Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



18/04/2023

Corrente contínua e corrente alternada

 

 

Corrente contínua e corrente alternada

 

 

 

Corrente contínua

A corrente contínua (CC) é um fluxo unidirecional de carga elétrica (C=ᐃQ/t) (é uma definição da física que determina como os corpos eletrizados vão se comportar). Uma célula eletroquímica (Pilhas ou Células Eletroquímicas) é um excelente exemplo de energia DC. 

A corrente contínua pode fluir através de um condutor, como um fio, mas também pode fluir através de semicondutores, isoladores ou até mesmo através do vácuo, como em feixes de elétrons ou íons (Condutores e isolantes). 

A corrente elétrica flui em uma direção constante, distinguindo-a da corrente alternada (AC). Um termo usado anteriormente para esse tipo de corrente era corrente galvânica (Eletrofisiologia Clínica: Eletroterapia e Testes Eletrofisiológicos)

As abreviaturas AC e DC são frequentemente usadas para significar simplesmente alternada e direta, como quando modificam a corrente ou a tensão (Eletrônica Básica e Circuitos Lineares). 

A corrente contínua pode ser convertida de uma fonte de corrente alternada pelo uso de um retificador, que contém elementos eletrônicos (geralmente) ou elementos eletromecânicos (historicamente) que permitem que a corrente flua apenas em uma direção. A corrente contínua pode ser convertida em corrente alternada através de um inversor.

A corrente contínua tem muitos usos, desde o carregamento de baterias até grandes fontes de alimentação para sistemas eletrônicos, motores e muito mais. Grandes quantidades de energia elétrica fornecidas por corrente contínua são usadas na fundição de alumínio e outros processos eletroquímicos (Eletroquímica). Também é usado para algumas ferrovias, especialmente em áreas urbanas. 

A corrente contínua de alta tensão é usada para transmitir grandes quantidades de energia de locais de geração remotos ou para interconectar redes de energia de corrente alternada. 

 

Corrente alternada

A corrente alternada (AC) é uma corrente elétrica que periodicamente inverte a direção e muda sua magnitude continuamente com o tempo, em contraste com a corrente contínua (DC), que flui apenas em uma direção.  

A corrente alternada é a forma pela qual a energia elétrica é fornecida a empresas e residências, e é a forma de energia elétrica que os consumidores normalmente usam quando conectam eletrodomésticos, televisões, ventiladores e lâmpadas elétricas a uma tomada de parede. Uma fonte comum de energia CC é uma célula de bateria em uma lanterna. 

As abreviaturas AC e DC são freqüentemente usadas para significar simplesmente alternada e direta, respectivamente, como quando modificam a corrente (I) ou a tensão (U

(Eletrônica Básica e Circuitos Lineares).

 

A forma de onda usual da corrente alternada na maioria dos circuitos de energia elétrica é uma onda senoidal, cujo meio-período positivo corresponde à direção positiva da corrente e vice-versa. Em certas aplicações, como amplificadores de guitarra, diferentes formas de onda são usadas, como ondas triangulares ou ondas quadradas. 


Esses tipos de corrente alternada transportam informações como som (áudio) ou imagens (vídeo), às vezes transmitidas pela modulação de um sinal 

 

Essas correntes normalmente se alternam em frequências mais altas do que as usadas na transmissão de energia. 

 

Fonte: 

Energybrasilsolar

Wikipedia (CC) 

Mundoeducacao

Brasilescola 

Books - google

Wikipedia (CA) 

Books - google 

Tecnoblog

Mundoeducacao 


02/04/2023

Teoria da relatividade

 

teoria da relatividade


 

 

 

A teoria da relatividade geralmente abrange duas teorias físicas inter-relacionadas de Albert Einstein; relatividade especial e relatividade geral, propostas e publicadas em 1905 e 1915, respectivamente (Relatividade: A Teoria Especial e Geral)

  • A relatividade especial se aplica a todos os fenômenos físicos na ausência de gravidade. 

  • A relatividade geral explica a lei da gravitação e sua relação com as forças da natureza (Tempo, Espaço e Gravitação)

 

Aplica-se ao reino cosmológico e astrofísico, incluindo a astronomia (Relatividade Geral, a mais bela teoria científica). 

A teoria (Teoria da relatividade) transformou a física teórica e a astronomia durante o século 20, substituindo uma teoria da mecânica de 200 anos criada principalmente por Isaac Newton (Mecânica clássica)


Ele introduziu conceitos, incluindo espaço-tempo quadridimensional como uma entidade unificada de espaço e tempo, relatividade da simultaneidade, dilatação cinemática e gravitacional do tempo e contração do comprimento. No campo da física, a relatividade melhorou a ciência das partículas elementares e suas interações fundamentais, além de inaugurar a era nuclear. Com a relatividade, a cosmologia e a astrofísica previram fenômenos astronômicos extraordinários, como estrelas de nêutrons, buracos negros e ondas gravitacionais.


Fonte:

Wikipedia

Brasilescola 

Wikisource 

Universoracionalista 




Total de visualizações InfoTec