Google LLC (pronúncia) é uma empresa multinacional americana de tecnologia com foco em inteligência artificial (Inteligência artificial: o que é, como funciona, tipo), publicidade online, tecnologia de mecanismo de pesquisa, computação em nuvem, software de computador, computação quântica, comércio eletrônico e eletrônicos de consumo. Tem sido referida como "a empresa mais poderosa do mundo" (Google – poderoso e responsável?) e como uma das marcas mais valiosas do mundo devido ao seu domínio de mercado, recolha de dados e vantagens tecnológicas no campo da inteligência artificial. Ao lado da Amazon, Apple Inc., Meta Platforms e Microsoft, a controladora do Google, Alphabet Inc., é uma das cinco grandes empresas de tecnologia.
O Google foi fundado em 4 de setembro de 1998, pelos cientistas da computação americanos Larry Page e Sergey Brin, enquanto eram estudantes de doutorado na Universidade de Stanford, na Califórnia. Juntos, eles possuem cerca de 14% de suas ações listadas publicamente e controlam 56% do poder de voto dos acionistas por meio de ações com direito a voto.
A empresa abriu o capital por meio de uma oferta pública inicial (IPO) em 2004. Em 2015, o Google foi reorganizado como uma subsidiária integral da Alphabet Inc. O Google é a maior subsidiária da Alphabet e é uma holding das propriedades e interesses da Alphabet na Internet. Sundar Pichai foi nomeado CEO do Google em 24 de outubro de 2015, substituindo Larry Page, que se tornou CEO da Alphabet. Em 3 de dezembro de 2019, Pichai também se tornou CEO da Alphabet (Larry Page deixa o cargo de CEO da Alphabet, Sundar Pichai, para assumir o cargo). Desde então, a empresa cresceu rapidamente para oferecer uma infinidade de produtos e serviços além da:
- Pesquisa Google, muitos dos quais detêm posições dominantes no mercado.
- Esses produtos atendem a uma ampla variedade de casos de uso, incluindo e-mail (Gmail),
- navegação (Waze e Maps),
- computação em nuvem (Cloud),
- navegação na web (Chrome),
- compartilhamento de vídeo (YouTube),
- produtividade (Workspace),
- sistemas operacionais (Android ),
- armazenamento em nuvem (Drive),
- tradução de idiomas (Traduzir),
- armazenamento de fotos (Fotos),
- videochamadas (Meet),
- casa inteligente (Nest),
- smartphones (Pixel),
- tecnologia vestível (Pixel Watch e Fitbit),
- streaming de música (YouTube Música),
- vídeo sob demanda (YouTube TV),
- inteligência artificial (Google Assistant),
- APIs de aprendizado de máquina (TensorFlow), chips de IA (TPU) e muito mais.
Os produtos descontinuados do Google incluem jogos (Stadia), Glass, Google+, Reader, Play Music, Nexus, Hangouts e Inbox by Gmail. Outros empreendimentos do Google fora dos serviços de Internet e eletrônicos de consumo incluem computação quântica (Sycamore), carros autônomos (Waymo, antigo Google Self-Driving Car Project), cidades inteligentes (Sidewalk Labs) e modelos de transformadores (Google Brain).
Google e YouTube são os dois sites mais visitados em todo o mundo, seguidos pelo Facebook e Twitter (mudando a marca para X desde julho de 2023 (O Twitter está sendo rebatizado como X / Depois que Elon Musk tuitou sobre isso a noite toda, o site dos pássaros está perdendo penas). O Google também é o maior mecanismo de pesquisa, aplicativo de mapeamento e navegação, provedor de e-mail, pacote de escritório, plataforma de compartilhamento de vídeo, provedor de armazenamento de fotos e nuvem, sistema operacional móvel, navegador da web, estrutura de ML e provedor de assistente virtual de IA do mundo, conforme medido por Quota de mercado.
Na lista das marcas mais valiosas, o Google é classificado em segundo lugar pela Forbes e em quarto lugar pela Interbrand. Recebeu críticas significativas envolvendo questões como preocupações com a privacidade, evasão fiscal, censura, neutralidade na pesquisa, antitruste e abuso da sua posição de monopólio.
Google cria doodle em homenagem ao aniversário de 25 anos
Fonte: