Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



24/03/2023

Albert Einstein

 

Albert Einstein


 

 

 

Albert Einstein (14 de março de 1879 – 18 de abril de 1955) foi um físico teórico  (utiliza modelos matemáticos e conceitos físicos, juntos com técnicas de dedução como a lógica e a análise crítica com o objectivo de explicar de modo racional e prever os fenômenos físicos) 

Nascido na Alemanha (Ulm, in Württemberg, Germany) (Albert Einstein – Biografia), amplamente reconhecido como um dos maiores e físicos mais influentes de todos os tempos. Einstein é mais conhecido por desenvolver a teoria da relatividade (E=MC²), mas também fez importantes contribuições para o desenvolvimento da teoria da mecânica quântica.  

A relatividade e a mecânica quântica são os dois pilares da física moderna. Sua fórmula de equivalência massa-energia E = mc2, que surge da teoria da relatividade, foi apelidada de "a equação mais famosa do mundo" (E=mc2: Uma biografia da equação mais famosa do mundo). Seu trabalho também é conhecido por sua influência na filosofia da ciência. 

Ele recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1921 (Einstein, a luz e o Nobel de Física de 1921) "por seus serviços prestados à física teórica e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico" (O que é efeito fotoelétrico?) (Prêmio Nobel de Física de 1921), um passo fundamental no desenvolvimento da teoria quântica. Suas realizações intelectuais e originalidade fizeram com que "Einstein" se tornasse sinônimo de "gênio". 

Einsteinium (99Es), um dos elementos sintéticos da tabela periódica, foi nomeado em sua homenagem. 

 

tabela periódica

 

 

 

Em 1905, um ano às vezes descrito como seu annus mirabilis ("ano do milagre"), Einstein publicou quatro artigos inovadores 

(Isso foi nesse ano que Albert Einstein, aos 26 anos, publicou importantes descobertas sobre:

 

Seus quatro artigos, conhecidos coletivamente como seus artigos do Annus Mirabilis, foram publicados no Annalen der Physik (Ano de Física) em 1905).

Estes delinearam a teoria do efeito fotoelétrico, explicaram o movimento browniano, introduziram a relatividade especial e demonstraram a equivalência massa-energia. Einstein pensava que as leis da mecânica clássica não podiam mais ser conciliadas com as do campo eletromagnético, o que o levou a desenvolver sua teoria especial da relatividade. Ele então estendeu a teoria aos campos gravitacionais; ele publicou um artigo sobre a relatividade geral em 1916, apresentando sua teoria da gravitação. Em 1917, ele aplicou a teoria geral da relatividade para modelar a estrutura do universo. Ele continuou a lidar com problemas de mecânica estatística e teoria quântica, o que levou a suas explicações sobre a teoria das partículas e o movimento das moléculas. Ele também investigou as propriedades térmicas da luz e a teoria quântica da radiação, que lançou as bases da teoria dos fótons da luz.  

No entanto, durante grande parte da parte posterior de sua carreira, ele trabalhou em dois empreendimentos malsucedidos. Primeiro, apesar de suas grandes contribuições para a mecânica quântica (O que é física quântica?), ele se opôs ao que ela evoluiu, objetando que "Deus não joga dados" (Einstein realmente disse isso?). Em segundo lugar, ele tentou conceber uma teoria de campo unificada generalizando sua teoria geométrica da gravitação para incluir o eletromagnetismo. Como resultado, ele se isolou cada vez mais da corrente principal da física moderna.  

Einstein nasceu no Império Alemão, mas mudou-se para a Suíça em 1895, abandonando sua cidadania alemã (como súdito do Reino de Württemberg) no ano seguinte. Em 1897, aos 17 anos, matriculou-se no programa de diploma de ensino de matemática e física na escola politécnica federal suíça de Zurique (ETHZ), graduando-se em 1900. Em 1901, adquiriu a cidadania suíça, que manteve pelo resto de sua vida, e em 1903 ele conseguiu um cargo permanente no Escritório Suíço de Patentes em Berna. Em 1905, ele foi premiado com um PhD pela Universidade de Zurique. Em 1914, Einstein mudou-se para Berlim para ingressar na Academia Prussiana de Ciências e na Universidade Humboldt de Berlim. Em 1917, Einstein tornou-se diretor do Kaiser Wilhelm Institute for Physics; ele também se tornou cidadão alemão novamente, desta vez prussiano. 

Em 1933, enquanto Einstein visitava os Estados Unidos, Adolf Hitler assumiu o poder na Alemanha. Einstein, como judeu, se opôs às políticas do recém-eleito governo nazista (O Cientista e o Fascista); ele se estabeleceu nos Estados Unidos e tornou-se cidadão americano em 1940. Na véspera da Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), ele endossou uma carta ao presidente Franklin D. Roosevelt alertando-o sobre o potencial programa de armas nucleares da Alemanha e recomendando que os Estados Unidos iniciassem pesquisas semelhantes. Einstein apoiou os Aliados, mas em geral denunciou a ideia de armas nucleares (Albert Einstein sobre armas nucleares).

 

Como Albert Einstein organizava seu tempo e por que às vezes se esquecia até de almoçar

A frase não é umas das milhares atribuídas erroneamente a Albert Einstein (1879-1955) na internet. O físico de fato a escreveu a seu filho Edward em uma carta de fevereiro de 1930.

Ele recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1922 (Por que Einstein recebeu Nobel 'atrasado' e nunca foi premiado por Teoria da Relatividade) e um reconhecimento mundial que transcendeu a ciência. Existe a física antes dele e a física depois de suas descobertas.

Jornalistas e biógrafos o descrevem como um rebelde com imensa curiosidade e totalmente apaixonado pela ciência.

Quando criança, Einstein teve dificuldades para falar e aprender. "O adulto médio nunca se preocupa com questões como espaço e tempo

A genialidade de Einstein combinada com sua extrema capacidade de concentração o levou a escrever em 1905 cinco influentes pesquisas científicas que incluem, por exemplo, a equação mais famosa da história da ciência (E = mc2) Alguns chamam esse período de "ano milagroso".

Na época, Einstein, com apenas 26 anos, trabalhava em um escritório de patentes suíço oito horas por dia, seis vezes por semana.

O violino era outro instrumento que lhe permitia aguçar essa concentração


Fonte:

Wikipedia 

Nobelprize 

Brasilescola

Cienciahoje

Infoescola

Todamateria

Nature

Theatlantic

Wiseinternational

BBC 



Total de visualizações InfoTec