Ninth generation of video game consoles |
A Nona geração de consoles de jogos eletrônicos foi iniciada com os consoles Playstation 5 (PS5) e Xbox Series X/S, que foram lançados em Novembro de 2020 (11/2020), e o console Mad Box anunciado em janeiro de 2019 pela Slightly Mad Studios.
9ª geração de videogames: o que vem por aí?
Em novembro de 2019 (11/2019), a oitava geração de videogames (iniciada com o lançamento do console de videogame Wii U (em novembro de 2012) pela fabricante Nintendo) completa seis anos (ou sete, se considerarmos o Wii U, da Nintendo, como o início da era atual), intervalo de tempo próximo da média das gerações anteriores. Assim, naturalmente, informações sobre o que a indústria de videogames prepara para o futuro começam a surgir na internet, seja sobre a substituição das máquinas atuais, seja de novas plataformas ou novos serviços.
A oitava geração de videogames (11/2012) compreende:
O PlayStation 4 (PS4 - 11/2013) substituiu o PlayStation 3 (PS3 - 11/2006);
O Xbox One (11/2013), substituto do Xbox 360 (11/2005-2008);
O Nintendo Switch (11/2017), ocupando o lugar do Wii U (11/2012)
A nona geração de videogames, que não demorará a chegar no mercado, virá com diversas novidades, com a promessa de revolucionar a jogabilidade
PlayStation 5 (PS5) e Xbox Scarlett (Xbox Series X e Series S)
Todos os olhares da indústria de videogames estão voltados para a Sony e a Microsoft neste momento. Cada uma dessas empresas mostrará todos os detalhes de suas novas plataformas até que sejam lançadas, ambas prometidas para o final de 2020.
A Sony se adiantou à Microsoft e falou sobre a plataforma que substituirá o PlayStation 4 antes de sua principal concorrente. Em um evento voltado para a imprensa, a companhia japonesa prometeu uma máquina com muito poder de processamento através de um processador de oito núcleos, uso de SSD (Unidade de Estado Sólido) para armazenamento dos dados, suporte a 8K de resolução (UHD), reformulação do controle, suporte à realidade virtual e, para alegria de muitos, retrocompatibilidade com PS4.
O SSD deve diminuir consideravelmente os tempos de carregamento dos jogos. No evento, a Sony comparou o loading de uma “viagem rápida” no jogo Spider Man rodando em um PlayStation 4 Pro (que levou oito segundos) e na nova plataforma (que precisou de menos de um segundo para carregar tudo).
Quanto à resolução, chama atenção o suporte à resolução 8K. Faltam detalhes sobre este aspecto, uma vez que isso não quer dizer que os jogos rodarão nativamente em telas com tantos pixels. É possível que apenas alguns jogos alcancem tal resultado, ou que o videogame ofereça suporte apenas à reprodução de vídeos nesta resolução.
O controle também sofrerá alterações. Mark Cerny, executivo que trabalha com a Sony, falou brevemente sobre sensores hápticos no controle do PlayStation 5. A tecnologia, mais moderna que a atual, deve ser algo próximo do que vemos no Nintendo Switch, que conta com o que a empresa chama de HD Rumble. Além disso, os gatilhos (botões R2 e L2) permitirão que o jogador sinta como se estivesse executando diferentes ações, como puxar a corda de um arco ou acelerar um veículo.
As declarações de Cerny dão a entender que os desenvolvedores poderão programar a tensão que deverá ser exercida nos gatilhos para que a ação seja executada no jogo.
Quanto ao próximo Xbox, nenhuma informações reveladas. Na Electronic Entertainment Expo [E3 - (11/06 à 13/06) 2019], que ocorreu em junho, a Microsoft separou um breve período para criar expectativa nos fãs da caixa verde. Ainda não foi divulgado um nome oficial da plataforma, mas a companhia a chama, por enquanto, de Project Scarlett.
A empresa norte-americana também promete um console com grande capacidade de processamento, como aconteceu em todas as suas plataformas anteriores (Xbox, Xbox 360 e Xbox One), cada uma a sua época.
Já foi confirmado que o Scarlett será compatível com todos os controles do Xbox One, além de ser capaz de reproduzir jogos de todas as gerações Xbox anteriores — algo que já acontece com o Xbox One. O console será lançado em 2020 (11/2020) em conjunto do jogo Halo Infinite. New XBOX CONSOLES (site oficial) da plataforma já foi aberto pela Microsoft.