O Windows 8 chegou com mudanças radicais, transformando vários conceitos em sua interface e exibindo à concorrência que está alinhado às mais diversas tecnológicas. Mas também foram implantadas alterações simples que passam quase despercebidas aos olhos dos usuários.
O Windows 8 foi lançado no dia 26/10 apresentando várias mudanças (principalmente na sua interface), diferenciando dos seus sistemas operacionais anteriores (deste o Windows 95); alterações essas que sempre tem os pós e os contra. elas são:
Excluir arquivo:
Ponteiro do mouse em cima do arquivo a ser excluido; botão direito <Excluir> (abrindo assim uma jabela de exclusão: "Tem certeza que deseja enviar <nome do arquivo> para a lixeira?").
No Windows 8 essa janelinha de esclusão "Tem certeza que deseja enviar <nome do arquivo> para a lixeira?")", opção (lixeira <Propriedades>); no Windows 8 essa opção já não existe. Comecei a não gostar, era uma opção do usuário (apenas através do teclado <Shift><Del>; única opção)
No Windows 8...
'Quem é que se lembra da redundância de informação ao excluir um arquivo? Botão direito > excluir >“Deseja realmente enviar o arquivo para a lixeira?” > Sim. Muitos usuários não gostavam desta mensagem, pois se você opta por excluir um arquivo, é provável que você tenha certeza disso. Pelo que parece a Microsoft entendeu que seu público não é tão iniciante quanto antes, removeram a mensagem de “Deseja realmente (...)?”, agindo logo conforme o comando do operador:'
Em transferência de arquivo
'Novidades ao transferir arquivos. Agora ao mover um arquivo de local no disco, o Sistema cria um gráfico com percentual de transferência, estimativa de tempo e bytes restantes. Bem bonito de se ver! Afinal é pra isso que serve: Tomar a nossa atenção enquanto ficamos estagnados na torcida pelo sucesso hehehe'
Novidade inclementada no Windows 8 (além da janelinha de transferência, um gráfico de andamento dessa).
'Mas devemos considerar que o hardware e os processos em execução podem causar ocilação no tempo de transferência.', ou seja, dependendo do hardware usado e dos processo em execução, a transferência fica lenta;
(o contra, do meu ponto de vista)
Menu Iniciar Oculto
'Confesso que ainda não sei se a Microsoft fez bem de tirar o botão do Menu Iniciar. Fico imaginando como orientaremos as pessoas que ainda não tem habilidades em informática a encontrar os aplicativos escondido' (até aqui nada de novo)
Teclado: <Janelinha do Windows> (quem não sabe disso?)
Painel de controle com novidades
- File History: É um novo aplicativo do sistema que promete analisar o versionamentos dos arquivos na pasta do usuário e oferecer suporte à restauração de versões anteriores.
- BitLocker Drive Encryption: Não é exatamente uma novidade, mas muitos não conheciam o sistema extra de encriptação que a Microsoft proporciona desde algumas versões no Windows Vista, mesmo porquê nunca esteve em evidência como nos dias de hoje. Conforme informado no site oficial, é responsável pela encriptação de senhas e documentos automaticamente ao serem salvos no disco. Para isso, é necessário acessar o aplicativo e ativá-lo.
- Storage Spaces: Oferece apoio na configuração e utilização de mais de um disco de dados. O famoso “HD para Dados” adotado por diversos usuários, em caso de falha do Sistema Operacional os arquivos permanecerão intactos por estarem alocados em um disco diferente