De acordo com o personal trainner e professor de educação física Paulo Neves, exercício físico traz uma série de benefícios para o corpo e a mente e é essencial encontrar um tempinho para as atividades. "Dá pra se exercitar ao acordar, na hora do almoço, quando chega do trabalho e até mesmo no banho, com os alongamentos", afirma. O instrutor completa que também não precisa de nenhum equipamento especial para começar a se exercitar. "A cadeira, a vara da cortina do chuveiro, o saco de feijão e o que mais tiver na residência servem como apoio e peso para as atividades", ressalta.
Leia mais
Ante de iniciar qualquer atividade física, ou no final dela;
alongamentos, evitando cãimbra ou fadiga muscular
Para tentar se livrar da academia, tire trinta minutos de três dias da semana para se exercitar. Alterne com trabalhos aeróbicos e musculares, preparando e aumentando a flexibilidade do corpo com as séries de alongamento. No primeiro grupo de trabalho, estão as caminhadas, corridas, subir e descer de escada, e uma visita à infância, pulando corda. Já nos trabalhos musculares, entram os exercícios com peso e a musculação localizada.
Se o objetivo é emagrecer, dê mais ênfase aos exercícios aeróbicos; já se você quer ficar com o corpo definido, capriche nos exercícios musculares e trabalhe os glúteos. O professor Paulo Neves alerta que musculação em casa não é garantia de aumento de massa muscular. "Quem quer ou precisa ganhar massa muscular precisa de uma atenção maior com a quantidade de pesos e só a academia pode oferecer variedade de máquinas", explica.
Com o tempo, o condicionamento físico aumenta e a quantidade de treinos semanais também, passando para todos os dias ou, no mínimo, seis dias, com um dia de descanso. O especialista alerta que os benefícios já começam a aparecer no primeiro dia. "A partir do momento que você começa a se exercitar, já dorme melhor, respira melhor e também trabalha muito mais", ressalta. Com três meses, além das mudanças instantâneas, o corpo também nota a diferença.
Para não ter problemas, não faça atividades em jejum, não exagere nos pesos, faça tudo de forma confortável e não esqueça de se hidratar, bebendo água antes, durante e depois das atividades. Se sentir dores, pare imediatamente e não esqueça de fazer avaliações físicas e médicas periodicamente, além de manter uma alimentação saudável e a qualidade de vida nas alturas.
Fonte:
Ne10