamente já nascem sabendo usar computadores e nada mais natural e importante do que os professores passarem a usar os recursos digitais para melhorar o aproveitamento da disciplina", afirma a professora Lina Maria Braga Mendes.
O pouco uso de meios digitais na educação foi um dos motivos que fizeram com que Lina iniciasse sua pesquisa de mestrado na Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), "Experiências de fronteira: os meios digitais em sala de aula" (<.pdf>, sob orientação da professora Mary Julia Martins Dietzsch. "A utilização de mídias digitais poderia começar a partir do primeiro ano do ensino fundamental. Desde muito cedo as crianças têm contato com computadores em casa", ressalta a pesquisadora.
Suas experiências começaram por meio da implementação de blogs em projetos desenvolvidos com turmas de ensino fundamental de um colégio particular de São Paulo. "Há vários tipos de trabalho que o professor pode desenvolver com blogs. Podemos criar um blog de disciplina, em que o professor e alguns alunos teriam acesso à edição, há também o blog do professor, no qual só ele entra para publicar textos interessantes relacionados ao assunto da aula, além de manter contato com o aluno fora da sala, e ainda o blog de aluno, em que os estudantes publicam os trabalhos que realizam e o professor entra com comentários", explica Lina.
Saiba mais
Fonte: Oficina da Net
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário