Consoles de jogos eletrônicos de nona geração |
A nona geração de consoles de videogame começou em novembro de 2020 com os lançamentos:
da família de consoles Xbox Series X e Series S (Xbox Series X/S) da Microsoft e
do PlayStation 5 (PS5) da Sony.
Os consoles representam atualizações de desempenho significativas do Xbox One e PlayStation 4 anteriores, adicionando processadores gráficos e de computação mais rápidos, suporte para gráficos de rastreamento de raios em tempo real (O que é Rastreamento de raio (gráfico)? Aqui está o que isso significa para PS5 e Xbox Scarlett), saída para resolução 4K (2160p - 4K UHD) e, em alguns casos, resolução 8K (4320p - Ultra Full HD, FUHD), com velocidades de renderização. visando 60 quadros por segundo (fps) ou superior (O que é taxa de quadros? E como isso mudará para os consoles da próxima geração?).
Internamente, ambas as famílias de console introduziram novos sistemas internos de unidade de estado sólido (SSD) para serem usados como memória de alto rendimento e sistemas de armazenamento para jogos para reduzir ou eliminar tempos de carregamento e oferecer suporte a streaming no jogo (SSD vs HDD - O que significa mudar para SDD para jogos de última geração?).
O Xbox Series S e o PlayStation 5 Digital Edition não possuem uma unidade óptica, mantendo o suporte para distribuição online e armazenamento de jogos em dispositivos USB externos.
O posicionamento desses consoles como dispositivos de computação de alto desempenho coloca concorrentes como o Nintendo Switch (oitava geração) e serviços de jogos em nuvem (jogo sob demanda) como Stadia (Google Stadia) e Amazon Luna como sobreposições da oitava geração anterior de consoles de videogame.