Corrente contínua e corrente alternada |
Corrente contínua
A corrente contínua (CC) é um fluxo unidirecional de carga elétrica (C=ᐃQ/t) (é uma definição da física que determina como os corpos eletrizados vão se comportar). Uma célula eletroquímica (Pilhas ou Células Eletroquímicas) é um excelente exemplo de energia DC.
A corrente contínua pode fluir através de um condutor, como um fio, mas também pode fluir através de semicondutores, isoladores ou até mesmo através do vácuo, como em feixes de elétrons ou íons (Condutores e isolantes).
A corrente elétrica flui em uma direção constante, distinguindo-a da corrente alternada (AC). Um termo usado anteriormente para esse tipo de corrente era corrente galvânica (Eletrofisiologia Clínica: Eletroterapia e Testes Eletrofisiológicos)
As abreviaturas AC e DC são frequentemente usadas para significar simplesmente alternada e direta, como quando modificam a corrente ou a tensão (Eletrônica Básica e Circuitos Lineares).
A corrente contínua pode ser convertida de uma fonte de corrente alternada pelo uso de um retificador,
que contém elementos eletrônicos (geralmente) ou elementos
eletromecânicos (historicamente) que permitem que a corrente flua apenas
em uma direção. A corrente contínua pode ser convertida em corrente alternada através de um inversor.
A corrente contínua tem muitos usos, desde o carregamento de baterias até grandes fontes de alimentação para sistemas eletrônicos, motores e muito mais. Grandes quantidades de energia elétrica fornecidas por corrente contínua são usadas na fundição de alumínio e outros processos eletroquímicos (Eletroquímica). Também é usado para algumas ferrovias, especialmente em áreas urbanas.
A corrente contínua de alta tensão é usada para transmitir grandes quantidades de energia de locais de geração remotos ou para interconectar redes de energia de corrente alternada.
Corrente alternada
A corrente alternada (AC) é uma corrente elétrica que periodicamente inverte a direção e muda sua magnitude continuamente com o tempo, em contraste com a corrente contínua (DC), que flui apenas em uma direção.
A corrente alternada é a forma pela qual a energia elétrica é fornecida a empresas e residências, e é a forma de energia elétrica que os consumidores normalmente usam quando conectam eletrodomésticos, televisões, ventiladores e lâmpadas elétricas a uma tomada de parede. Uma fonte comum de energia CC é uma célula de bateria em uma lanterna.
As abreviaturas AC e DC são freqüentemente usadas para significar simplesmente alternada e direta, respectivamente, como quando modificam a corrente (I) ou a tensão (U)
(Eletrônica Básica e Circuitos Lineares).
A forma de onda usual da corrente alternada na maioria dos circuitos de energia elétrica é uma onda senoidal, cujo meio-período positivo corresponde à direção positiva da corrente e vice-versa. Em certas aplicações, como amplificadores de guitarra, diferentes formas de onda são usadas, como ondas triangulares ou ondas quadradas.
- Sinais de áudio (Frequência de áudio) (Qual a diferença entre frequência e decibéis?) e
- Sinais de rádio transmitidos por fios elétricos (Frequência de rádio (RF) também são exemplos de corrente alternada (Ondas de rádio)
Esses tipos de corrente alternada transportam informações como som (áudio) ou imagens (vídeo), às vezes transmitidas pela modulação de um sinal
- (processo de variação de altura (amplitude),
- Variação de intensidade (variação do fluxo de energia no tempo),
- Variação da frequência,
- Variação do comprimento e/ou da fase de onda numa onda de transporte de portadora CA.
Essas correntes normalmente se alternam em frequências mais altas do que as usadas na transmissão de energia.
Fonte: