World Wide Web |
A World Wide Web (Rede Mundial de Computadores0; (WWW ou simplesmente Web) é um sistema de informação que permite o compartilhamento de conteúdo pela Internet por meio de formas amigáveis ao usuário, destinadas a atrair usuários além de especialistas em TI e amadores (A Enciclopédia de Mesa da História Mundial pela Oxford University Press). Ela permite que documentos e outros recursos da Web sejam acessados pela Internet de acordo com regras específicas do Hypertext Transfer Protocol (HTTP); (Qual é a diferença entre a Web e a Internet?)
A Web foi inventada pelo cientista da computação inglês Tim Berners-Lee enquanto estava no CERN em 1989 e aberta ao público em 1991 (Primeiro site da história estreava há 33 anos — e ele ainda está no ar). Foi concebida como um "sistema de informação universal vinculado" (Gestão da Informação: Uma Proposta); (O primeiro site do mundo).
Documentos e outros conteúdos de mídia são disponibilizados para a rede por meio de servidores da Web e podem ser acessados por programas como navegadores da Web. Servidores e recursos na World Wide Web são identificados e localizados por meio de sequências de caracteres chamadas localizadores uniformes de recursos (URLs).
O tipo de documento original e ainda muito comum é uma página da Web formatada em Hypertext Markup Language, Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML). Esta linguagem de marcação suporta texto simples, imagens, conteúdo de vídeo e áudio incorporado e scripts (programas curtos) que implementam interação complexa do usuário. A linguagem HTML também suporta hiperlinks (URLs incorporados) que fornecem acesso imediato a outros recursos da web.
A navegação na web, ou surfe na web, é a prática comum de seguir esses hiperlinks em vários sites. Os aplicativos da web são páginas da web que funcionam como software de aplicativo. As informações na Web são transferidas pela Internet usando HTTP. Vários recursos da web com um tema comum e geralmente um nome de domínio comum constituem um site. Um único servidor da web pode fornecer vários sites, enquanto alguns sites, especialmente os mais populares, podem ser fornecidos por vários servidores. O conteúdo do site é fornecido por uma miríade de empresas, organizações, agências governamentais e usuários individuais; e compreende uma enorme quantidade de informações educacionais, de entretenimento, comerciais e governamentais.
A Web se tornou a plataforma de sistemas de informação dominante no mundo.(A plataforma da Web que já existiu e que será do futuro). É a principal ferramenta que bilhões de pessoas em todo o mundo usam para interagir com a Internet.
Web 2.0
A Web 2.0 (também conhecida como web participativa (ou participativa) e web social);
(O que é Web 1.0?) A Web 1.0 é a primeira fase da internet. Ela é caracterizada por sites estáticos, que oferecem informações aos usuários, mas não permitem a interação ou colaboração. Em suma, os usuários eram meros espectadores, sem a capacidade de contribuir com conteúdo; refere-se a sites que enfatizam o conteúdo gerado pelo usuário, a facilidade de uso, a cultura participativa e a interoperabilidade
(Da Web 1.0 à Web 3.0: entenda a evolução e principais características)
Web3
Web3 (também conhecida como Web 3.0) é uma ideia para uma nova iteração da World Wide Web que incorpora conceitos como descentralização (Descentralização ou descentralização é o processo pelo qual as atividades de uma organização, particularmente aquelas relacionadas ao planejamento e à tomada de decisões, são distribuídas ou delegadas de um local ou grupo central e autoritário e dadas a facções menores dentro dele, tecnologias de blockchain (Um blockchain é um livro-razão distribuído com listas crescentes de registros (blocos) que são seguramente vinculados por meio de hashes criptográficos) e economia baseada em tokens.
Alguns tecnólogos e jornalistas a contrastaram com a Web 2.0, na qual dizem que dados e conteúdo são centralizados em um pequeno grupo de empresas, às vezes chamadas de "Big Tech" (O que é Web3 e por que todas as pessoas do mundo das criptomoedas estão falando sobre isso de repente?).
O termo "Web3" foi cunhado em 2014 pelo cofundador da Ethereum, Gavin Wood, e a ideia ganhou interesse em 2021 de entusiastas de criptomoedas, grandes empresas de tecnologia e empresas de capital de risco. Os conceitos da Web3 foram representados pela primeira vez em 2013.
Fonte: