Campo magnético é uma região do espaço capaz de exercer forças sobre cargas elétricas em movimento e em materiais dotados de propriedades magnéticas (capacidade que um objeto tem de atrair outros objetos)
(𝛃=F(m x Ⲁ(9.8 m/s)/Q(1.6 x 10-19C)m)
Campo magnético é a região em torno de um material magnético ou uma carga elétrica em movimento dentro da qual a força do magnetismo atua. Uma representação pictórica do campo magnético que descreve como uma força magnética é distribuída dentro e ao redor de um material magnético.
Um campo magnético é um campo vetorial que descreve a influência magnética em cargas elétricas em movimento, correntes elétricas, e materiais magnéticos.
Fm=q(1,6 x 10-19C) x 𝛃(sen(Ⲫ)) x Vc
Uma carga em movimento em um campo magnético experimenta uma força perpendicular à sua própria velocidade e ao campo magnético
𝛃Qm=Fm x Vc x 𝛃
O campo magnético de um ímã permanente atrai materiais ferromagnéticos, como o ferro, e atrai ou repele outros ímãs . Além disso, um campo magnético não uniforme exerce forças minúsculas em materiais "não magnéticos" por três outros efeitos magnéticos:
- paramagnetismo (alinha paralelamente com um campo magnético externo),
- diamagnetismo (são repelidos na presença de campos magnéticos) e
- antiferromagnetismo (o ordenamento magnético de todos os momentos magnéticos de uma amostra),
Em eletromagnetismo, o termo "campo magnético" é usado para dois campos vetoriais distintos, mas intimamente relacionados, denotados pelos símbolos 𝛃 e 𝚮. No Sistema Internacional de Unidades (SI):
- A unidade de 𝚮, força do campo magnético, é o ampère por metro (A /m).
- A unidade de 𝛃, a densidade do fluxo magnético, é o tesla (T) (em unidades de base do SI: quilograma por segundo² por ampere), que é equivalente a newton por metro por ampere.
𝚮 e 𝛃 diferem em como eles representam a magnetização. No vácuo, os dois campos estão relacionados através da permeabilidade do vácuo, B / μ 0 = H {\displaystyle \mathbf {B} /\mu _{0}=\mathbf {H} }; mas em um material magnetizado, as quantidades em cada lado desta equação diferem pelo campo de magnetização do material.
Campos magnéticos são produzidos por cargas elétricas em movimento e os momentos magnéticos intrínsecos de partículas elementares associados a uma propriedade quântica fundamental, seu spin (introdução ao magnetismo e materiais magnéticos, segunda edição).
Campos magnéticos e campos elétricos estão inter-relacionados e são componentes da força eletromagnética, uma das quatro forças fundamentais da natureza.
Campos magnéticos são usados em toda a tecnologia moderna, particularmente em engenharia elétrica e eletromecânica. Campos magnéticos rotativos são usados em motores elétricos e geradores. A interação de campos magnéticos em dispositivos elétricos como transformadores é conceituada e investigada como circuitos magnéticos.
As forças magnéticas fornecem informações sobre os portadores de carga em um material por meio do efeito Hall (surgimento de uma diferença de potencial (Tensão elétrica) em um condutor elétrico). A Terra produz seu próprio campo magnético, que protege a camada de ozônio do vento solar e é importante na navegação usando uma bússola.