Android é um sistema operacional móvel baseado em uma versão modificada do kernel Linux e outros softwares de código aberto, projetado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque, como smartphones e tablets. O Android foi historicamente desenvolvido por um consórcio de desenvolvedores conhecido como Open Handset Alliance (Aliança de portáteis de código abertos), mas sua versão mais amplamente usada é desenvolvida principalmente pelo Google. Foi revelado em novembro de 2007, com o primeiro dispositivo Android comercial, o HTC Dream, sendo lançado em setembro de 2008.
Em sua essência, o sistema operacional é conhecido como Android Open Source Project (AOSP) (O domínio de ferro do Google sobre o Android: Controlando o código aberto por todos os meios necessários) e é um software livre e de código aberto (FOSS) licenciado principalmente sob a Licença Apache. No entanto, a maioria dos dispositivos roda na versão proprietária do Android desenvolvida pelo Google, que vem com software proprietário de código fechado adicional pré-instalado (O Android é realmente Open Source? E isso importa mesmo?), mais notavelmente o Google Mobile Services (Serviços móveis do Google - GMS) que inclui aplicativos principais como:
Embora o AOSP seja gratuito, o nome e o logotipo "Android" são marcas registradas do Google, que impõe padrões para restringir o uso da marca Android por dispositivos "não certificados" fora de seu ecossistema.
Mais de 70 por cento (70%) dos smartphones baseados no Android Open Source Project executam o ecossistema do Google (que é conhecido simplesmente como Android), alguns com interfaces de usuário e suítes de software personalizadas pelo fornecedor, como TouchWiz (interface de toque do usuário) e, mais tarde, One UI (interface de usuário (UI) que suportam Android 9 Pie ou superior)_da Samsung e HTC Sense.
Ecossistemas e bifurcações concorrentes do AOSP incluem:
- Fire OS (desenvolvido pela Amazon),
- ColorOS da Oppo,
- OriginOS da Vivo,
- MagicUI da Honor e
ROMs personalizadas como LineageOS; e Meta Horizon OS para headsets VR.
O código-fonte foi usado para desenvolver variantes do Android em uma variedade de outros eletrônicos, como consoles de jogos, câmeras digitais, reprodutores de mídia portáteis e PCs, cada um com uma interface de usuário especializada.
Alguns derivados bem conhecidos incluem Android TV para televisores e Wear OS para wearables, ambos desenvolvidos pelo Google.
Pacotes de software no Android, que usam o formato APK (Android Package), são geralmente distribuídos por meio de lojas de aplicativos proprietários como Google Play Store, Amazon Appstore, Samsung Galaxy Store, Huawei AppGallery, Cafe Bazaar, GetJar e Aptoide, ou plataformas de código aberto como F-Droid.
O Android é o sistema operacional mais vendido no mundo em smartphones desde 2011 e em tablets desde 2013 (Android: o sistema operacional móvel que conquistou o mundo). Em maio de 2021, ele tinha mais de três bilhões de usuários ativos mensais, a maior base instalada de qualquer sistema operacional do mundo (Existem mais de 3 bilhões de dispositivos Android ativos), e em 2024, a Google Play Store apresentava 1,7 milhão de aplicativos, um declínio em relação ao seu pico de mais de 3 milhões de aplicativos (Número de aplicativos Android no Google Play (set 2024)). O Android 14, lançado em 4 de outubro de 2023, é a versão mais recente, e o Android 12.1/12L inclui melhorias específicas para telefones dobráveis, tablets, telas do tamanho de desktop (12L e novas APIs e ferramentas do Android para telas grandes) e Chromebooks.
Fonte:
Wikipedia
Arstechnica
Makeuseof
Tecmundo
Theverge
Appbrain