Google Notícias

Google Notícias
Um agregador de notícias e aplicativo

Olhar Digital - O melhor da CES 2024



27/02/2015

Qual é a cor do vestido?


http://www.verdadeabsoluta.com/2015/02/a-verdade-sobre-qual-a-cor-do-vestido.html


Vestido
qual a sua verdadeira cor? - branco ou azul?


Vestido (branco ou azul) causa burburinho nas redes sociais



Um vestido está bombando na internet nesta noite de quinta-feira (26). O único problema é que ninguém sabe ao certo quais são as cores dele: branco e dourado ou azul e preto?

Tudo começou quando uma internauta postou em seu Tumblr Swiked a imagem acima pedindo ajuda a quem pudesse dá-la. O burburinho, que está tomando conta da web e dos aplicativos de mensagens dos smartphones, terminou levando o tal vestidos aos Trending Topics Mundiais do Twitter.A confusa peça de roupa ganhou até um perfil na rede, chamado O Vestido.

Até agora, nenhuma explicação foi comprovada, mas já tem gente arriscando palpites por aí. Um deles é de que a confusão é causada pela diferença de contraste nas telas dos computadores e celulares. (será?)

E aí, alguém arrisca alguma explicação?

Branco e dourado ou preto e azul?
Saiba quem está por trás do vestido mais comentado do mundo

O vestido que fez o mundo inteiro perder a cabeça nesta semana veio direto de uma pequena ilha chamada Colonsay, na Escócia.

A responsável pela foto que se tornou viral é uma cantora escocesa chamada Caitlin McNeill, que postou a famigerada imagem em seu Tumblr, criado em homenagem à empresária de estrelas do YouTube, Sarah Weichel.

Em entrevista ao site Business Insider, Caitlin McNeill explicou a origem do viral que dividiu o mundo.

Dois amigos dela iriam se casar e a dona do famoso vestido é a mãe da noiva, que o comprou para o casamento. Ela acabou mandando a imagem da peça para a filha.

Caitlin contou que ela e os amigos perceberam que tinha algo de estranho com o vestido quando viram a foto e ali começou o debate: branco e dourado ou preto e azul?

— Quando a minha amiga mostrou o vestido para o noivo dela, eles também discordaram da cor.

Veja os melhores memes sobre o vestido

Por que as pessoas veem cores diferentes?


A noiva, então, postou a foto no Facebook e o debate continuou entre os amigos dela.

Depois de ver toda a repercussão no Facebook, Caitlin decidiu fazer um post na fan page que tem no Tumblr em homenagem a Sarah Weichel, uma empresária de artistas do YouTube. E foi aí que o vestido se tornou viral.

Weichel, que não tem nada a ver com a história, acabou sendo envolvida no viral.

— A coisa mais maluca é que eu realmente não tenho nada a ver com o post. É literalmente apenas uma página de fã para mim, então meu nome e minhas fotos estão na conta. Eu realmente não tenho nada a ver com isso... Eu tenho recebido muitos e-mails e telefonemas.

Sarah Weichel é empresária de artistas famosos no YouTube, como Hannah Hart, que acabou de ser anunciada no remake da série Electra Woman and Dyna Girl, que fez sucesso nos anos 70. Em seu Twitter, Sarah entrou na discussão e esclareceu que não é a dona do vestido.

— Eu não sou a dona do vestido. Mas sério, é branco e dourado ou preto e azul?

Já Caitlin McNeill, a verdadeira responsável pelo viral, está enlouquecendo em Facebook, principalmente com os comentários das celebridades. Ellen Degeneres, Taylor Swift, Kim Kardashian e Justin Bieber são alguns dos famosos que já deram seu parecer sobre a cor do vestido.

 A cantora, que faz parte de uma banda chamada Canach, continua deslumbrada com o feito e ainda pouco reconhecida na internet, com apenas 218 seguidores no Twitter.

Polêmica do vestido: 
Entenda por que as pessoas enxergam cores diferentes 

A imagem original do vestido: Que cores você vê?
Como nossos olhos podem estar errados? Quando vemos algo claramente, falamos sobre o que vimos com certeza absoluta. Mas às vezes cometemos erros.

Azul e preto ou branco e dourado? É o frisson que vem causando a foto do vestido acima. A discussão virou um dos temas mais compartilhados nas redes sociais, em especial no Twitter, onde alcançou status de trending topic, ou assunto entre os mais comentados, no Brasil e no mundo.

A internet está em guerra! Confira os melhores memes do vestido que dividiu o mundo
"Qual é a cor desse vestido? Vejo branco e dourado. Kanye vê preto e azul, quem é o daltônico?", escreveu Kim Kardashian na rede.
Também no microblog, a ganhadora do Oscar Julianne Moore disse que via branco e dourado, mas Taylor Swift e Justin Bieber viram azul e preto.

Cores de vestido confundem internautas e 
assunto bomba nas redes sociais
A foto de um vestido tem chamado a intenção dos internautas na noite desta quinta-feira (26).
A dúvida sobre as reais cores da vestimenta bombou nas redes sociais e chegou aos trendings topics (assuntos mais comentados no Twitter) no Brasil e no mundo.
Alguns usuários da rede social afirmam que o vestido é branco e dourado. Já outros garantem que ele é azul e preto. E para você? Quais são as cores da roupa?


Fonte:
Diário de Pernambuco
TIME
Business insider
R7 - entretenimento
Verdade absoluta


Será problema de contrate  da tela do computador?
Será que apresente daltonismo?
se não
qual é real cor do vestido?

