Sistema Operacional Linux |
Linux é um termo popularmente empregado para se referir a sistemas operacionais que utilizam o núcleo Linux. O núcleo (ou kernel) foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código-fonte está disponível sob a licença GPL (Licença Pública Geral GNU) (versão 2) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença. A Free Software Foundation e seus colaboradores recomenda o nome GNU/Linux para descrever o sistema operacional GNU, como resultado de uma disputa controversa entre membros da comunidade de software livre e código aberto.
Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, os sistemas operativos ou sistemas operacionais com núcleo Linux passaram a ter a colaboração de grandes empresas como IBM, Sun Microsystems, Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google, Microsoft e Canonical (Membros da Fundação Linux são uma força poderosa para a inovação aberta)
Normalmente, o Linux é encontrado em uma distribuição Linux, seja para um computador ou para um servidor. Algumas distribuições Linux populares incluem:
Arch Linux (Arch Linux com KDE Plasma 6),
CentOS (CentOS Stream 9 com GNOME,
Debian (Debian 12.0 com GNOME 43.4),
Fedora Linux (Fedora 38 com o ambiente de desktop GNOME 44),
Linux Mint (Linux Mint 21.3 ("Virginia") com interface Cinnamon,
openSUSE (openSUSE 15.4 utilizando a interface gráfica GNOME),
Ubuntu (Ubuntu 23.04 "Lunar Lobster" ,
além de distribuições focadas para usuários corporativos, como:
o Red Hat Enterprise Linux (Red Hat Enterprise Linux 9 com GNOME) ou
o SUSE Linux Enterprise Server (SUSE Linux).
Uma distribuição Linux inclui o núcleo Linux, bibliotecas e utilidades, além de aplicações, como a suíte de escritório LibreOffice, um navegador web (normalmente Mozilla Firefox), entre outras aplicações.
Distribuições Linux
Nenhum comentário:
Postar um comentário