Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



17/07/2015

Antivírus em dispositivo móvel


http://tecnologia.culturamix.com/dicas/antivirus-para-smartphones-sao-importantes


Antivírus no smartphone? 
Qual usar?

Saiba se realmente vale a pena ter um antivírus instalado em seu smartphone Android (por ser o mais usado, é o mais vulnerável a ataques) e conheça alguns apps que podem te ajudar neste assunto.

Atualmente os smartphones, principalmente aqueles que são equipados com a plataforma do Google (Android), estão sendo grandes alvos de hackers e desenvolvedores com intenções maliciosas. Até a um tempo atrás, a loja de apps do Android, a Play Store, continha muitos aplicativos de desenvolvedores maliciosos, pois a Google não tinha critério rigoroso de aprovação de novos aplicativos. Felizmente, hoje quase não há aplicativos maliciosos disponíveis na loja de apps do Android.
Smartphones equipados com outros sistemas operacionais, como o iOS ou o Windows Phone, não são tão explorados por hackers ou desenvolvedores maliciosos, pois, o sistema móvel Android é bem mais popular que os outros, ele está em 79% dos smartphone do mundoo que torna seu aplicativo malicioso acessível a maioria dos usuários de smartphones, porém, isso não significa que os outros sistemas não possam conter vírus ou aplicativos maliciosos.
Confira também quais são os 5 melhores antivírus para Android

Vale a pena instalar um antivírus?
Sim, vale a pena instalar um antivírus no seu smartphone ou tablet. O número de malwares para o sistema está crescendo muito rapidamente e mesmo com atualizações de segurança o Android ainda é bastante vulnerável a estes malwares. Segundo a empresa Juniper Networks, os malwares para Android cresceram cerca de 3.300% desde o seu lançamento em 2007.

Um antivírus irá te ajudar a te proteger destes perigos, ainda mais se for um usuário com pouco conhecimento na área. E também, os antivírus não te protegem somente, eles contam com vários outros recursos para te ajudar a melhorar a segurança e o desempenho de seu smartphone.

Prevenção é o melhor remédio (sempre)

Confira a seguir algumas dicas de como proteger seu smartphone:
  1. Procure sempre instalar aplicativos diretamente da Play Store e apps que você já tenha ouvido falar (aplicativos conhecidos);
  2. Verifique as informações do app (recomendado) como o número de downloads, nota dos usuários, número de resenha e até mesmo o número de +1 no Google Plus;
  3. ATENÇÃO PERANTE A ISSO (Fique atento a apps com nomes parecidos, estes podem ser maliciosos);
  4. Evite instalar aplicativos de fontes desconhecidas (apenas na Play store), principalmente apps piratas.
Se você decidiu instalar um antivírus no seu smartphone ou tablet, conheça aqui 3 apps cheios de recursos extras que vão te proteger.

Avast! Mobile Security
Considerado por muitos um dos melhores antivírus para os desktops, o Avast! também é um ótimo app para seu smartphone. Além de proteger seu aparelho, o app conta também com uma grande variedade de recursos que vai te ajudar na administração do seu dispositivo.
Mobile Security & Antivirus

AVG
O AVG já foi baixado por mais de 500 mil usuários e conta com uma versão paga com mais recursos específico para algumas funções, ele também tem uma versão gratuita disponível na loja. O app mantém o escaneamento automático que te alerta sobre alguns perigos enquanto navega na internet e verifica apps depois de instalados.

O app também conta com
  1. um sistema antifurto que bloqueia o smartphone em caso de roubo
  2. Ele também te ajuda a controla o desempenho do seu smartphone exibindo o status da bateria, gerenciando tarefas e limpando a memória.
Antivírus - Limpador de Virus

McAfee Mobile Security

Este é um excelente app para quem quer um comprar um antivírus com vários recursos extras ─ sim comprar, o McAfee é pago e custa R$50 ou assinatura mensal de R$5,99. O app é capaz de 
  1. realizar busca por vírus entre seus arquivos e em apps instalados, 
  2. bloqueia mensagens de texto e 
  3. bloqueia o acesso a sites duvidosos.

Dentre os vários recursos do app, se destacam
  1. o backup
  2. a restauração de dados do usuário, 
  3. o rastreamento e localização do aparelho roubado ou perdido, 
  4. e limpeza da memória remotamente (incluindo o conteúdo do cartão de memória). O app é pago, mas conta com seus recursos gratuitos por 14 dias. Depois deste prazo é preciso compra-lo.
Fonte: 

15/07/2015

Aplicativos Android



http://www.tecmundo.com.br/android/78102-melhores-apps-android-10-04-2015-video.htm


Os 10 melhores aplicativos 
Android da semana - 10/07

Essa semana destaca-se a nova versão do Aviate, o app de tela inicial do Yahoo, a volta do Quem me excluiu do Facebook, o game Dots com visual renovado e novas funcionalidades, o teclado Fleksy gratuito e muito mais. Confira!

1. Quem me excluiu do Facebook
Sempre quis saber quem te excluiu do Facebook mas não tem paciência para pesquisar um por um nos seus (ex) amigos? O aplicativo Quem me excluiu do Facebook acaba de voltar à vida após ter sido bloqueado pela rede social depois de seu lançamento em 2009, chegando de cara nova e agora sem infringir as regras da rede social. Ele traz uma espécie de feed de "exclusões" e você fica sabendo quem te removeu. Como ele simplesmente compara listas de contatos em determinado momento, não há como saber quem te deletou antes de usar o app.
Além do app para Android, ele também está disponível através de uma extensão do Chrome.


2. Aviate Launcher do Yahoo
Aviate é um launcher, substituto de tela inicial para Android, do Yahoo! que oferece recursos bem inteligentes para melhorar a maneira como você interage com o smartphone. Ele organiza aplicativos e conteúdo automaticamente de acordo com sua localização, horário do dia e outras informações do que está fazendo no momento. O app foi atualizado recentemente, trazendo um novo recurso que, de certa forma, é similar ao Google Now, fornecendo informações contextuais. Além disso, o visual foi melhorado, estando mais semelhante ao visual padrão do Android para que os usuários não estranhem muito a diferença na interface.

3. Teclado Fleksy
Fleksy é um ótimo teclado para Android e, o que antes custava 1 dólar agora passou a ser gratuito. Se você já havia comprado anteriormente, ganhará alguns temas de brinde. Leia a Dica de app: teclado Fleksy e aprenda a explorar melhor todos os seus recursos que te ajudam a digitar com rapidez e praticidade no Android.

4. Hooks para Android
Hooks é um app bem interessante que tenta transformar diversos acontecimentos em notificações diretamente no seu smartphone. De maneira similar ao IFTTT (agora só IF), você pode criar alertas para várias "coisas", e, quando algo acontecer, você recebe uma notificação. A descrição parece meio abstrata e confusa, mas o próprio app é bem abstrato.
Vamos mostrar: você pode configurar um alerta de chuva escolhendo na categoria "Weather" — selecione a cidade e a antecedência com que deseja ser avisado e pronto. Quando houver possibilidade de chuva, você será notificado. Ou digamos que goste de filmes; pode escolher ser notificado quando surgir um filme com nota acima de 9 no IMDB, ou ainda, quando sair um novo episódio de Game of Thrones e House of Cards.
As possibilidades são enormes e o app acaba de chegar gratuitamente para Android, anteriormente estando disponível apenas para iOS.

5. Amazon Cloud Drive
A Amazon acaba de lançar o app individual para o Cloud Drive, seu serviço de armazenamento na nuvem similar ao Google Drive, Dropbox e outros. O serviço não conta com nenhum diferencial em termos de funcionalidade, mas a questão do preço vale ser levada em consideração. Se você precisa de muito espaço de armazenamento para guardar sua coleção infinita de CDs, DVDs, músicas, fotos e todo tipo de arquivo, a Amazon oferece armazenamento ilimitado por 60 dólares anuais, o que seriam cerca de 18 reais mensais com o câmbio atual (+ IOF).
Amazon Cloud Drive disponível para Android, iOS (Amazon Photos - Cloud Drive Storage, Backup and Photo Sharing)


6. Kim.guru
Kim Kardashian é uma das celebridades mais famosas da atualidade e você pode se perguntar o que ela vestiria se estivesse em certa parte do mundo. Então, basta acessar o Kim.guru que o app vai exibir uma "previsão" do tempo com a Kim, te mostrando qual roupa ela estaria utilizando.

7. Tindog
Tindog é exatamente o que você está pensando, uma mistura de Tinder com cachorro. O app é bem interessante e, ao invés de te conectar diretamente com outra pessoa, ele te conecta com a(o) dona(o) do cachorro. Ao invés de fazer o seu cadastro, você deve colocar as informações do seu cão, como nome, raça, sexo e idade, fotos e começar a curtir os outros por aí.
Tindog está disponível para Android, iOS 

8. Action Launcher 3.5
Action Launcher é um dos melhores substitutos de tela inicial para Android e oferece uma enorme variedade de recursos e opções de personalização. O app foi atualizado recentemente trazendo uma novidade chamada Quickbar, que permite personalizar a barra de pesquisa padrão do Google com mais ícones. Ele vem com vários sets pré-prontos, como redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), músicas, utilidades, etc. E claro, você pode também personalizar o que aparece ali.
Disponível para Android

9. IFTTT
IFTTT é um ótimo aplicativo que te permite fazer mais com seu Android, pois conecta diversos serviços e outros apps para trabalharem em conjunto e trocarem informações. A empresa acaba de anunciar uma novidade bacana, que é o canal Bateria do Android, que oferece funções inteligentes de acordo com a situação da bateria do aparelho, como desligar o Bluetooth quando ela está acabando ou colocar o smartphone no modo silencioso ao ligá-lo na tomada. Além disso, o canal Dispositivo Android foi atualizado, como uma nova "receita" do Google Maps para que ele te mostre o caminho para o trabalho todos os dias no horário em que sempre sai de casa.
Para saber mais sobre como utilizar o IF, leia Dica de app: desbloqueie todo o potencial do seu smartphone com o IF.

10. Dots
Dots, o popular e viciante game que conquistou o mundo em 2013, acaba de lançar uma nova versão, trazendo novos temas de cores, um modo designer que te permite criar as próprias fases, além de suporte para telas maiores.


Fonte: 
Louco por Android 
Appdicas 
Canaltech 
Tecmundo 

14/07/2015

Jogos clássicos (Jogos tipos retrô)


https://jogorama.com.br/noticias/9650/retro-freak-promete-ser-o-video-game-definitivo-para-quem-curte-jogos-classicos/


10 jogos estilo retrô 
para tablets e smartphones

Se você é mais antigo, é bem provável que tenha tido algum contato com a aurora dos jogos eletrônicos aqui no Brasil. Consoles como o Atari (Atari 2600) e as máquinas de fliperama foram, por algum tempo, o suprassumo da diversão eletrônica por aqui, mexendo com a emoção de milhares de jogadores.
Com o passar do tempo, os consoles foram evoluindo e apresentado games cada vez mais complexos e avançados. Os jogos antigos, porém, se tornaram verdadeiros clássicos, ganhando releituras e republicações fiéis a tudo o que significaram quando surgiram pela primeira vez.
Os dispositivos móveis são, atualmente, um campo fértil para a proliferação de jogos estilo retrô, com visual 8/16-bits capaz de transportar o jogador para duas ou três décadas atrás. Então, aqui vai uma compilação com 10 excelentes títulos que se encaixam neste perfil.

1. Pacific Wings
River Raid é um dos grandes clássicos da história do Atari, um game no qual você controlava um avião e devia desviar de obstáculos e encher o tanque de combustível para chegar o mais longe possível. Pacific Wings consegue resgatar toda aquela ambientação e revive o espírito do game de um jeito incrível.
O jogo é simples, mas tem um estilo retrô. Aqui, você está no auge da Segunda Guerra Mundial, em 1942, e deve combater os adversários enquanto leva seu avião o mais longe possível. São várias fases à sua disposição, então aproveite bem as suas vidas para pontuar bastante e quebrar todos os recordes. Pacific Wings está disponível para Android, iOS e Windows Phone (River Raid).

2. Crossy Road
Com um visual retrô moderno, digamos assim, Crossy Road é um jogo que coloca você no comando de uma galinha que precisa ir o mais longe possível. Nesse trajeto, ela deve atravessar ruas e estradas movimentadas e cheias de perigo, bem como riachos e trilhos de trem.
Este game foi laureado com inúmeros prêmios durante o ano passado e faz enorme sucesso em todas as plataformas para as quais possui versão. Conforme seu desempenho, você libera novos personagens e ainda registra seu nome em um ranking geral, com os demais jogadores, e outro individual, apenas com os seus amigos. Crossy Road está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

3. 8 Bit Rally
Quando você pensa em um jogo clássico de corrida, é bem provável que Top Gear seja um dos primeiros a vir à sua mente. Então, que tal reviver a emoção de um dos principais jogos de corrida da história agora em seu tablet ou smartphone? Isso é possível por meio de 8 Bit Rally.
O jogo revive o visual de Top Gear e leva você por 40 circuitos diferentes ao longo de seis continentes. As mais variadas paisagens servirão de plano de fundo para você comprovar a sua habilidade diante do volante. Além disso, será possível atualizar seu veículo, tornando-o cada vez mais potente. 8 Bit Rally está disponível apenas para iOS.


4. PAC-MAN +Tournaments
Um dos personagens mais icônicos de todos os tempos, Pac-Man também surgiu para o mundo no alvorecer dos jogos eletrônicos. Em PAC-MAN + Tournaments, o comilão mais famoso de todos os tempos volta para celebrar seus 35 anos de vida em grande estilo, com um jogo que mistura o clássico e o moderno.
Aqui, você pode optar pelo tradicional modo de jogo arcade ou então se aventurar nos novíssimos labirintos infinitos. Estão disponíveis neste game uma série de torneios com mais de 100 bônus para você encontrar, além de um grande placar para você comparar seu desempenho com o dos demais jogadores. PAC-MAN +Tournaments está disponível apenas para Android, iOS.
Confira também sobre; 
Pixels (Lançamento nos cinemas: 23 de julho de 2015)

Um game de plataforma com estilo 8-bits e visual bastante parecido com os dos primeiros jogos de Super Mario e sua turma, Ascent of Kings leva você para um mundo repleto de novas criaturas. Em sua jornada, você vai cruzar com seres mais ou menos perigosos, mas todos com características bem peculiares.
Então, você deve superar todos os obstáculos e armadilhas espalhados pelo cenário, encontrar os itens especiais que estão escondidos por este mundo mágico e, com isso, receber novas habilidades. Aos poucos, seu personagem se torna mais forte e preparado para enfrentar este mundo cheio de aventuras. Ascent of Kings está disponível para Android, iOS e Windows Phone — a versão para WP não está disponível na loja brasileira.

6. AlterEgo: DreamWalker
Mais um estilo 8-bits para você se deliciar como se voltasse ao passado. AlterEgo: DreamWalker tem uma pegada onírica, como se você estivesse em um sonho, e leva você para diversos níveis de jogatina. Aqui, seu objetivo é superar monstros e obstáculos, além de capturar os pixels saltitantes.
E, ao longo de todos esses desafios, você é acompanhado por um alter ego — ou por um gêmeo fantasma, fica a seu critério decidir. Ele reflete seus movimentos ao longo do cenário, o que pode ser bastante útil para a jogatina. Fique atento a todos os detalhes e prove que você consegue se sair vencedor por aqui. AlterEgo: DreamWalker está disponível para Android e Windows Phone.
 
7. Rico – A Tale Of Two Brothers
Mais uma homenagem aos clássicos jogos de plataforma, Rico – A Tale Of Two Brothers leva você por um mundo repleto de caminhos e de aventuras. Aqui, você deve evitar os obstáculos, fugir das minas terrestres e coletar os itens especiais enquanto tenta sobreviver e chegar ao final da fase.
São, ao todo, 32 fases diferentes espalhadas por quatro mundos diferentes, ou seja, você vai encontrar ambientes variados enquanto tenta cumprir os seus deveres. Além disso, o jogo está repleto de chefões desafiadores e oferece quatro níveis distintos de dificuldade. Rico – A Tale Of Two Brothers está disponível apenas para Android, iOS.

8. Punch Quest
Um jogo de luta estilo arcade repleto de possibilidades para você enfrentar vilões e chefões, Punch Quest é uma coleção de aventuras. Aos poucos, você desbloqueia novas habilidades e ações especiais, os chamados super movimentos. Além disso, é possível personalizar seu personagem e torná-lo único.
Se isso ainda não for o suficiente, tem mais: dê socos em um ovo para ser transformado em um gnomo mágico e, se desejar, cavalgue um dinossauro que dispara raios laser da boca para derrotar os inimigos. Suporte a combinação de golpes e missões exclusivas completam a experiência de jogo por aqui. Punch Quest está disponível para Android e iOS.

9. Space Invaders
Se o tema é jogos clássicos, logicamente que Space Invaders não poderia ficar de fora. O game tem uma versão oficial para mobile, trazendo novamente o visual que consagrou a franquia como uma das mais populares e bem-sucedidas dos consoles antigos e também dos arcades.
Aqui, você tem quatro tipos de telas diferentes, com cada uma delas servindo como um tema visual distinto para o jogador. Além disso, materiais raros da fase de desenvolvimento do jogo original também aparecem como bônus dentro deste game. Space Invaders está disponível apenas para Android (versão Atari). iOS.

E se os grandes sucessos do Atari pudessem retornar ao seu dispositivo portátil? Essa é a proposta de Atari's Greatest Hits, uma compilação oficial da Atari que oferece um jogo gratuito — Missile Command — e tem mais uma centena de games à venda diretamente do próprio game.
São 25 pacotes individuais com quatro jogos cada um por apenas US$ 0,99 cada — ou, se preferir, você pode liberar todos os 100 jogos pagando US$ 9,99 de uma só vez. Depois disso, é só baixar tudo e aproveitar esse verdadeiro túnel do tempo da jogatina direto na palma da sua mão. Atari's Greatest Hits está disponível para Android e iOS.

Fonte: 
148apps
IGN - br
Indie gamer chick
Retrosouls
Infoescola
Rootzwiki
Canaltech
Jogorama

13/07/2015

Especial Dia da Pizza



http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/05/quer-pizza-agora-e-possivel-pedir-comida-na-busca-do-google-pelo-celular.html


Especial Dia da Pizza 
6 aplicativos para pedir a redonda



Pizza (também grafada piza em Portugal) é uma preparação culinária que consiste em um disco de massa fermentada de farinha de trigo, coberto com molho de tomate e os ingredientes variados que normalmente incluem algum tipo de queijo, carnes preparadas ou defumadas e ervas, normalmente orégano ou Manjericão, tudo assado em forno.

Em todo o estado de São Paulo, 10 de julho marca o Dia da Pizza. A data, instituída em 1985 pelo então secretário estadual de turismo Caio Luís de Carvalho, funciona como uma grande festa do comércio em celebração a uma das grandes paixões culinárias do paulista.
Este alimento milenar, surgido ainda na Roma antiga, antes mesmo do início da era cristã, foi evoluindo ao longo do tempo e ganhou praticamente todo o planeta. Aqui no Brasil, encontrou um campo fértil para se desenvolver e virar quase uma mania nacional, especialmente no estado mais populoso do país.
De acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo, existem 10 mil pizzarias espalhadas por todo o estado. De todo esse montante, cinco mil estabelecimentos estão presentes na capital paulista, o que dá uma dimensão do sucesso do prato na região.
Se você é um fã de pizza — em São Paulo ou em qualquer outro lugar do Brasil —, aqui vai uma lista com alguns aplicativos que vão ajudar você na hora de pedir a sua redonda em casa na maior das praticidades.

O HelloFood é um dos mais famosos aplicativos quando o assunto é pedir comida pela internet. Nele você encontra milhares de estabelecimentos espalhados pelas principais cidades do Brasil, oferecendo um cardápio amplo e variado para atender aos mais diversos gostos.
Dito isso, é claro que o HelloFood é uma das melhores opções para quem quer pedir uma pizza. Basta acessar o app, inserir seus dados, escolher a pizzaria que você quiser e fazer o seu pedido. Também é possível realizar pagamentos diretamente no aplicativo e, então, é só aguardar a sua pizza em casa. HelloFood está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

2. iFood
Também um dos principais nomes do mercado de pedidos de comida via aplicativo, o iFood é um ótimo contraponto ao HelloFood. De forma prática, ambos os apps funcionam de maneira bastante semelhante, então fica a seu critério escolher entre um e outro (vale também ficar de olho nas promoções).
Isso quer dizer que, pelo iFood, é possível solicitar comidas em diversos restaurantes espalhados por todo o Brasil. Além disso, há milhares de pizzarias cadastradas por aqui e com certeza uma delas está perto de você. Escolha, pague pelo app e desfrute de uma ótima pizza sem nenhum trabalho. iFood está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

3. OnePizza
O OnePizza se apresenta como o primeiro aplicativo do Brasil especializado em pizzarias. Como você pode ter uma ideia por causa do nome dele, este app conta com milhares de pizzarias em seu cadastro e elas estão espalhadas por várias cidades ao longo do território nacional.
Então, você acessa o aplicativo, informa o seu CEP e, assim, passa a ver quais estão mais próximas de você. Feito isso, é só escolher a pizzaria que desejar, selecionar a quantidade, o tamanho e o sabor das pizzas e finalizar o seu pedido. Para quem quer algo focado em pizzas, esta é uma ótima opção. OnePizza está disponível para Android e iOS.

4. PedidosJá
Da mesma forma que o iFood e o HelloFood, o PedidosJá também trabalha com restaurantes de diferentes segmentos. São mais de 6 mil estabelecimentos espalhados por mais de 200 cidades brasileiras e que vendem comida por intermédio desta aplicação, facilitando bastante a sua vida.
Em meio a essa grande quantidade de restaurantes, obviamente que há centenas de pizzarias. Informe o seu CEP e o aplicativo vai indicar as mais próximas de onde você se encontra no momento. Depois, é só fazer o pedido, esperar que ele chegue e se deliciar à vontade. PedidosJá está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

5. RestauranteWeb Delivery
O RestauranteWeb Delivery é outro aplicativo que trabalha com vários restaurantes. Isso quer dizer que ele serve tanto para famintos por pizza quanto para quem deseja fazer pedidos de qualquer outro tipo de cozinha. Ele está disponível nas principais cidades brasileiras e vai encontrar alguma coisa perto de você.
As pizzarias também estão aqui, facilitando a sua vida na hora de matar a fome sem ter muito trabalho. Além disso, ele também permite que você faça o pagamento de seu pedido direto pelo aplicativo, dando ainda mais comodidade a todo o processo. RestauranteWeb Delivery está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

6. Touch Pizza
A última dica da lista é o Touch Pizza, outro aplicativo especializado em pedidos de pizzas. Ele tem uma base com 2 mil pizzarias cadastradas em todo o Brasil, em 80 cidades. Vale a pena verificar se a sua está na lista!
Além de colocar você em contato com os estabelecimentos, o app ouve a sua opinião e você pode avaliar pizzas e pizzarias. É possível indicar novas pizzarias para cadastro no aplicativo, ver o andamento do seu produto sendo preparado e ainda ganhar brindes, prêmios e descontos. Touch Pizza está disponível para Android e iOS.
 
Fonte: 

11/07/2015

Aplicativos Windows Phone


http://www.tecmundo.com.br/windows-phone-8/59184-melhores-apps-windows-phone-16-07-2014.htm


Os 10 melhores aplicativos 
Windows Phone da semana (09/07 - 16/07)


Nesta semana (09/07) foi trazida várias novidades para facilitar suas tarefas e melhorar a sua produtividade. Na seleção da semana, foi separado aplicativos para melhorar seu controle financeiro, auxiliá-lo na transferência de arquivos entre dispositivos, registrar reclamações contra operadoras de telefonia móvel, gravar notas em áudio que podem ser transcritas em texto, entre várias outras novidades. Confira abaixo a lista completa com as 10 melhores sugestões de aplicativos Windows Phone da semana.

1. Live Lock Temas
O Live Lock Temas é um aplicativo que oferece vários modelos de personalização da tela de bloqueio de seu dispositivo Windows Phone. Ele possui uma grande quantidade de wallpapers desenhados para lockscreens customizadas do Live Lock Beta, aplicativo desenvolvido pela Microsoft. A maioria das imagens disponíveis no Live Lock Temas é gratuita, sendo que é possível comprar alguns outros arquivos. O aplicativo também permite que o usuário utilize suas próprias fotos para inseri-las na tela inicial do aparelho depois de editadas e personalizadas. O Live Lock Temas é gratuito.

2. Receipt Tracker
O Receipt Tracker é um aplicativo que irá ajudar você a controlar seus gastos de maneira mais prática. Ele vai além de simplesmente ser um aplicativo comum de finanças pessoais, visto que ele permite que o usuário digitalize recibos e outros documentos, por exemplo. O app também exibe informações detalhadas sobre seus gastos e oferece funções para que você possa organizar sua planilha de maneira simples. É possível enviar as suas anotações do Receipt Tracker para o OneDrive ou OneNote a fim de que você possa tê-los onde estiver e em outros dispositivos. Para fazer o download do Receipt Tracker é necessário mudar para a loja Windows Store americana nas configurações do seu aparelho.

3. Eye-Fi Mobi
Para fotógrafos e usuários que utilizam máquinas fotográficas, o Eye-Fi Mobi é um aplicativo que pode ajudar muito na hora de transferir fotos para o smartphone. Ele funciona em conjunto com cartões de memória da empresa desenvolvedora do app, que utiliza a rede Wi-Fi para transferir as fotografias para a memória do smartphone. O aplicativo ajuda a diminuir o tempo deste processo, visto que seria necessário transferir as fotos da máquina fotográfica para um computador e depois enviá-las até o smartphone. A interface do aplicativo é bastante simples e fácil de usar, sem grandes recursos. O Eye-Fi Mobi é gratuito.

4. Autodesk Pixlr
A Autodesk é famosa por desenvolver ótimos softwares profissionais. A boa qualidade de desenvolvimento da empresa também pode ser vista no Autodesk Pixlr. O aplicativo permite que os usuários possam editar suas fotos de maneira simples e intuitiva. Nele o usuário pode fazer desde pequenos retoques até a aplicação de filtros especiais, edições de foco, adição de molduras e efeitos vintage e alguns outros recursos para personalizar as fotos. O Autodesk Pixlr não se trata de um aplicativo com uma infinidade de opções de edição, visto que ele é focado em oferecer uma experiência para edição fácil e rápida. As fotos editadas podem ser salvas no próprio smartphone ou compartilhadas nas redes sociais. O Autodesk Pixlr é gratuito.

5. Anatel Consumidor
O Anatel Consumidor é um aplicativo desenvolvido pela própria Agência Nacional de Telecomunicações em que qualquer pessoa pode registrar reclamações formais contra uma operadora de telefonia móvel. Para realizar este procedimento é necessário realizar um breve cadastro na plataforma, o que inclui informar o CPF e uma senha. Feito isso, é possível inserir reclamações e acompanhar o progresso de suas solicitações por meio do aplicativo. A operadora possui até cinco dias para enviar uma resposta à reclamação do usuário, sendo que depois deste período é possível reabrir o caso se ele tiver sido fechado. O Anatel Consumidor é gratuito.

6. Flick
O Flick é um aplicativo para aqueles usuários que buscam uma forma simples de transferir arquivos de um smartphone para outro ou para um tablet. O aplicativo possui suporte a várias plataformas, facilitando a transferência de arquivos sem a necessidade de cabos. Ele utiliza a conexão Wi-Fi, pela qual ambos os dispositivos estão conectados para realizar o processo. Uma de suas vantagens é a maneira intuitiva do usuário enviar os arquivos, exigindo apenas que ele deslize o dedo arrastando o arquivo na tela do aparelho. O Flick está disponível gratuitamente.

7. InstaNote
Ao contrário do que possa parecer, o InstaNote não é nenhum cliente da rede social Instagram. O aplicativo foi lançado como parte do projeto Microsoft Garage e promete facilitar a vida de quem precisa salvar informações em áudio. O usuário pode, por exemplo, gravar um trecho de uma conversa ou parte de uma reunião. Para isso basta pressionar o botão para gravar 30 segundos de áudio, sendo que é possível configurar este tempo de acordo com a preferência do usuário. Após a gravação, o aplicativo transforma o arquivo em uma nota de áudio possibilitando que as informações sejam transcritas em texto. O InstaNote é gratuito.

8. CSR Racing
Se você gosta de jogos de corrida no estilo arrancada, CSR Racing é um dos melhores jogos do gênero para Windows Phone. Nele você terá que acelerar o seu veículo ao máximo e trocar de marcha no momento preciso para tentar vencer seus oponentes. Os duelos são rápidos e você poderá personalizar e melhorar a sua máquina comprando novos equipamentos e aprimorando a parte mecânica. O game oferece 90 carros licenciados, incluindo marcas como Bugatti, Aston Martin e McLaren. CSR Racing também permite que você jogue contra seus amigos no modo online. O aplicativo é gratuito.



9. Leo’s Fortune
Leo's Fortune é um game viciante que finalmente chegou para dispositivos Windows Phone. A missão do jogo é ajudar uma pequena criatura a encontrar a sua fortuna, que foi perdida depois que um ladrão o roubou. O usuário fará uma jornada com Leo passando por florestas, desertos, montanhas nevadas e cidades para encontrar sua riqueza. Vale mencionar a qualidade gráfica do jogo e a ótima experiência de jogabilidade. A desvantagem, no entanto, é que o jogo possui o preço um pouco salgado, custando R$ 11,90. Leo's Fortune foi otimizado para rodar também em dispositivos com 512 MB de memória RAM.

10. Doodle Jump DC 
Em Doodle Jump DC, o usuário controla uma criatura chamada de The Doodler vestida como diversos personagens clássicos do universo da DC Comics. No game o personagem irá enfrentar obstáculos e inimigos para avançar sobre as plataformas até alcançar o topo. No primeiro episódio, o usuário irá controlar o pequeno monstrinho vestido de Batman. O aplicativo exige bastante atenção, visto se tratar de um jogo difícil e instigante, o que é um prato cheio para a diversão. Para direcionar o pequeno herói é preciso inclinar o aparelho, o que pode ser uma vantagem para os usuários que gostam desse tipo de jogabilidade. Doodle Jump DC é gratuito e está disponível também para dispositivos com 512MB.

Fonte: 
Windows Phone store
Canaltech 
Tecmundo

10/07/2015

Esporte e saúde


http://www.oficinadanet.com.br/post/14752-esporte-e-saude-tecnologicamente-corretos?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+oficinadanet_rss+%28Oficina+da+Net+-+Feed%29


Esporte e saúde 
tecnologicamente corretos

Hoje as pessoas procuram uma vida mais saudável, algumas por uma questão estética, de saúde, ou simplesmente para obter os benefícios deste lifestyle. 

Com o dia a dia agitado que temos é normal as pessoas procurarem um refúgio nos esportes praticados ao ar livre. A população corre, pedala, anda de skate, e junto disso, a tecnologia está se integrando à nossa vida. É normal vermos as pessoas praticando esportes nas ruas e parques, geralmente acompanhadas de seus celulares ou players. Com esses gadgets conseguimos ter muitas informações e entretenimento onde estivermos, mas também podemos captar informações à fim de melhorar a performance na prática esportiva. Não somente com sensores específicos, mas também com aplicativos dedicados.

Uma breve pesquisa nas lojas de aplicativos, teremos uma enxurrada de programas dedicados à pratica dos mais diversos esportes. Temos dos mais simples contadores de passos, até aplicações complexas, as quais analisam o trajeto do usuário, e combinam valores como distância, relevo, temperatura e batimentos cardíacos para traçar uma série de informações afim de ajudar o usuário a compreender o seu treino, e priorizar o seu rendimento conforme o interesse.

Pensando na praticidade de coletar informações sobre os treinos, as empresas de tecnologia também querem se beneficiar com a saúde das pessoas. E consequentemente ajudá-las a compreender que a prática de exercícios e (ou) esportes, não somente faz bem para a saúde, faz bem para o nosso psicológico. Com a criação de sensores específicos em smartphones, smartwatches e afins, a captação de informações físicas do usuário, enriquecem a experiência dos aplicativos envolvidos.

Como usuário de um aplicativo de monitoração, utilizo uma gama de informações obtidas após um treino. Sempre cronometro o meu passeio de Mountain Bike, a fim de ter informações específicas, tais como: diferença de altura, estimativa de calorias gastas, total em quilômetros, velocidade máxima e mínima, etc. Uma série de valores que até poderiam ser captados em um bom ciclocomputador, mas muito mais facilmente acessadas no próprio smartphone. Outro fator positivo neste quesito, é que um bom equipamento específico para captar estas informações custa o mesmo que um smartphone high-end.

Ainda na área do ciclismo, podemos encontrar bicicletas com computadores integrados, os quais além de analisar dados geográficos e de relevo, adaptam as configurações do veículo para trafegar no terreno. Por exemplo, sensores medem a carga aplicada nos amortecedores e os regulam conforme as condições de rodagem. Além disso, já se encontra equipamentos com uma espécie de câmbio automático, o qual facilita a condução adequando a relação de marcha adequada ao ponto, porém agregam peso e complexidade em um veículo que deveria ser prático.

Outra área que se beneficia destas ferramentas é a área médica, pois com tais aplicativos e sensores, um especialista pode acompanhar o andamento de um tratamento, ou até mesmo extrair dados específicos que podem ajudar no diagnóstico. Com as ferramentas corretas instaladas no smartphone do paciente, por exemplo, o doutor consegue monitorar o dia a dia, os costumes e os vícios do usuário, conseguindo combater o foco do problema. Assim como em outros vestíveis, os quais podem extrair dados ainda mais específicos, como batimentos e pressão sanguínea do portador. Deixando ao médico, apenas a função interprete dos dados coletados.


Com as novas ferramentas que estão sendo desenvolvidas, poderemos também nos adequar o estilo de vida ao nosso corpo. Aplicativos estão combinando informações obtidas nos exercícios, para gerar dicas alimentares, repondo os gastos energéticos, e até mesmo indicando produtos e serviços que podem auxiliar na prática esportiva. A convergência de tecnologias, irá abranger várias áreas, proporcionando uma experiência mais rica ao atleta.

Portanto os esportes e a saúde, estão cada vez mais unidos à tecnologia. As ferramentas estão sendo criadas para nos auxiliar, compreender o funcionamento do nosso corpo, e também para adequar as nossas atividades afim de melhorar o nosso estilo de vida. Desta forma podemos otimizar os nossos treinos para obter o resultado desejado na nossa saúde.
Confira também: 
Medicina x aplicativos (Aplicativos que ajudam na medicina, na sua saúde)
Aplicativos para esportistas (Aplicativos que ajudam na prática esportiva)

Fonte:
Oficina da Net

09/07/2015

Baixando músicas


http://www.infohoje.com.br/programas-para-baixar-musicas-dicas-e-como-baixar.html


Como baixar músicas da internet?

Aprenda a fazer download das músicas que você gosta. Veja como é simples localizar suas músicas preferidas na internet e baixá-las para o seu computador. Prepare sua caixa de som!

Muitas pessoas gostam de ouvir músicas enquanto realizam trabalhos ou quaisquer outras tarefas. Seja a partir de CDs de música, DVDs ou músicas baixadas pela internet, elas sempre estão presente na vida das pessoas.
Iremos aprender a como realizar  download de músicas para ampliar a sua biblioteca de sons para escutar enquanto navega pela internet ou faz os seus trabalhos. O procedimento é bem simples, e você só precisa estar conectado na internet e de um programa compartilhador de arquivos.
Usando o Ares Galaxy para realizar o download

Confira também: 
Quais são os aplicativos mais usado para baixar música para os Sistemas Android e iOS
Aplicativos músicas para Sistema Operacional móvel

O Ares é um compartilhador de arquivos que opera por meio da tecnologia peer-to-peer, também conhecida como P2P. Considerado por muitos como o melhor compartilhador da atualidade, têm fácil instalação e fácil usabilidade.
 
ATENÇÃO: fique atento com os direitos autorais das músicas que você quer baixar. Muitas delas são distribuídas apenas através de comercialização. Portanto, certifique-se de que as canções que você deseja realizar o download possuem conteúdo livre. Lembre-se: o download ilegal de arquivos é considerado crime!

Após realizar o download e instalar o Ares, execute-o. O software, por definição padrão, vai estar em inglês, mas é possível alterar para o português. Realize os seguintes passos para trocar o idioma:
Com o programa aberto, vá na aba “Control Panel” e, em “Preferred Language”, escolha “Portuguese”. O idioma será automaticamente alterado.

Baixando músicas
Vá para a aba “Procurar”, que vai lhe oferecer as opções de pesquisa. Selecione a opção “Áudio”.
A tela será alterada. Na nova janela, clique na opção “Procura detalhada”.

Agora, serão apresentados uma série de campos, que irão lhe ajudar a encontrar o que você está procurando. Coloque o nome do artista, da música, o álbum... tudo que você acredita que pode facilitar o resultado. Para evitar resultados que não correspondem ao que você quer baixar, recomendamos que você realize duas configurações:  em “Duração”, coloque “Maior que 30s” e em “Tamanho” defina “Muito menor que 10MB”. Assim, o filtro vai agir com mais exatidão e aumentam as chances de você ter resultados verdadeiros. Quando tudo estiver definido, clique em “Procurar agora”.

Quando os resultados foram exibidos, você deve usar o filtro manual, ou seja, você mesmo. Verifique o tamanho dos arquivos, na duração e na qualidade da música, para evitar downloads ruins. Para cada minuto de música, tente considerar 1MB de tamanho. Ou seja, uma música de 4 minutos deve ter tamanho entre 3 e 8MB. Uma música de 5 minutos, entre 4 e 9MB, dependendo da qualidade com a qual foi compactada.
Quando localizar o arquivo de música que deseja baixar, basta dar um duplo clique sobre o item escolhido. O download será iniciado automaticamente.
Você pode acompanhar o progresso do download na aba “Transferências”. Nesse local, é informada a velocidade com a qual a música está sendo baixada e qual o tempo restante.

O Ares oferece um player de música bem simples para você ouvir a música e ver se é o que você procura. Para isso, basta selecionar a música quando o download tiver terminado e clicar no botão de “play”, localizado no rodapé do programa.

Pronto! Caso esteja tudo OK, a sua música foi baixada e já está em seu computador! Agora, é curtir o som!
Fonte: 

05/07/2015

Mitos ou verdades sobre a Apple


http://canaltech.com.br/noticia/apple/10-mitos-e-algumas-verdades-sobre-a-apple-41301/


Apple Inc. (NASDAQ: AAPL; NYSEAAPL; anteriormente Apple Computer, Inc.) é uma empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo,
  1. software de computador e
  2. computadores pessoais
Os produtos de hardware mais conhecidos da empresa incluem
  1. a linha de computadores Macintosh
  2. o iPod (tocador de áudio digital),  o iPhone, o iPad (Tablet), 
  3. a Apple TV
  4. o Apple Watch
Os softwares incluem
  1. o sistema operacional Mac OS X
  2. o navegador de mídia iTunes
  3. a suíte de software multimídia e criatividade iLife
  4. a suíte de software de produtividade iWork
  5. Aperture, um pacote de fotografia profissional; 
  6. Final Cut Studio, uma suíte de áudio profissional e produtos de software; 
  7. Logic Studio, um conjunto de ferramentas de produção musical; 
  8. o navegador Safari; e 
  9. o iOS, um sistema operacional móvel.
Em agosto de 2010, a empresa operava 301 lojas de varejo em dez países, e uma loja online onde os produtos de hardware e software são vendidos (Apple store). Para além das Apple Store, a empresa possui as Apple Shops e as Apple Premium Resellers (APR's). As primeiras são pequenas áreas exclusivas à marca, devidamente sinalizadas e inseridas em operadores multimarca. As APR's são parcerias estabelecidas com empresários locais e são lojas exclusivas à marca e que disponibilizam toda a gama de produtos e serviços colocados ao dispor do cliente pela casa-mãe.

  1. Em maio de 2011, a Apple era uma das maiores empresas do mundo e a empresa de tecnologia mais valiosa do planeta, tendo ultrapassado a Microsoft.
  2. Em janeiro de 2012 a Apple passou a multinacional do petróleo ExxonMobil em valor de mercado e passa a ser a maior empresa de capital aberto do mundo.
Fundada em 1 de abril de 1976 em Cupertino, Califórnia, e incorporada 3 de janeiro de 1977, a empresa foi anteriormente denominada Apple Computer, Inc. nos seus primeiros 30 anos, mas retirou a palavra "Computer" em 9 de janeiro de 2007, para refletir a contínua expansão da empresa no mercado de eletrônicos de consumo, além de seu foco tradicional em computadores pessoais (iPhones).

Em setembro de 2010, a Apple tinha 46,6 mil empregados em tempo integral e 2.800 temporários empregados em tempo integral em todo o mundo e tinha vendas anuais mundiais de 65,23 bilhões de dólares. Por motivos tão variados como a sua filosofia de design estético completo até suas campanhas de publicidade distintas, a Apple estabeleceu uma reputação única na indústria de eletrônicos de consumo. Isso inclui uma base de clientes que se dedica à empresa e sua marca, especialmente nos Estados Unidos. A revista Fortune classificou a Apple a empresa mais admirada nos Estados Unidos em 2008, e do mundo em 2008, 2009 e 2010. A empresa também tem recebido críticas por seu contratos de trabalho, cuidado ambiental e práticas de negócios.
 
10 mitos ou verdades sobre a Apple
A Apple é considerada uma das empresas de tecnologia mais requisitadas do momento. Vista como uma marca glamorosa, milhares de pessoas em todo o mundo sonham em adquirir um produto da Maçã.

Para os que conseguem, um sonho realizado. A cada lançamento, mais e mais pessoas se aglomeram em frente às lojas para garantir a novidade da vez.
A Apple ganhou ainda mais notoriedade após o lançamento dos requisitados iPhones. (Apple pode anunciar o iPhone 6S e o iPhone 7 em 2015)
iPhone 6S será anunciado no próximo mês de abril (04/2015),
enquanto que o iPhone 7 será lançado cerca de cinco meses depois, em setembro. (09/2015)

Steve Jobs, que idealizou o projeto de vários produtos, sempre deixou bem clara a ideia de produzir mercadorias esteticamente bonitas e com o máximo de qualidade. Pois bem, essa também é a visão que a grande maioria das pessoas tem sobre os produtos da marca. Mas será que realmente ela é única, a melhor do mercado atual? Indo além, será que tudo o que ouvimos falar sobre a Apple é realmente verdadeiro ou muitas informações não passam apenas de marketing?

1. A Apple inventou o computador
Muitas pessoas acreditam até hoje que a Apple foi a grande responsável pelo surgimento dos computadores pessoais. Porém, a verdade é que antes mesmo de Steve Jobs, juntamente com Steve Wozniak começarem a fabricar e vender os seus computadores, outras empresas já haviam descoberto a máquina e disponibilizado no mercado. Para relembrar, o primeiro computador pessoal que surgiu no mercado foi o Kenbak-1, lançado em 1971. A Apple, por sua vez, foi criada somente em 1976 (1 de abril de 1976).

2. A Apple teve início em uma garagem
Para quem já leu um pouco sobre o início da Apple, deve ter visto que a empresa iniciou em uma garagem na casa que pertencia a Steve Jobs quando jovem, na Califórnia. Porém, ao que tudo indica, a garagem é um tanto quanto mitológica, segundo Steve Wozniak. "Não fizemos nenhum design, nenhuma montagem, nenhum protótipo e nenhum produto. Nós não fabricamos nada na garagem. Ela não tinha muito propósito, com exceção de ser um lugar onde nos sentíamos em casa", disse Wozniak. Conforme o ex-sócio de Steve Jobs, a garagem era apenas um local onde alguns produtos eram testados antes de serem comercializados. No local nunca houve algo que chegasse a se assemelhar a uma empresa, como uma mesa com alguém trabalhando. "Era difícil ter mais que duas pessoas juntas na garagem, e quando estávamos lá, nunca era algo produtivo", conta Woznkiak.

3. A paixão de Steve Jobs assustava seus colegas de trabalho
O amor e a entrega ao trabalho por Steve Jobs era uma constante. Muito se falava sobre o nível de exigência e adoração aos seus produtos, principalmente na fase de construção. Extremamente perfeccionista, os produtos da Apple deveriam sempre estar a frente das demais marcas. Assim sendo, trabalhar na Apple poderia não ser tão fácil para alguns, na época em que Jobs comandava a Maçã. Apesar de ser uma pessoa bastante acessível, os demais funcionários deveriam corresponder ao trabalho, e ter bastante dedicação aos produtos.

4. Aparelhos da Apple são perfeitos
Mencionado acima que a Apple sempre priorizou o máximo da qualidade em seus produtos. Porém, afirmar que algum produto está imune a qualquer defeito ou mesmo algum problema pode ser um erro. Qualquer dispositivo eletrônico pode em algum momento desenvolver algum problema. A Apple, por sua vez, está suscetível a qualquer erro.

5. Produtos da Apple são os mais caros
Já mencionado também que os produtos da Apple são o sonho de consumo de muita gente. Infelizmente, pelo seu alto valor não são todas as pessoas que conseguem adquirir um produto. Então, dizer que os produtos da Maçã são mais caros que outros compatíveis no mercado é absolutamente verdade. A Apple, por sua vez, assume o fato de seus produtos serem mais caros que os demais encontrados no mercado, mas justifica o fato alegando que seus produtos são tão superiores que realmente valem o preço cobrado.

6. Apple não pode ser comparada as demais marcas
Outra verdade sobre a Maçã. A Apple, ao longo de sua trajetória, sempre priorizou produtos de excelente qualidade com designe sofisticado. Além disso, os produtos da companhia são únicos. Por exemplo, diferentemente do Android, do Google, que está presente em dezenas de aparelhos de diferentes marcas, os smartphones da Apple são os únicos a usarem o iOS, sistema operacional próprio da Apple. Igualmente, os computadores da Apple são os únicos equipados com o sistema Mac OS X.  Deste modo, impossível comparar a Apple com as demais marcas, ela é absolutamente única. 
7. A Apple possui os melhores designers
A excelência no designer dos produtos da Apple é inconfundível e notório. Porém, afirmar que a companhia é dona dos produtos de maior designer pode ser um exagero para alguns. A Apple, como qualquer outra empresa, contrata profissionais voltados ao mundo da Apple, que possuem interesses em comum na produção de boas mercadorias. Porém, muitas concorrentes do setor tecnológico investem pesado em designers altamente qualificados e que possam oferecer os melhores produtos aos seus consumidores. Assim sendo, a Apple possui sim uma equipe de designers excelente em seus produtos, no entanto, se realmente é a melhor não podemos afirmar, já que cada consumidor possui um gosto, e nem sempre o que agrada um pode agradar ao outro. 
8. Aparelhos da Apple estão imunes a qualquer tipo de vírus
Acredito que muita gente já deve ter escutado isso: "Aparelhos da Apple não têm vírus". Pois bem, infelizmente isso não é verdade. Obviamente que o sistema operacional da Apple, o iOS, possuem bem menos vírus que os demais sistemas operacionais presentes no mercado, como o Android, por exemplo. Mas dizer que o sistema da Maçã está totalmente protegido contra qualquer vírus ou malware não está correto. Infelizmente, o sistema pode sim abrigar algum intrusos
Bug faz iPhone travar com um simples SMS.

9. Tela azul da morte só no Windows
Usuários do Mac adoram zoar a tela azul da morte do Windows. Muitas pessoas creem que os computadores Mac não falham, como acontece com o Windows. Porém, isto não é verdade, em raras exceções o computador Mac pode sim apresentar um defeito, e até a própria Apple admite o problema.  
"Em raras situações, seu Mac pode parar de responder e exibir uma mensagem informando que 'É necessário reiniciar o computador'. Isso se chama um kernel panic.

Usuários da Apple relataram tela azul em iPhone 5S

10. Flash (não o da câmera) não é bom
Steve Jobs lançou um iPhone sem suporte ao Flash, e a partir de então, muitos fãs da marca passaram a desacreditar no software, e fizeram até uma campanha negativa ao Flash. Porém, o Flash ainda é muito válido.
  • Obviamente que o software não é muito indicado para smartphones, já que ele é considerado um grande consumidor de bateria
  • Porém, em computadores, o Flash é bastante importante nos navegadores.

Leia também: Mitos e verdade sobre Steve Jobs 


Fonte: 
Wikipedia
Macworld 
Tecnoblog 
NYTimes 
Huffingtonpost 
Apollo digital 
Apple - history 
Fortune - archive 
Oficina da Net 
Forbes 
Tudo celular 
Canaltech

04/07/2015

Instalando o Linux

Linux é o núcleo do sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). O conjunto do kernel e demais programas responsáveis por interagir com este é o que denominamos sistema operacional. O kernel é o coração do sistema.

Os principais programas responsáveis por interagir com o kernel foram criados pela fundação GNU. Por este motivo é mais correto nos referenciarmos ao sistema operacional como GNU/Linux ao invés de apenas Linux.

Uma distribuição nada mais é que o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos num único CD-ROM (ou qualquer outro tipo de mídia). Hoje em dia temos milhares de aplicativos para a plataforma GNU/Linux, onde cada empresa responsável por uma distro escolhe os aplicativos que nela deverão ser inclusos.


Kernel
Como explicar o que é kernel para um leigo? Jorge Alberto Corso descreve como contornou a complicada tarefa de explicar o que é um kernel para alunos de um curso de administração Linux. Se você não sabe o que é, ou deseja explicar o que é para alguém, não deixe de ler o texto.

O projeto GNU
Muitos conhecem e divulgam o sistema operacional do pinguim apenas como Linux, porém o termo correto é GNU/Linux. Em palavras simplificadas, Linux é apenas o kernel do sistema operacional, ele depende de uma série de ferramentas para funcionar, a começar pelo programa usado para compilar seu código-fonte. Essas ferramentas são providas pelo projeto GNU, criado por Richard Stallman.

Em outras palavras, o sistema operacional tratado neste documento é a união do Linux com as ferramentas GNU, por isso o termo GNU/Linux.

Para entendermos melhor essa relação entre GNU e Linux, Richard Stallman e Linus Torvalds, recomendo:
  1. História do GNU/Linux: 1965 assim tudo começou! 
  2. GNU/Linux: Depois dele o mundo não é mais o mesmo!
GNU/Linux x Windows
A diferença mais marcante entre Linux e Windows é o fato do primeiro (Linux) ser um sistema de código aberto, desenvolvido por programadores voluntários espalhados por toda internet e distribuído sob a licença pública GPL. Enquanto o Windows é software proprietário, não possui código-fonte disponível e você ainda precisa comprar uma licença pra ter o direito de usá-lo.

Você não precisa pagar nada para usar o Linux! Não é crime fazer cópias para instalá-lo em outros computadores. A vantagem de um sistema de código aberto é que ele se torna flexível às necessidades do usuário, tornando assim suas adaptações e "correções" muito mais rápidas. Lembre-se que ao nosso favor temos milhares de programadores espalhados pelo mundo pensando apenas em fazer do Linux um sistema cada vez melhor.
O código-fonte aberto do sistema permite que qualquer pessoa veja como ele funciona, corrija algum problema ou faça alguma sugestão sobre sua melhoria, esse é um dos motivos de seu rápido crescimento, assim como da compatibilidade com novos hardwares, sem falar de sua alta performance e de sua estabilidade.

Distribuições GNU/Linux
O Linux possui vários sabores e estes são denominados distribuições. Uma distribuição nada mais é que um kernel acrescido de programas escolhidos a dedo pela equipe que a desenvolve. Cada distribuição possui suas particularidades, tais como forma de se instalar um pacote (ou software), interface de instalação do sistema operacional em si, interface gráfica, suporte a hardware. Então resta ao usuário definir que distribuição atende melhor suas necessidades.


GNU/Linux e sua interface gráfica
O sistema X-Window (sim! sem o "s"), também chamado de X, fornece o ambiente gráfico do sistema operacional. Diferentemente do OSX (Macintosh) e Windows, o X torna o gerenciador de janelas (a interface visual em si) um processo separado. Na verdade, a vantagem de separar o gerenciador de janelas é que você pode escolher entre uma variedade de gerenciadores existentes para Linux o que melhor lhe convém, tais como Gnome, KDE, XFCE dentre outros.


A história do GNU/Linux
O sistema Linux tem sua origem no Unix, um sistema operacional multitarefa e multiusuário que tem a vantagem de rodar em uma grande variedade de computadores.

O Linux surgiu de forma muito interessante. Tudo começou em 1991, quando um programador finlandês de 21 anos, Linus Benedict Torvalds, enviou a seguinte mensagem para uma lista de discussão na Internet: "Olá para todos que estão usando Minix. Estou fazendo um sistema operacional free (como passatempo) para 386, 486, AT e clones". Minix era um limitado sistema operacional baseado em Unix que rodava em microcomputadores maquiavélicos como o AT. Linus pretendia desenvolver uma versão melhorada do Minix e mal sabia que seu suposto "passatempo" acabaria num sistema engenhosamente magnífico. Muitos acadêmicos conconceituados ficaram interessados na idéia do Linus e, a partir daí, programadores das mais variadas partes do mundo passaram a trabalhar em prol desse projeto. Cada melhoria desenvolvida por um programador era distribuída pela Internet e, imediatamente, integrada ao núcleo do Linux.

No decorrer dos anos, este trabalho árduo e voluntário de centenas de sonhadores tornou-se num sistema operacional bem amadurecido e que hoje está explodindo no mercado de servidores corporativos e PCs. Linus, que hoje coordena uma equipe de desenvolvedores do núcleo de seu sistema, foi eleito em pesquisa pública a personalidade do ano de 1998 do mundo da informática.

Por onde começo a aprender GNU/Linux
Se você está iniciando sua vida no Linux, pode sentir a necessidade de ajuda em pontos aparentemente simples. (Introdução ao Linux) Este será o primeiro de uma série que o ajudará a ficar mais confortável neste maravilhoso ambiente. A série faz uma tradução livre do Linux User's Guide, abordando os temas principais, afim de oferecer a você as principais ferramentas do Linux.

Como obter o GNU/Linux
Uma vez escolhida a distribuição que você utilizará, o próximo passo é fazer o download de uma imagem ISO para gravação e instalação em seu computador. É extremamente recomendável optar por uma distribuição popular, bem testada e na qual você encontrará documentação abundante na internet caso precise de ajuda. A seguir temos uma lista compilada com artigos que lhe auxiliarão na instalação do Linux.


Ubuntu

Ubuntu é uma das distribuições Linux mais populares da atualidade e isso se deve ao fato dela se preocupar muito com o usuário final (desktop). Originalmente baseada no Debian, diferencia-se além do foco no desktop, em sua forma de publicação de novas versões, que são lançadas semestralmente.

Para maiores informações,
visite o site oficial do Ubuntu Linux ou a comunidade do Ubuntu Linux no Brasil.

Caso deseje instalar e testar este Linux, siga instruções do artigo Instalando o Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron, onde o autor tenta ser simples e objetivo ao guiar o iniciante na instalação do Ubuntu 8.04 (Hardy Heron).


openSUSE
openSUSE é a versão livre do belíssimo sistema operacional Novell SuSE. Além de se comportar de forma muito estável e robusta como servidor, também é muito poderoso quando o assunto é desktop.

Seu diferencial é o famoso YaST (Yeah Another Setup Tool), um software que centraliza todo o processo de instalação, configuração e personalização do sistema Linux. Podemos dizer que esta é uma das cartas-mestre do SuSE, pois pode se comparar ao painel de controle do Windows.

Debian
Debian é uma das distribuições mais antigas e populares. Ela serviu de base para a criação de diversas outras distribuições populares, tais como Ubuntu e Kurumin. Como suas características de maior destaque podemos citar:

  1. Sistema de empacotamento .deb;
  2. Apt-get, que é um sistema de gerenciamento de pacotes instalados mais práticos dentre os existentes (se não o mais!);
  3. Sua versão estável é exaustivamente testada, o que o torna ideal para servidor (segurança e estabilidade);
  4. Possui um dos maiores repositórios de pacotes dentre as distros (programas pré-compilados disponíveis para se instalar).

Para maiores informações,
visite o site oficial do Debian ou a comunidade brasileira Debian.

Slackware
Slackware, ao lado de Debian e Red Hat, é uma das distribuições "pai" de todas as outras. Idealizada por Patrick Volkerding, Slack - apelido adotado por sua comunidade de usuários - tem como características principais leveza, simplicidade, estabilidade e segurança.

Embora seja considerada por muitos uma distribuição difícil de se usar, voltada para usuário expert ou hacker, possui um sistema de gerenciamento de pacotes simples, assim como sua interface de instalação, que é uma das poucas que continua em modo-texto, mas nem por isso se faz complicada.

Kurumin
Idealizada por Carlos Morimoto, Kurumin foi uma das distribuições mais usadas em território nacional. Originalmente baseada no Knoppix, que veio do Debian, esse sistema operacional se destacou por ser um desktop fácil de se instalar e agradável de se usar.

Sua característica mais marcante são os ícones mágicos, que transformam tarefas relativamente complexas (hoje nem tanto) como configurar um modem ou instalar um codec de vídeo numa experiência NNF (next, next, finish), como no Windows.

Para maiores informações, visite o site oficial do Kurumin.


Fedora 
Fedora é uma das mais populares e estáveis distribuições que existem atualmente. Ele era, no começo, um fork para a comunidade, liberado e mantido pela gigante Red Hat que, na época, estava fechando seu sistema e concentrando-se no mercado corporativo. Isso significa que, desde o princípio, o Fedora já contava com o que há de mais moderno em tecnologia de software, assim como também contava com uma das mais competentes e dedicadas equipes em seu desenvolvimento. Se o que você procura é uma distribuição com poderes de ser um servidor estável, mas com as facilidades das ferramentas de configuração gráficas, ou se, simplesmente, deseja um desktop mais robusto, o Fedora será a sua melhor escolha.

Ele conta com um ciclo de desenvolvimento rápido. A cada seis meses, em média, um novo Fedora é liberado pelo Fedora Project para a comunidade. A própria comunidade em si é uma das mais ativas da internet e o Fedora conta com uma farta ajuda online, mesmo sem oferecer o suporte técnico direto da Red Hat.

O manuseio de pacotes é feito de forma inteligente e automática com a ajuda do YUM que cuida das atualizações e resolve as dependências de todos os pacotes, baixando o que for necessário ao sistema dos repositórios e gerenciando a instalação. Encontra-se para o fedora todo o tipo de aplicações, desde suites de escritório poderosas como o OpenOffice.org até players de vídeo e de áudio (MPlayer e Amarok) com execução de quase todos os formatos conhecidos e também uma generosa coleção de jogos, todos instaláveis com alguns simples cliques ou uma única linha de comando. "


CentOS
CentOS é uma distribuição de classe Enterprise derivada de códigos fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo CentOS Project.

A numeração das versões é baseada na numeração do Red Hat Enterprise Linux. Por exemplo, o CentOS 4 é baseado no RHEL 4. A diferença básica entre um e outro é o fornecimento de suporte pago na aquisição de um RHEL. Funcionalmente, pode-se considerar os sistemas clones.

CentOS proporciona um grande acesso aos softwares padrão da indústria, incluindo total compatibilidade com os pacotes de softwares preparados especificamente para os sistemas da RHEL. Isso lhe dá o mesmo nível de segurança e suporte, através de updates, que outras soluções Linux Enterprise, porém sem custo.

Suporta tanto ambientes de servidores para aplicações de missão crítica quanto ambientes de estações de trabalho e ainda possui uma versão Live CD.

CentOS possui numerosas vantagens, incluindo: uma comunidade ativa e crescente, um rápido desenvolvimento e teste de pacotes, uma extensa rede para downloads, desenvolvedores acessíveis, múltiplos canais de suporte incluindo suporte em português e suporte comercial através de parceiros."

Site oficial:

LinuxMint
A proposta do Linux Mint é ser uma distribuição de desktop com visual elegante, amigável, confortável de usar e bem atualizada.

A distribuição foi lançada inicialmente como uma variante do Ubuntu que contava com os codecs de mídia já na instalação. A evolução foi rápida e hoje é uma distribuição completa e bem resolvida, com ferramentas próprias de configuração, aplicativo de instalação de pacotes baseado na web, menus personalizados, entre outras características únicas e sempre com um visual bem clean e elegante.

O fundador, líder e principal desenvolvedor da distribuição se chama Clement Lefebvre, ele iniciou usando Linux em 1996 (Slackware) e vive na Irlanda.

À exceção do Mandrake, e depois do Kurumin, esta foi a primeira distro a fazer sucesso com os usuários pelos seguintes motivos: facilidade em instalar programas, instalação e configuração automática de dispositivos e afins.

O Mint agregou essas facilidades e incorporou outras, sendo considerado um Ubuntu mais polido, com excelente seleção de softwares, belo desempenho e design.

Aprenda a instalar o Linux no seu computador
Sistemas operacionais baseados em Linux já foram complicados de usar, ao menos quando comparados ao Windows, mas avanços recentes têm deixado a plataforma mais amigável. Pensando nisso, foi preparado um passo a passo que ensina a instalar o Ubuntu  na máquina, considerada a distribuição de Linux mais intuitiva.

Antes de mergulhar no procedimento, preste atenção a três recomendações:

1) Faça um backup de todos os seus arquivos importantes
(super recomendável)
Instalar um novo sistema operacional pode comprometer os arquivos do computador. Então faça um backup de fotos, vídeos, textos, tudo o que julgar importante, e leve o conteúdo para um HD externo.

2) Saiba que os softwares serão muito diferentes
No Linux, você vai encontrar alguns programas com os quais está acostumado,
  1. como Firefox,  
  2. Chrome e outros. 
A maioria, entretanto, não está disponível porque o Linux possui uma comunidade de desenvolvedores que cria, gratuitamente, programas equivalentes para o OS.

  1. Não há Photoshop, por exemplo, mas há o GIMP (parecido. Prático e bem mais leve de se usar). 
  2. Não há Microsoft Office, mas há o LibreOffice
  3. Não há Lightroom, mas há o Darktable
  4. Alguns dos programas não são tão bons quanto os disponíveis para Windows, mas por outro lado alguns são até melhores. Cabe a você experimentar.

3) O processo é demorado

Você não vai precisar digitar nenhum comando complexo ou adquirir conhecimento prévio para fazer isso, mas o processo é longo e varia um pouquinho de computador para computador. É possível que você mexa com certas coisas que nunca viu. Este processo (e o sistema Ubuntu) é utilizado por milhões de pessoas no mundo,
(recomenda-se um antes de qualquer operação)

  • 1) Faça o download do Linux
O sistema operacional Linux é disponibilizado de forma gratuita, em vários tipos de distribuições diferentes, por meio de downloads.
Acesse
Ubuntu.com.

Escolha a versão atualizada. O termo “LTS” significa “Long term Support”, ou “Suporte a longo prazo”.
Se seu computador utilizava Windows XP ou possui menos de 2GB de RAM, provavelmente era equipado com um processador de 32 bits. Caso você tenha certeza de que o seu processador tem 64 bits, faça o download da versão apropriada

Na tela seguinte, uma mensagem pedirá doação (voluntária) para manter o desenvolvimento do programa. Se você não quiser contribuir, ignore-a e clique em “Not now. Take me to the Download”, na parte de baixo. Na próxima página o download iniciará automaticamente.

  • 2) Grave um disco do sistema operacional (Recomendado)

Utilize um gravador de DVD para montar um disco do sistema. Recomendo utilizar o software “IMGburn”. Após instalar o programa, abra-o, coloque um DVD virgem no drive e escolha a opção “Write Image file to disk”. Assim que ele estiver pronto (este processo demora um pouco), chegamos a uma parte um pouco mais complicada.
 

  • 3) Prepare seu computador para inicializar do drive de DVD

Verifique se o seu computador inicia direto do drive de DVD. Isso ocorre caso você já tenha reinstalado o Windows ou formatado a máquina, por exemplo. Faça o teste colocando o DVD no drive e iniciando o computador. Caso inicie no Windows, continue lendo. Se a instalação do Ubuntu começar de imediado, pule para a etapa 4.

Reinicie seu computador e entre na BIOS (basta pressionar uma tecla, logo que ele é ligado, bem antes de o Windows começar a aparecer). Dependendo do seu computador, pode ser “Del”, “F1” ou “F2”.


Caso você não encontre uma forma de mudar a ordem de inicialização na sua bios, não será possível instalar o sistema. Como existem diferentes bios, não podemos prever como será a sua, então vamos dar uma explicação geral do processo.

Com as setas do teclado, selecione a opção BOOT e coloque em primeiro lugar da ordem seu drive de CD-ROM ou DVD-ROM. No caso desta BIOS, isso é feito com as teclas F5 e F6, enquanto em outras é feito com as teclas + e -.

Feito isso, salve as mudanças e saia da BIOS, indo até a aba exit (com as setas do teclado) e escolhendo “Exit Saving Changes”. O processo pode ser um pouco diferente dependendo do computador utilizado, mas todos possuem opção parecida.

  • 4) Coloque o CD no drive e inicie a instalação
Agora, basta colocar seu DVD no drive e reiniciar o computador com ele. A tela do Ubuntu vai aparecer e logo a instalação se inicia.
 

Primeiro, escolha a língua desejada (Português do Brasil) na lista do lado esquerdo e clique em “Instalar o Ubuntu”.

Se quiser saber como funciona o sistema antes de instalar, use a opção
  1. “Experimentar o Ubuntu” (Infelizmente, desta forma, o sistema será mais lento, por rodar de um drive de DVD em vez de diretamente da HD ou SSD). 
  2. Clique em “Instalar o Ubuntu” para continuar (será instalado no HD ou no SSD)
  •  5) Conecte-se à internet
Caso você esteja usando Wi-Fi, há um ícone no canto superior direito para se conectar. Caso use um cabo, a internet já estará funcionando normalmente. Selecione, na próxima tela, as duas opções: “Baixar Atualizações enquanto instala” e “Instalar programa de terceiros”. Escolha “continuar”.

  • 6) O clique sem volta
Escolha a opção “Apagar disco e reinstalar Ubuntu”. Isso apagará definitivamente tudo o que há no seu computador e instalará o novo sistema.
Entretanto, no campo "Opção Avançada", logo abaixo, você pode particionar o HD para usar outro sistema juntamente com o Linux (Atenção: este passo é indicado para pessoas com conhecimento mais avançado).

  • 7) Escolha o teclado
Mesmo tendo escolhido a língua nativa, é preciso ajustar o teclado
  1. Se seu teclado foi comprado no Brasil, é um ABNT ou ABNT2 (seguindo as normas técnicas), após escolher “Português”, do lado esquerdo). 
  2. Se foi um notebook comprado fora do país, provavelmente está dentro de English (US) e é o teclado “English US Alternative International”.
Faça o teste, para se certificar de que escolheu o correto. Teste acentos, cedilhas e tudo mais.
  • 8) Crie nome de usuário e senha
Preencha o cadastro como se fosse uma conta online. Não se esqueça da senha escolhida: é com ela que você ligará seu computador. No próximo passo, simplesmente escolha uma imagem e dê OK.

  • 9) A instalação propriamente dita (dependendo do computador: Memória, processador... pode demorar um pouco); então... vá assistir TV
O programa fará a próxima parte automaticamente, mas isso demora bastante. Não tenha pressa e vá fazer outra coisa.

  • 10)  Fim
Clique em “Reiniciar”, remova o disco do drive e pronto. Seu sistema agora tem o Ubuntu instalado. Ao reiniciar, coloque a senha que você criou no passo 8 e aproveite o novo sistema.

Dicas:
Com o sistema recém-instalado, você verá uma barra à esquerda com alguns aplicativos, entre eles o Firefox e o LibreOffice, com um editor de texto, uma planilha eletrônica e um criador de apresentações, similar ao Microsoft Word, Excel e Powerpoint. 

Logo em seguida há a Ubuntu Store, uma loja de aplicativos semelhante àquelas disponíveis para smartphones Android, iOS e Windows Phone. É só procurar, clicar e o programa é instalado automaticamente.

Existem milhares de aplicativos para Linux (Ubuntu Store), assim como para Windows. Descubra quais são os seus preferidos. 
Dúvidas em relação ao sistema, vale a pena procurar o Ubuntu Fórum, onde muitas dúvidas de iniciantes na plataforma já foram respondidas.

Com paciência, dá pra aprender o novo sistema. Agora, se você não se acostumar e não quiser voltar ao Windows XP, talvez seja realmente hora de comprar uma máquina nova, para rodar Windows 7 ou 8.  


Fonte:

Total de visualizações InfoTec