25/02/2015

Mortes por descarga elétrica


http://www.portaleletricista.com.br/riscos-do-choque-eletrico-e-seus-efeitos-no-corpo-humano/


O choque elétrico (AO 1945: choque eléctrico) é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Esta passagem de corrente pode causar um susto, podendo também causar queimaduras, fibrilação cardíaca ou até mesmo a morte.

Primeiros socorros
Intensidade do Choque Elétrico Costuma-se associar o "estrago" que o choque pode causar com o nível de tensão, porém o correto é que depende da intensidade da corrente elétrica que atravessa o corpo da pessoa durante o choque e do caminho da corrente elétrica pelo corpo. Certamente que quanto maior for a tensão, maior é a probabilidade de ocorrer um dano físico à pessoa, tendo em vista que pela lei de Ohm (R=U/I) o aumento da corrente é diretamente proporcional ao da tensão e inversamente proporcional ao da resistência elétrica, ou seja, para a mesma resistência do corpo humano, que é relativamente constante (entre 1300 e 3000 ohms para a tensão de 127 V), se aumentarmos a tensão, consequentemente a corrente aumentará.

Sinalização ocorrente em locais onde há perigo de choque elétrico.De acordo com a Norma Regulamentadora número 10 (NR 10 - Segurança em serviços com eletricidade) do Ministério do Trabalho do Brasil,
  • tensões menores que 50 V (U < 50 Vca) em corrente alternada e 120 V (U < 120 Vcc) em corrente contínua são inofensivas. Estas são chamadas de extra baixas tensões (EBT). 
  • Tensões maiores que 50 V (U > 50 Vca) e menores que 1000 V (U < 1000 Vca) em corrente alternada e entre 120 V e 1500 V (U = 120 Vcc ~ 1500 Vcc) em corrente contínua são chamadas de baixa tensão (BT), choque elétrico
  • enquanto tensões de valores iguais ou maiores a 1000 V (U => 1000 Vca) em corrente alternada e 1500 V (U => 1500 Vcc) em corrente contínua são chamadas de alta tensão (AT), alto risco
Assim, pessoas que sofrem um choque elétrico em AT (alto risco) têm uma probabilidade maior de morrer ou ficar com sequelas graves do que uma pessoa que sofreu um choque em BT.
Interrompa imediatamente o contato da vítima com a corrente elétrica:

  • desligue o interruptor ou chave elétrica;
  • afaste o fio ou condutor elétrico com um material não condutor bem seco, pedaço de pau, cabo de vassoura, pano grosso;
  • puxe a vítima pelo pé ou pela mão, sem lhe a tocar a pele (a pele é o maior condutor elétrico), usando material não condutor.

ATENÇÃO IMPORTANTE: 
pise no chão seco, se não estiver com botas de borracha.

Aplique os procedimentos de Suporte Básico de Vida.
  • Inicie a respiração de socorro, no caso de parada respiratória ou cardíaca.
  • Após certificar-se da normalização da respiração e dos batimentos cardíacos mantenha-se alerta, para reiniciar o socorro, se a vítima continuar inconsciente.
  • Imobilize os locais da fratura se houver.
  • Proteja as áreas de queimadura.
  • Controle o estado de choque.
  • Transporte a vítima para o hospital, o quanto antes, mantendo a respiração e massagem cardíaca se necessário.
Ao atender uma vítima de choque elétrico é necessário cuidar para não ficar na mesma situação:
  • deve-se desligar a energia elétrica antes, ou usar alguma forma de isolamento elétrico, como algo feito de borracha, por exemplo.

  • Estando a vítima fora de uma área eletrificada, observa-se se existe algum objeto obstruindo a passagem do ar pela boca ou nariz (próteses dentárias, alimentos, etc) que devem imediatamente ser retirados.
  • Verifique se a vítima está respirando e procure ajuda médica o mais rápido possível.
As queimaduras elétricas geralmente são mais graves do que aparentam, mesmo aquelas em que o paciente procura ajuda especializada pessoalmente.
O corpo, no choque elétrico, serve como condutor da energia e ao mesmo tempo de resistência elétrica, causando os danos ao organismo.

Diferentes graus de lesões externas visíveis podem cursar com rabdomiólise, uma necrose muscular profunda causada pela passagem da corrente elétrica.

A rabdomiólise libera das células musculares uma proteína chamada mioglobina, que entra na circulação sanguínea.
A mioglobina deposita-se nos glomérulos renais (porção do rim responsável pela filtração do sangue e produção da urina), obstruindo a passagem do sangue e causando insuficiência renal aguda.

Se a urina for de cor escura deve-se pensar em mioglobinúria (saída da proteína mioglobina pela urina), que denota a gravidade da lesão interna.

O médico deverá instalar uma linha venosa para hidratação em um membro (perna, braço) não atingido (não é recomendável utilizar o membro atingido até que se tenha uma avaliação completa da lesão).
É recomendável a passagem de uma sonda vesical para monitorar a urina, ao mesmo tempo que ela é estimulada pela hidratação venosa agressiva com soro fisiológico visando proteger o rim, mantendo uma diurese de pelo menos 100 ml por hora.
  
Pernambuco é vice-líder em mortes por 
choque elétrico no Nordeste 

Estudo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade revelou que foram 51 óbitos em 2014, sendo 12 em vias públicas

Com 51 casos contabilizados em 2014, Pernambuco é o segundo estado do Nordeste com maior número de mortes por choque elétrico. O estudo foi divulgado nesta terça-feira (24) pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). Em vias públicas, pelo menos 12 pessoas vieram a óbito, entre elas o menino Ênio Marcondes Ferreira de Brito, 11 anos, que pisou num fio solto de baixa tensão em Pau Amarelo, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.
Pernambuco só perdeu para a Bahia, que registrou 68 mortes por choque elétrico no ano passado. Para a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), as principais causadas desses acidentes estão relacionadas às 
  • intervenções indevidas na rede de elétrica, como ligações clandestinas
  • avanço de construções civis irregulares sobre a fiação.
No Brasil, segundo a Abracopel, foram contabilizadas 627 mortes por choque elétrico em 2014. Um aumento de 6% em relação a 2013, quando o país registrou 592 óbitos. Estatisticamente, 8,13% dos casos no ano passado aconteceram em Pernambuco.

"Esse resultado demonstra o descaso das pessoas. Hoje em dia há maior acesso à energia, aos equipamentos eletrônicos. Consequentemente, os riscos acabam aumentando. O grande problema é a falta de conscientização das pessoas por não conhecer os riscos ou por ignorá-los",
avaliou o engenheiro Edson Martinho, 
diretor executivo da Abracopel.

O episódio de morte por choque elétrico que teve maior repercussão em Pernambuco, no ano passado, foi o de Ênio Marcondes. Ele andava pela Rua Irã, no Loteamento Conceição, quando pisou num fio de baixa tensão e sofreu a descarga elétrica. Segundo testemunhas, aquela era a terceira vez que o fio caía na rua e, apesar de ter sido acionada, a Celpe não havia feito o reparo. A criança morreu a caminho de socorro.

Após seis meses de investigações, a Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) decidiu aplicar multa no valor de R$ 173 mil à Celpe. O valor corresponde a 0,0058% do faturamento líquido anual da empresa e será recolhido ao governo federal, como determina resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Prevenção
Segundo a Celpe, como medida preventiva adotada para diminuir o número de acidentes, regularmente são promovidas campanhas educativas em todo o estado, por meio de veículos de comunicação, alertando a população para os riscos de interferir na fiação elétrica.

Em relação às ligações clandestinas de energia, a Companhia informou que foram realizadas aproximadamente 120 mil inspeções e aplicados R$ 65 milhões para coibir a prática ilegal. A previsão, neste ano, é de que sejam realizadas cerca de 125 mil inspeções em toda a área de concessão da empresa.

“A Celpe reforça que apenas profissionais capacitados e, comprovadamente, a serviço da companhia têm autorização para subir em postes e interferir na rede elétrica. A empresa enfatiza que furto de energia é crime previsto no Código Penal Brasileiro”, informou nota oficial.



Estatísticas de mortes por choque elétrico em 2014

Pernambuco: 51 casos

  • 12 em áreas urbanas externas (ruas, praças, quadras)
  • 19 em residências
  • 5 em rede aérea de distribuição
  • 2 em áreas rurais internas (sítios, fazendas)
  • 7 em áreas rurais externas (campo, bomba, poços)
  • 6 mortes foram em outros locais (indústria, comércio etc)

Nordeste: 266 casos

Bahia - 68
Pernambuco - 51

Ceará - 35
Alagoas - 28
Piauí - 26
Paraíba - 20
Maranhão - 19
Rio Grande do Norte - 14
Sergipe - 5


Brasil: 627 casos

42% no Nordeste
20% no Sudeste
19% no Sul
10% no Centro-Oeste
9% no Norte


Homens: 560 mortes
Mulheres: 67 mortes


6% de aumento em relação a 2013
 
Dicas de segurança nas vias públicas


  • Pipas

Procure lugares abertos como parques, praias ou campo de futebol para soltar pipas ou jogar bola

  • Locais de Riscos e Subestações

Não é permita crianças jogando bola ou empinando pipas próximas de locais com existência de alta tensão (risco de choque elétrico)

  • Postes e Torres de Energia
Não suba em postes e em torres de alta tensão. Somente pessoas autorizadas pelas companhias elétricas que podem realizar qualquer intervenção nas estruturas

  • Fio Caído no Solo

Em caso de fio caído não se aproxime. Oriente outras pessoas para manterem distância do local e ligue para a companhia de elétrica do seu estado
 

  • Ligação Clandestina

Ligação clandestina ou gambiarras colocam em risco a vida de todos, prejudica o fornecimento de energia e é crime; Denuncie

  • Poda de Árvore

Em caso de poda de árvore que esteja próxima à rede elétrica chame a companhia elétrica


Dicas de segurança nas residências

  • Cuidados com o chuveiro elétrico

Não mude a chave de regulagem da temperatura enquanto toma banho, pois se houver vazamento de corrente elétrica, o risco de choque é grande

  • Sinal de vazamento de corrente

Percebendo vazamento de corrente ou defeito nos interruptores, não toque nestes equipamentos. Desligue o disjuntor ou chave geral antes de reparos

  • Troca de lâmpadas

Quando for trocar lâmpada à noite, não esqueça de iluminar o local com velas ou lanternas. Segure a lâmpada pelo bulbo (parte de vidro) e nunca pelo soquete (parte metálica)

  • Secar roupa atrás da geladeira (modo incorreto)

Não use a parte de trás da geladeira para secar roupas. Isso sobrecarrega o aparelho, aumenta o consumo de energia e aumenta risco de choque

Fonte: 
Wikipedia 
Portal eletricista 
MTE 
vivid - med 
Tecmundo 
Jc online 
Diário de Pernambuco 

24/02/2015

A história da Microsoft (Parte final)

 
http://www.oficinadanet.com.br/post/14131-a-historia-da-microsoft-parte-final


A história da Microsoft 

(Parte final)


Enfim a última e derradeira parte deste especial sobre a MS. Mas isso não significa que há pouca história para contar, muito pelo contrário, os últimos anos foram intenso para a companhia, acompanhe neste artigo.

E finalmente chega o final da história da maior empresa de tecnologia do mundo, a Microsoft. Se passaram por mais de 30 anos de história, foi visto os altos e baixos, sucessos e fracassos, os sistemas operacionais que revolucionaram o mundo, produtos que viraram piada, e muito mais. Confira, a última parte da história da companhia de Bill Gates.

Terminamos o anterior (A historia da Microsoft - parte 6) ainda em 2012, e será nesse mesmo ano que começaremos, com mais um grande lançamento da empresa naquele ano foi: O novo, e atual, sistema operacional, Windows 8. Talvez a maior reformulação da empresa no ramo dos SO, desde a introdução do sistema gráfico, o Windows 8 é um sistema operacional totalmente reinventado em relação aos anteriores, assim como fora o Windows XP em relação aos seus predecessores. Repensado desde o chipset até a experiência do usuário, esta versão apresenta nova barra de tarefas e área de trabalho totalmente nova (que conta com blocos que se conectam às pessoas, arquivos, aplicativos e sites), prontos para funcionar com recurso touch, mouse e teclado. Ele funciona ainda como tablet e como computador completo para trabalho.

Embora tenha igualado a marca do seu anterior em quesitos comerciais, vendendo nos 6 primeiros meses de lançamento, mais de 100 milhões de unidades, o Windows 8 não alcançou o pico de máquinas instaladas com a versão. Hoje, o Windows 8 e o 5º SO mais utilizado no mundo.

No ano seguinte seria disponibilizada ao público a versão 8.1 do Windows, um SO com bastantes mudanças mas que não chega a ser uma nova versão. O segredo do Windows 8.1, segundo a companhia, seria, que este, é um resultado da combinação da visão da Microsoft em termos de inovação com o feedback dos clientes sobre o Windows 8, oferecendo assim muitos aperfeiçoamentos e novos recursos: mais opções de personalização da tela Inicial que são sincronizadas em todos os dispositivos, a opção de inicializar diretamente na área de trabalho, a Pesquisa Inteligente Bing para que seja encontrado tanto no computador como na Internet o que você procura, um botão Iniciar para navegar entre a área de trabalho e a tela Inicial, além de opções mais flexíveis para exibir vários aplicativos ao mesmo tempo em uma ou em todas as telas. Há também vários novos aplicativos nativos, como o Bing Receitas e Bebidas e o Bing Saúde e Bem-estar, e ótimos utilitários, como Lista de Leitura, Calculadora e Alarmes. Os já conhecidos aplicativos do Windows 8 também estão de volta, e muito melhores.

Também em 2012, a empresa inaugurou seu segundo centro de tecnologia na América Latina, sendo o primeiro deles no México Este está localizado no Brasil, na cidade de São Paulo, e possui laboratórios de soluções para indústrias e domicílios e equipamentos com capacidade de armazenar até 700 terabytes, além de contar com um datacenter com 360 processadores. Com esta iniciativa o Brasil passa a fazer parte de um seleto grupo que conta com outros 17 países, onde também existem os centros de tecnologia da Microsoft.

Ainda em 2012 foi lançada a nova versão do navegador Internet Explorer. O browser vinha para tentar combater um concorrente de peso – mais um do Google – o Chrome. Além disso, há anos o Firefox já vinha roubando mercado do IE. Para quem foi o navegador mais usado do mundo, chegando facilmente a mais de 90% do mercado, ocupar hoje, 19%, certamente é uma morte horrível. Mas as coisas melhorariam em outros segmentos, como veremos agora.

Em 2013 a empresa vendeu seu serviço de televisão via computador, o Mediaroom para a Ericsson, empresa sueca. O serviço, no entanto, é voltado para rodar em plataformas da MS, como Xbox, Windows Phone e os próprios sistemas operacionais. No mesmo ano, novas versões do Surface e Surface Pro foram lançadas, consertando o erro cometido no ano anterior, como vimos no último post, e embarcando o novo SO na máquina.

Este ano também se notabilizou pelo lançamento do Xbox One, a nova plataforma de games da empresa e sua aposta nos novos console da próxima geração. O console, que até o final de outubro do ano passado já tinha vendido mais de 10 milhões de unidades, apresenta resolução de 4K, saída de som de 7.1 canais, novo sistema de Kinect, o Kinect 2, arquitetura e gráficos melhorados e redesenhados, etc. No Brasil é o console mais vendido da nova geração, respondendo por mais de 80% das vendas, concorrendo com o Playstation 4 e o Nintendo Wii U.

Ainda em mais uma jogada de peso da Microsoft é revelada ao público. Em setembro é anunciado o maior acordo já feito pela companhia. A partir desta data, Bill Gates e sua empresa se tornavam os novos donos da marca de smartphones Nokia, provando para quem ainda duvidada, que eles estão competindo forte neste segmento de mercado. O valor do negócio foi de 7.2 bilhões de dólares, sendo 5 bilhões pelos aparelhos e serviços da marca, e o restante pelas patentes da empresa finlandesa.

O negócio foi proveitoso para os 2 lados. Para a MS é uma maior aproximação com o mercado que há tanto tempo eles sondam. Já para a empresa de smartphones, é uma tentativa – que havia começado há mais de 2 anos com a adoção do sistema Windows Phone em seus aparelhos – de se readequar ao mercado e recuperar o espaço perdido para os concorrentes, como Apple, Samsung, entre outros. Resta lembrar que a empresa já foi a maior fabricante de celulares e smartphones do mundo, perdendo espaço ante a demora em modernizar seus aparelhos. Os aparelhos que por mais de 1 ano chamaram-se Nokia Lumia, desde o final de 2014 chama-se apenas Microsoft Lumia.

Mas se você acha que tudo isto já está de bom tamanho para apenas 1 ano, a Microsoft discorda. Precisamos falar ainda da última suíte de aplicativos para escritório, o MS Office 2013, lançado em janeiro daquele ano. Totalmente reformulado, com a interface Metro, para se adequar ao novo Windows 8, os principais aplicativos receberam novas e importantes funções, por exemplo, o Excel recebeu um novo recurso de filtragem de dados em um cronograma, já o Word recebeu o recurso de inserção de áudio e vídeo online. Pensado para trabalhar em diversas plataformas, a nova versão do Office foi formulada para ser compatível com tablets e sensível ao toque, além de funcionalidades de cloud e colaboração compartilhada. Você pode, por exemplo, começar no computador, continuar no portátil e terminar em outro dispositivo, através da sincronização no skydrive.

Logo no início de 2014 uma mudança necessária na direção da companhia. Sai o frio e “estranho” Steve Ballmer (04/02/2014) e entra Satya Nadella no cargo de CEO. Ballmer deixou o cargo – espontaneamente – após 14 anos e cedeu-o ao indiano que já tinha mais de 20 anos de MS. Segundo especialistas, a mudança era necessária para a renovação da empresa. Veja as primeiras palavras de Satya como CEO:

"Na década passada, minha visão da Microsoft era de gigante estagnada, conservadora, lenta, que mexia num produto aqui e outro acolá, investia sempre nas mesmas áreas e focava esforços para se manter viva com o que já dava dinheiro — Windows, Office e Xbox. No último ano, o que vi foi uma empresa mais agressiva, no bom sentido da palavra, com vontade de arriscar em novos mercados, capacidade de inovar e tomar decisões complicadas."
CEO da Microsoft 
Satya Nadella

E não necessariamente tais inovações sejam somente positivas, logo nos primeiros meses o CEO (Satya Nadella) teve que tomar medidas difíceis, como a maior demissão em massa da história da empresa: 18 mil pessoas perderam seus empregos, a maioria da recém comprada Nokia. A justificativa foi 
  • agilizar a tomada de decisões e 
  • integrar melhor as equipes, além de, é claro, 
  • cortar gastos
O próximo e ambicioso passo da Microsoft de Nadella será investir na internet das coisas, um mercado que deve movimentar alguns trilhões de dólares nos próximos anos. A ideia principal é correr lado a lado, brigando pela ponta dos mercados que despontarem, e não, correr atrás do prejuízo, como é, atualmente, no ramo dos smartphones, que a empresa não priorizou em um primeiro momento.
Mas e quais serão as principais novidades desse sistema? Para começar, talvez a melhor de todas para alguns: O menu iniciar vai voltar o/ Mas se você gosta do menu do Windows 8, não se preocupe, ele estará presente também. O Windows 10 (lançamento: 2015) irá mesclar esses 2 modelos, confira (Windows 10: Conheça as principais novidades)

Além dessa boa nova, o sistema ainda oferecerá funcionalidades interessantes, como um recurso há muito disponível para os usuários de Linux: Múltiplas áreas de trabalho. Os aplicativos agora trabalharão em janelas, assim como qualquer programa e pastas do SO, etc.





Bom, por aqui termina o especial sobre a maior empresa de tecnologia do mundo. Pode-se ver que o futuro é ambicioso e mal se pode esperar por ele


Fonte:
Tecmundo
Tecnoblog
Meiobit
Oficina da Net

19/02/2015

Voltagem elétrica


Tensão elétrica


Tensão elétrica (denotada por ∆V), também conhecida como diferença de potencial (ddp) ou voltagem, é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos ou a diferença em energia elétrica potencial por unidade de carga elétrica entre dois pontos. Sua unidade de medida é o volt – homenagem ao físico italiano Alessandro Volta - ou em joules [p.(m²/s²)] por coulomb (-1.6x10-19).

A diferença de potencial é igual ao trabalho que deve ser feito, por unidade de carga contra um campo elétrico para se movimentar uma carga qualquer. Uma diferença de potencial pode representar tanto uma fonte de energia (força eletromotriz), quanto pode representar energia "perdida" ou armazenada (queda de tensão).

Um voltímetro pode ser utilizado para se medir a ddp (diferença de potencial) entre dois pontos em um sistema, sendo que usualmente um ponto referencial comum é a terra.

A tensão elétrica pode ser causada por campos elétricos estáticos, por uma corrente elétrica sob a ação de um campo magnético, por campo magnético variante ou uma combinação de todos os três.
(ISBN - 0070484708);
(Electromagnetism for engineers, an introductory course),

Fonte:
Wikipedia 
Infoescola
Worldcat

A história da Microsoft (Parte 6)


http://www.oficinadanet.com.br/post/14124-a-historia-da-microsoft-parte-6


A história da Microsoft 
(Parte 6)

Muita coisa em tão pouco tempo, confira tudo que aconteceu com a MS em menos de 4 anos. Fracassos e sucessos, diversificação do mercado, revitalização da marca e muito mais.
Confira:
A história da Microsoft (parte 5)

Seguindo a “remodelação” de mercado que a empresa havia começado com o Xbox, a empresa lançou, em 2008, sua loja virtual nos EUA, onde a partir de agora, seus usuários poderiam baixar tudo diretamente de um local, eliminando a mídia física, além de poder comprar videogames, acessórios, mouses, teclados, linguagens de programação, etc.
O ano de 2009 começou com mudanças significativas na MS. Pela primeira vez em muitos anos, a abertura do Consumer Electronics Show (CES) foi apresentada por Steve Ballmer, e não por Bill Gates, que se distanciava cada vez mais do posto de liderança da empresa e entrava cada vez mais no mundo da beneficência. Nesta ocasião foi apresentada a primeira versão beta do Windows 7.
A versão começou a ser comercializada em outubro de 2009, e embarcou na grande onda de venda de notebooks, que se tornaram, pela primeira vez, mais baratos que os desktops e os superaram em número de unidades vendidas. Esta versão do Windows foi avaliada por 8 milhões de testadores beta antes de seu lançamento, segundo a MS. Incluia novas maneiras de trabalhar com janelas, recursos de ajuste, espiada e tremulação, além de dar início ao Windows Touch, que permite aos usuários com tela sensível ao toque navegar pela Internet, ver fotos e abrir arquivos e pastas sem um mouse ou teclado.

O Windows 7 vendeu em seus primeiros 6 meses, mais de 100 milhões de unidades, totalizando mais de 450 milhões de cópias comercializadas em menos de 2 anos. O Windows 7 é, até hoje, a versão mais vendida do sistema operacional.

2009 marcou a história da empresa por outros fatores. Foi o ano, por exemplo, em que, a loja virtual da MS saiu da web e foi para as ruas, literalmente. Assim como outras gigantes do mundo da tecnologia, a empresa de Bill Gates coloca em funcionamento a Microsoft Store, uma rede de lojas que já conta com mais de 110 unidades pelo mundo, sendo 103, apenas nos Estados Unidos.

Também em 2009 a empresa lançou o seu serviço de buscas para concorrer diretamente com o maior rival, o Google. A aposta da MS é o Bing, que até hoje ainda não decolou, sendo responsável por menos de 5% das buscas feitas na web, contra 88% do Google e 4,26% do Yahoo. Embora tenha rapidamente superado o tradicional Yahoo, a aposta, no entanto, ainda não deu certo, e o Bing dá, hoje, um prejuízo de cerca de US$ 200 milhões de dólares por mês à empresa.

Em 2010 foi a vez companhia apostar no mercado da telefonia móvel, com 2 lançamentos. O primeiro deles foi um total fracasso, o Microsoft Kin, que durou incríveis 48 dias. Para piorar, o MS Kin foi o resultado – falho – de anos de desenvolvimento e bilhões de dólares investidos em pesquisa. Os números de vendas apontam entre 500 e 10.000 unidades vendidas. Uma verdadeira mancha na biografia da empresa (um total fiasco).

A segunda aposta do ano no mercado dos smartphones foi o lançamento do Windows Phone 7, um novo sistema operacional, desenvolvido especialmente para as plataformas móveis. Privilegiando conteúdos de mídia como música, games e fotos e trabalho, o sistema foi mais uma tentativa de bater de frente com o Google e seus Androids, e também com o iPhone da Apple.

Mas 2010 não é marcado só pelas plataformas móveis. Nesse ano a suíte de aplicativos para escritório mais famosa do mundo, o Office, ganhou uma nova versão, o Microsoft Office 2010, sucessor do Office 2007. Lançado no meio do ano, esta versão inaugurou dos web apps para o Office que são versões online de documentos e modelos de Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Os softwares receberam também uma versão mobile para os smartphones que rodassem o recente sistema operacional Windows Phone 7. O sucesso do Office 2010 foi gigantesco, já que, cerca de 1 ano e meio após seu lançamento, no final de 2011, quase 200 milhões de licenças haviam sido comercializadas.

No ano seguinte a empresa anunciou a compra do Skype por US$ 8.5 bilhões, aumentando assim sua oferta de comunicação em vídeo e voz em tempo real e sepultando o saudoso MSN, Microsoft Messenger. A ideia era que a MS integrasse os recém “adiquiridos” 663 milhões de usuários do Skype à rede Windows Live, Xbox Live, o gerenciador de e-mail Outlook, além de ser usado, também, no sistema operacional Windows Phone.

Em 2012 o mundo não acabou, e, aliás, foi um grande ano para a empresa, que apresentou seu novo logo, mostrando a reformulação pela qual estava passando e diversos produtos. Um deles foi o Windows Surface. A linha de tablets/ultrabooks entrou no mercado para competir de igual para igual com o iPad da Apple, dono inconteste do mercado de tablets. Embora seja lindo e tenha boas ideias, o Surface já deu, até hoje um prejuízo de mais de 1,5 bilhão de dólares aos cofres da MS. O motivo foi a primeira versão que chegou, ao que parece, apressadamente, sem os testes devidos e necessários. O primeiro Surface recebeu críticas muito duras, devido a sua péssima configuração de hardware, touch bugado, bateria com pouquíssima duração e claro, Windows RT. Para você ter noção do desastre do Surface 1, veja alguns dos fabricantes que romperam com o projeto: Dell, Lenovo, Asus, HTC, Samsung, Acer, Toshiba e HP. Todas elas cancelaram a parceria por causa das limitações do SO. Por causa dessas a MS aposentou o RT e trouxe o Windows 8 para os Surfaces. Agora sim, parece que o produto está ganhando o devido sucesso, do qual é merecedor.

Confira:
A história da Microsoft (parte final)

  
Fonte:
Jovem nerd
Computer world
Microsoft - Windows
Techtudo
Gizmodo
Tecmundo
Canaltech - corporate
Oficina da Net

11/02/2015

Internet Segura


http://internetsegura.br/

Dia da Internet Segura faz 
alerta sobre os perigos na web


Pedofilia é um tema de grande preocupação no Dia da Internet Segura.
Muitas pessoas não sabem, mas nesta terça-feira (10/02) é celebrado o Dia da Internet Segura. A comemoração, que é organizada pela SaferNet e o Instituto GVT, ocorre em mais de 100 países, e o Brasil está incluso. O tema da campanha é "Vamos viver uma internet melhor juntos", e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os perigos da navegação na web, bem como o seu melhor modo de uso.

Conforme dados da SaferNet, 70% dos internautas têm entre 9 e 16 anos. Entre o grupo, 45% deles diz que não sabe onde encontrar informações pertinentes sobre o bom uso da internet, e também como alterar as configurações de privacidade nas redes sociais (como alterar as configurações de privacidade nas redes sociais a maioria, infelizmente não sabem; mas sabem usar uma rede social) 

No site Dia da Internet Segura 2015 ainda é possível encontrar uma agenda com várias atividades, como palestras presenciais, apresentação de filmes, aulas, e também debates. No Brasil, 44 cidades irão oferecer atividades relacionadas a data. A ação terá participação de 40 instituições, incluindo a Polícia Federal, Ministério Público, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Unicef, Google, Twitter, entre outros.

Os organizadores do evento citam como dicas principais de segurança, ter cuidado ao curtir alguma página no Facebook, principalmente as de conteúdo violento. Além disso, é importante não publicar qualquer dado pessoal, como endereço, número de telefone e e-mail.

O SaferNet salienta a questão sobre a pedofilia, frisando que: 
(ATENÇÃO
as crianças e os jovens que se sentirem ofendidos ou mesmo intimidados com o comportamento de algum terceiro na internet contem o fato para algum adulto.

Para mais dicas de segurança 

Confira também: 
 
Fonte: 

ENEM 2014


http://brasileirissimos.xpg.uol.com.br/aluno-de-escola-publica-no-sergipe-passa-para-medicina-aos-14-anos/


José Victor, aos 14 anos, aluno de escola pública passa em medicina na Federal de Sergipe
 
Conquistar uma vaga numa faculdade de medicina já é uma vitória a qualquer vestibulando. E o se candidato em questão não tiver sequer terminado o ensino médio na escola pública? José Victor Menezes Teles, 14, obteve nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) suficiente para ser calouro do curso de medicina da UFS (Universidade Federal de Sergipe) esta semana.
O garoto de corpo franzino é aluno do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana (SE), a 52 km da capital, Aracaju. Ele conta que sempre gostou de ler, estudar e apontou os pais, ambos professores da língua portuguesa na rede pública, como principais motivadores. "Eles sempre acreditaram no meu potencial. Sempre me incentivaram e eu sempre corri atrás de meus objetivos", disse.
Segundo o garoto, ele se dedicava a 5 horas de estudos por dia, fora o tempo da escola. Para treinar, usou a estratégia recomendada por dez entre dez professores: fazer provas anteriores. Se ele percebia dificuldades, como foi o caso de assuntos de química e física, buscava reforço.  "Durante as férias fiz cursinho aqui em Itabaiana e Aracaju", lembrou.

José Victor se diz um aficionado usuário de internet e a utilizou como uma ferramenta importante nos estudos.
"A internet me ajudou muito através das vídeoaulas, nas consultas, nas dúvidas", disse o garoto, 

lembrando ainda que a rede mundial de computadores também lhe servia como fonte de lazer.

Não é muito novo?
Afiado nas respostas, o itabaianense respondeu sem titubear que seus 14 anos não lhe atrapalhariam no desempenho no curso superior. "Não se mede a capacidade pela idade. Estou sim preparado para cursar medicina. Era meu sonho e estou perto", respondeu o adolescente, mais velho entre quatro irmãos.
Agora, ele aguarda uma decisão judicial para poder comemorar a vitória. O garoto, apesar da pontuação no Enem, não concluiu o ensino médio -- exigência da UFS para se matricular. "Não se coloca limite de idade para ingressar na Universidade Federal de Sergipe", afirmou o diretor do departamento de administração acadêmica da UFS, professor Antônio Edilson do Nascimento.
Já a secretaria estadual de Educação não pode lhe conceder o certificado de conclusão do ensino médio por causa da sua idade. Apenas jovens com mais de 18 anos, com pontuação de 450 e que não tenham zero na redação, podem pedir um certificação.

Os pais de José Victor entraram na Justiça pedindo para que a Secretaria de Estado da Educação conceda ao filho o direito de realizar a prova de proficiência e, portanto, um certificado que lhe ateste o ensino médio.
"Entramos com o mandado na Justiça. Meu filho teve média no Enem e merece essa oportunidade. É um menino que gosta de correr atrás das coisas. Com certeza ele pode fazer esse curso [medicina]. Tem maturidade", disse o pai de José Victor, José Mendonça, conhecido na cidade como "Professor Tostão".
O desempenho de José Victor no Enem não foi uma surpresa para o pai que contou, orgulhoso, outro feito do garoto. "Ano passado ele ganhou uma bolsa por ser medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas", destacou.
José Victor obteve  751,16 pontos na prova e 960 na redação.

Aluno de 14 anos consegue na Justiça direito de fazer curso de medicina

O juiz titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Itabaiana (SE), Alberto Romeu Gouveia Leite, concedeu nesta quarta-feira (28), em caráter liminar, o direito de José Victor Menezes Teles, 14, de fazer o teste de certificação de conclusão do ensino médio pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) de Sergipe.
O menino fez a prova, obteve os pontos necessários e, agora, tem o ensino médio completo.
José Victor passou em medicina na UFS (Universidade Federal de Sergipe), mas não poderia se matricular sem essa certificação. Ele foi aprovado com base em sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificado).

O certificado, por sua vez, poderia ser concedido pela secretaria estadual de Educação que, por lei, não estava impedida. Apenas jovens com mais de 18 anos, com pontuação de 450 e que não tenham zero na redação, podem pedir um certificação pelo Enem.
Para o magistrado, negar a oportunidade a José Victor teria "efeitos prejudiciais" na vida estudantil e até profissional do adolescente. Caso a secretaria não acatasse a decisão, a Justiça lhe cobraria multa diária de R$ 500.
A assessoria de comunicação da SEED informou que o órgão não recorrerá da decisão.
"Estou muito feliz pela dedicação dele. Todo mérito é dele", disse José Mendonça, pai do garoto.

"A internet me ajudou muito através das vídeoaulas, nas consultas, nas dúvidas", disse o garoto, 

lembrando ainda que a rede mundial de computadores também lhe servia como fonte de lazer.
 

Fonte:
UOL - educação
Brasileirissimos 

A internet; além de ser uma grande fonte de lazer, é um grande aliado nos estudos, no trabalho... utilize, por exemplo, as ferramentas que elas oferecem para poder realizar pesquisas (Google.com, Bing.com) que os ajudam no seu desempenho na escola, no trabalho...

09/02/2015

Câmera de cinema


http://www.lumiere.com.br/cinemadigital/index2.htm

Câmera de cinema 
como funciona?

O cinema e o audiovisual como um todo sempre encantou plateias do mundo inteiro. O que muitos se perguntam é: como uma câmera pode captar imagens em movimento?
Antes de compreender isso, temos que entender como funciona a captação de imagens estáticas, ou seja, como lentes de vidro podem transferir uma imagem para um filme fotográfico. O processo na verdade é bem simples, na verdade uma câmera fotográfica analógica imita o funcionamento do olho humano, apenas registrando a luz que entra através das suas lentes em um filme composto de material sensível a esta luz.

Para entendermos como funciona uma câmera de cinema, o entendimento desse processo é essencial, já que apesar de temos evoluído em tecnologia, o sistema de funcionamento de captação de imagem pouco mudou desde que foi inventado.

O princípio da sucessão de imagens
O primeiro aparelho capaz de registrar e projetar imagens e nos dar a impressão de que elas estão em movimento está sob a patente dos irmãos Louis e Auguste Lumière (Irmãos Lumière - os inventores do cinematográfico), que se utilizaram de uma sucessão de imagens estáticas, em alta velocidade para criar filmes em movimento.

Funciona assim: a máquina registra diversas imagens estáticas, que são chamadas de frames, e um outro processo as coloca em movimento, na velocidade de 24 frames por segundo (24 quadros/1 segundo). Essa velocidade, durante a projeção faz com que o cérebro humano se “engane” e não perceba que são apenas imagens sendo movimentadas rapidamente, e assim temos um filme, que uma vez gravado para ser exibido em alguma mídia, ou mesmo nas salas de cinema, encanta a todos.


Cinema - uma revolução no mundo das artes e da indústria cultural 


O funcionamento de uma câmera de vídeo
Agora vamos ao funcionamento real de uma câmera de cinema: primeiro é inserido no aparelho uma fita de filme, feita daquela mesma matéria sensível à luz usada nas câmeras analógicas. As rodilhas dentro do aparelho fazem com que o filme se posicione de maneira a receber a luz que é entra pelas lentes externas da máquina.

Leia: Como funciona uma câmera analógica

Uma pequena abertura, chamada de obturador, com a ajuda de um pequeno espelho giratório, permite que a luz entre e incida sobre o filme na medida e na velocidade correta, enquanto o filme se movimenta e assim sucessivamente.

Confira História do Cinema


As lentes
Durante todo esse processo, as lentes também têm um papel crucial, já que elas vão determinar o foco, a distância e o formato da imagem captada. É através delas que a luz é concentrada e é direcionada para o obturador. Dela também depende o ângulo de visão que terá o que é filmado.

As câmeras atuais
Logicamente as técnicas de captação de imagens evoluíram com o passar do tempo, mas seus princípios básicos permanecem os mesmos. Mudaram apenas as formas de armazenamento e houve uma digitalização do processo.

Atualmente tudo o que é captado pela lente é direcionado para uma pequena chapa eletrônica, sensível à luz, que transforma a imagem em dados armazenáveis, facilitando todo o processo. Apesar disso, é possível criar filmes de qualidade mesmo com câmeras criadas há mais de 50 anos.

Leia também: Como funcionam as câmeras digitais

Logo após o inicio de 2010 as câmeras digitais passaram a dominar a produção de cinema. Tanto pela sua capacidade de armazenagem quanto pela qualidade de imagem que eles são capazes de alcançar. Os primeiros filmes conhecidos que usaram o sistema digital foram:
Formato de áudio: DTS, SDDS, Dolby Digital;
Formato de projeção: 2.35 1Cinemascope)

Durante a produção dos longas foram utilizadas a câmera HDW-900 da Sony, que fazia parte de uma série de máquinas profissionais chamada de CineAlta, que além de gravar em formato digital, ainda ofereciam muitas das qualidades das câmeras de 35mm usadas antes delas. A série de câmeras continua evoluindo e ainda é usada em diversos filmes de renome em Hollywood.
Em 2012 a Sony decidiu trazer suas câmeras profissionais para o Brasil. O modelo, que filma em 4K, se chama CineAlta F5 4K e é voltado para a produção de filmes, novelas e séries. Este modelo possui um sensor de 35mm e é capaz de atingir até 72 frames por segundo. A resolução da sua imagem chega a 4096X2160. Toda essa capacidade deve ser justificada pelo preço, já que o produto não pode ser encontrado no Brasil por menos de 34.900 dólares.

Fonte
Tecmundo
Oficina da Net
Infoescola
Câmeras antigas 
Adoro cinema

Lumiere

Total de visualizações InfoTec